O que Goiânia tem de melhor. Completa infraestrutura, belas praças e parques e o maior lançamento imobiliário de todos os tempos.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O que Goiânia tem de melhor. Completa infraestrutura, belas praças e parques e o maior lançamento imobiliário de todos os tempos.
O município está em franco crescimento, é conhecido por sua extensa área .
Goiânia tem uma alta qualidade de vida.
Para além de parques, escolas, hospitais e comércio bem dispostos, os setores mais antigos e centralizados são muito bem conectados, com destaque para os bairros da região Sul da cidade, como o Setor Oeste, Campinas e Leste Vila Nova.
A capital do estado de Goiás é uma das grandes cidades com a maior qualidade de vida do país — seja para trabalhar, estudar ou criar os filhos. Por isso, morar em Goiânia significa também optar por um estilo de vida mais calmo e, ao mesmo tempo, não abrir mão das vantagens de viver em uma capital.
Se você está pensando em fazer suas malas para viver no coração do Brasil, mas ainda não tem certeza se essa é a escolha certa, separamos 10 razões para você comprar a sua passagem rumo ao Cerrado o quanto antes. Confira!
1. Cidade grande com “ares de interior”
Sem dúvidas, uma das primeiras impressões que se tem ao visitar Goiânia é o clima de cidade pequena que a capital transmite. A explicação para isso pode ser o tratamento cordial dos moradores e o trânsito ainda não tão pesado nas avenidas principais, como a Avenida Goiás — em comparação com outras capitais do país.
O sotaque do goianiense é outro fator que contribui com a atmosfera interiorana da cidade. Como são sempre muito solícitos, não será surpresa se algum goiano do “pé rachado” indicar que você “siga reto toda vida” ao ajudá-lo a chegar ao seu destino.
Depois de algum tempo, é provável que você também comece a puxar o “r” sem mesmo perceber. Porém, não se engane. De pequena, a capital goiana não tem nada — seus quase 1,5 milhão de habitantes podem confirmar isso.
2. Arquitetura encantadora
Goiânia conta com um acervo de casarões, edifícios e monumentos históricos construídos com as linhas e formas do movimento arquitetônico art déco. Pontos turísticos como o coreto da Praça Cívica, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia são relíquias que carregam até hoje a influência francesa em suas construções.
Para conferir a arquitetura de perto, experimente andar a pé pelo Centro ou alugue uma bicicleta em um dos pontos espalhados pela cidade — as ruas planas com ciclovias e ciclorrotas deixam essa tarefa ainda mais prazerosa.
3. Capital das feiras de rua
Em qualquer dia da semana você encontrará uma feira de bairro para visitar. Tradição de todo goianiense, cada feirinha tem uma especialidade: roupa boa e barata, pratos goianos, artesanatos ou bijuterias…
São dezenas de feiras espalhadas pela cidade que atraem visitantes de todo o Brasil por oferecer produtos variados, de alta qualidade e com bom custo-benefício. Uma das mais famosas é a Feira Hippie — considerada a maior feira ao ar livre da América Latina com mais de 6 mil expositores.
4. Culinária regional é variada e deliciosa
Morar em Goiânia é sinônimo de comer pamonha no café da manhã e, no almoço, a pedida pode ser arroz branco com frango e pequi. No jantar, muitos goianienses preferem deixar o fogão de lado para comer um sanduíche (ou “x-salada”) em um dos “pit-dogs” (lanchonetes), que podem ser encontrados em qualquer esquina da capital.
Outro prato bastante popular são as chamadas “jantinhas” — pratos com arroz, feijão tropeiro, mandioca, salada e espetinho de carne. Além disso, nenhum morador dispensa o tradicional empadão goiano, as “panelinhas” e o frango com gueroba.
5. Parques por toda parte
Os goianienses adoram estar ao ar livre. Assim, área verde é o que não falta nas dezenas de parques que a capital oferece. É rotina de diversos moradores reservar uma parte do início da manhã ou do final da tarde para cuidar da saúde com uma caminhada ou corrida na orla do parque mais próximo ao local onde moram.
Basta ir até um deles — como o Parque do Cerrado ou Parque Flamboyant — para conferir os grupos de diferentes idades se exercitando em contato com a natureza.
6. Vida noturna agitada
Depois de passar o dia nos parques da cidade, não pense que a diversão acaba por aí. À noite, Goiânia é repleta de eventos culturais, restaurantes badalados, bares para todos os gostos e bolsos, casas de show e baladas que vão até o amanhecer.
Os setores Marista, Bueno e Sul são bastante frequentados por quem busca aproveitar a vida noturna diversificada da capital.
7. A música vai além do sertanejo
Engana-se quem acredita que as duplas sertanejas dominam a trilha sonora de quem mora em Goiânia. Para a surpresa de muitos, a cidade conquistou o apelido de “Goiânia Rock City” por colecionar festivais de música independente com projeção nacional, como o Festival Bananada e o Festival Vaca Amarela.
Goiânia também é o berço de bandas que marcam presença nos grandes eventos da música, no Brasil e no mundo. No entanto, é claro que o sertanejo não fica para trás. O Festival Villa Mix, nascido ali, já é considerado um dos maiores do país. Agora, além de expoentes do sertanejo, o evento leva para a capital goiana artistas internacionais.
8. O interior de Goiás é refúgio certeiro (e surpreendente)
Os moradores de Goiânia que se cansam da vida movimentada na capital têm um leque de opções para explorar no interior do estado que é um verdadeiro paraíso.
A poucos quilômetros estão a Chapada dos Veadeiros, as águas quentes de Caldas Novas, as cachoeiras com quedas d’água surpreendentes, o charme das ruas e das casas coloniais de Pirenópolis e Cidade de Goiás, e muito mais. Esses são os destinos perfeitos para quem dar um “pause” na rotina por alguns dias.
9. As crianças também se divertem
Famílias com filhos pequenos não terão do que reclamar na hora de escolher um lugar para se divertir com as crianças. Além dos parques arborizados, com playgrounds e bem preservados, a cidade tem centros culturais, museus, parque de diversões — como o Mutirama —, planetário e até gibiteca.
10. Uma das capitais mais baratas do Brasil
O sonho de comprar um apartamento pode estar muito mais próximo para aqueles que decidem viver na capital de Goiás. Afinal, o preço dos imóveis por m² é um dos mais baratos do país e, por isso, a cidade é um dos destinos mais cobiçados por investidores e potenciais moradores de outros estados.
Em muitos casos, com o mesmo valor aplicado em um apartamento na cidade de São Paulo, é possível comprar um imóvel com o dobro do tamanho, em uma região nobre de Goiânia, por exemplo. Isso interfere diretamente na qualidade de vida dos habitantes, o que torna Goiânia uma das cidades mais queridas do Brasil.
Como é viver na cidade de Goiânia.
Para quem busca viver perto de uma boa estrutura urbana, mas com a calmaria do interior, a cidade de Goiânia é uma ótima opção. Localizada na região Centro-Oeste do país, capital do estado de Goiás, a cidade está entre as 10 melhores capitais para se viver no país.
Quais são os melhores bairros de Goiânia para morar?
Após muito planejamento, finalmente chega a hora de você se estabelecer e comprar uma casa. Contudo, um investimento desse tamanho não deve ser feito sem pesquisa. Nesse sentido, saber quais são os melhores bairros de Goiânia para se morar é um bom ponto de partida! Felizmente, a região metropolitana de Goiânia tem muitas vantagens, com sua abundante cobertura verde, além do fato de a capital estar entre as primeiras cidades brasileiras no ranking de bem-estar humano.
Para ajudar você com essa decisão, fizemos este artigo com alguns dos melhores bairros da capital goiana, mostrando também outros municípios próximos da região, que podem ser uma excelente opção para a sua família. Boa leitura!
Setor Bueno
Um dos bairros mais antigos da capital e considerado por muitos moradores um dos melhores para se morar, o Setor Bueno também está entre os mais seguros. A região é repleta de prédios imponentes e praças bem cuidadas, excelentes para quem gosta de fazer atividades ao ar livre, como caminhadas ou passeios de bicicleta.
Por lá, também é possível encontrar uma grande quantidade de instituições de ensino — da pré-escola até universidades. No entanto, por conta da grande quantidade de facilidades, o trânsito no bairro pode ser um pouco intenso, principalmente em horários de pico.
Jardim Goiás
Inicialmente parte da fazenda de Lourival Louza, hoje lar do Estádio do Governo do Estado de Goiás, do Serra Dourada e do Parque Flamboyant, o Jardim Goiás é o bairro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da cidade.
Por conta desse importante índice, o local se tornou uma das áreas mais nobres, atraindo grandes empreendimentos, como o Shopping Flamboyant e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC-Goiás).
Apesar de não contar com um grande número de escolas e academias, o bairro está em pleno desenvolvimento e densidade comercial.
Setor Marista
O Setor Marista se desenvolveu a partir da construção do colégio com o mesmo nome, em 1962, o que atraiu moradores para a região com maior poder aquisitivo. Hoje, vários estabelecimentos de alta qualidade, comerciais e de entretenimento, fixaram-se no bairro.
Além disso, o local conta com uma ótima infraestrutura e opções de colégios de qualidade, como o próprio Marista. A desvantagem é que também sofre com o intenso tráfego, principalmente por dar acesso a outros bairros nobres, como o Bueno, Jardim Goiás e o Nova Suíça.
Nova Suíça
O Nova Suíça é um bairro planejado, inaugurado durante a década de 1970. Tem exatamente 55 quadras e é predominantemente residencial, tendo poucas opções de estabelecimentos comerciais. Apesar disso, redime-se por estar perto dos bairros de Goiânia mais completos nesse quesito, como o Setor Bueno.
Setor Oeste
Também considerado um dos bairros mais seguros da Capital, é no Setor Oeste que se localizam tanto a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás quanto o Zoológico de Goiânia.
A região fica entre os Parques dos Buritis e Lago das Rosas, um dos motivos pelos quais tem o ar mais puro da capital. Assim, para quem está à procura de um bairro verde, é uma das melhores opções.
Além disso, ele é considerado o centro urbano de Goiânia, com a maior concentração de bancos, hotéis, clínicas, escolas e academias. Entretanto, por ser uma região muito tradicional, seus prédios costumam ter um condomínio um pouco elevado, mas que compensa pelas vantagens oferecidas aos moradores.
Setor Sul
Parte da história da construção de Goiânia, o Setor Sul foi projetado por Armando de Godoy, na década de 1930, com inspiração nas tendências das cidades-jardim. Isso resultou em uma área predominantemente residencial, com grande número de praças arborizadas e centros comerciais.
Assim como o Setor Oeste, sofreu com a passagem do tempo, mas suas praças ainda guardam o charme do projeto de Godoy.
Setor Universitário
O bairro com a maior concentração de instituições de ensino superior — o que lhe rendeu o nome —, o Setor Universitário é uma das regiões de Goiânia que mais atrai jovens, devido à proximidade com as faculdades.
Com isso, há uma grande quantidade de atrações e atividades culturais para todas as idades. O maior exemplo disso é a Praça Universitária, que recebe eventos musicais, colocando em evidência artistas locais e de todo o Brasil.
No entanto, vale ressaltar que, apesar da excelente localização, o bairro ainda sofre com alguns problemas de infraestrutura, se comparado com outros desta lista.
Jardim América
Um dos maiores bairros da cidade, o Jardim América faz divisa com outras áreas nobres, como Nova Suíça, Jardim Atlântico, Parque Amazônia e Setor Bueno. Devido à facilidade de acesso, várias empresas e famílias se estabeleceram aqui, o que resultou em uma excelente variedade de serviços e infraestrutura.
Lá estão supermercados, comércios variados e a feira do CEPAL — uma ótima opção para as compras. O bairro também conta com ótimos locais para o lazer, como a Praça Santos e a Praça dos Esportes, que dispõem de áreas próprias para a prática de esportes ao ar livre.
Parque Amazônia
Essa localidade é destaque entre os melhores bairros de Goiânia, por ser uma região praticamente livre de trânsito pesado e engarrafamentos. Outro dos seus atributos é promover agilidade de acesso a muitas das atrações da cidade, como centros culturais e áreas de farto comércio.
O perfil do bairro contempla quem busca morar perto de grandes centros comerciais, pois nele está um dos principais shopping centers da capital. Diversos bares e restaurantes complementam as alternativas desse entorno, que conta ainda com todo o verde do Parque Cascavel.
Leste Vila Nova
Trata-se, aqui, de um dos bairros mais tradicionais de Goiânia, onde podem ser vistos amplos casarões compondo o cenário de ruas e avenidas. Na localidade estão diversificados restaurantes e comércios, muitos deles com fama que vai bem além dos limites da região.
Para os momentos de contemplação e relaxamento, moradores e visitantes do Vila Nova têm a Praça Boaventura, com sua calmaria e a sombra das muitas árvores. O Mercado Da Vila Nova, um dos mais movimentados da cidade, é mais um atrativo do bairro.
Situado no entorno da Praça, tem pastelarias, comércios e restaurantes, sendo um verdadeiro ponto de encontro local.
Outros municípios
A Região Metropolitana de Goiânia tem 20 municípios e dois milhões e meio de habitantes. Aparecida de Goiânia é um de seus destaques! Isso porque a região está em uma fase de expansão, tanto econômica quanto populacional, que pode ser sentida no fato de o município ser atualmente o líder em empregos do estado.
Para se ter uma ideia, a cidade está em 3º lugar no PIB do estado, atrás apenas da capital e de Anápolis. Além disso, a região ainda está em pleno desenvolvimento com grandes condomínios e uma mentalidade de urbanismo com foco nas pessoas.
Como escolher um bairro de Goiânia para morar
Quando se está procurando o lugar ideal para se morar com a família, uma das maiores preocupações que se tem é com a qualidade de vida que todos terão no novo lar, não é mesmo?
Por isso, é importante analisar certos aspectos das localidades, para encontrar o bairro de Goiânia ideal para o seu perfil. Confira, a seguir, alguns dos pontos a verificar!
Infraestrutura do bairro
Os principais bairros de Goiânia se destacam pela completa infraestrutura que apresentam, porém, eles têm características distintas entre si. O que é ótimo, pois atendem a diferentes perfis de moradores.
Para saber qual bairro é o mais indicado para você e sua família, pense no que vocês mais valorizam ter por perto. Aí é só perceber qual das regiões atende a essa expectativa, se uma área com muitos comércios e serviços, ou um lugar mais sossegado, com fácil acesso aos centros de consumo.
Tempo de deslocamento para lugares do dia a dia
Morar bem está ligado a ter facilidade para chegar aos lugares cotidianos, já que isso é indispensável para cumprir a agenda de compromissos. Portanto, ao pensar em morar em determinada localidade, analise como é o deslocamento a partir dela até seu trabalho e a escola dos filhos, por exemplo.
Busque saber se o bairro tem bons acessos, que possibilitem agilidade aos seus trajetos diários. Veja, também, como o trânsito flui nessas vias nos horários em que você costuma sair de casa.
Lazer oferecido
A experiência em moradia se torna mais completa quando se pode contar com lazer na localidade. Afinal, não ter de percorrer longas distâncias para aproveitar os momentos de descontração deixa a diversão ainda melhor.
Desse modo, dê preferência a bairros com estruturas de lazer, esportes e convivência, em sua busca pelo lugar ideal. Foque a sua procura nos locais que proporcionem também contato com a natureza, pois ter áreas verdes por perto faz toda a diferença para o bem-estar.
Segurança
Bairro bom é bairro seguro, porque não há qualidade de vida sem a sensação de ter a família e o patrimônio protegidos. Então, privilegie os lugares planejados para proporcionar tranquilidade aos moradores, ao avaliar os bairros de Goiânia.
Condomínios com acesso controlado por portaria, que tenham sistemas de vigilância, como monitoramento por câmeras e rondas, são pensados para manter bem longe as ameaças. Coloque, então, essa modalidade de empreendimento no topo da sua lista de opções.
Os melhores bairros de Goiânia são ricos em áreas verdes e oferecem todas as comodidades e facilidades para os moradores. Outras boas opções são os municípios do entorno, que estão florescendo com o desenvolvimento. Neles, os residenciais completos, concebidos dentro dos mais inovadores conceitos de urbanismo, despertam as atenções. Com infraestruturas pensadas para proporcionar a melhor experiência em moradia, atendem a quem faz questão de muita qualidade de vida.
E aí, entendeu algumas das razões que fazem as pessoas escolherem morar em Goiânia? Se você gostou e quer saber ainda mais sobre o assunto, não feche a janela antes de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá outros conteúdos exclusivos como este direto na sua caixa de entrada!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!
Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
https://inspireimoveis.arboimoveis.com.br/
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário