Qual o apartamento ideal para o seu estilo de vida? Saiba como escolher o apartamento ideal! Para quem vai morar sozinho pela primeira vez

Qual o apartamento ideal para o seu estilo de vida?  

Comprar um apartamento é um passo importante na vida de qualquer pessoa, por isso, durante o processo de escolha é preciso avaliar inúmeros fatores, como localização, tamanho, segurança, e estrutura do prédio e/ou do condomínio. Tudo isso deve refletir seu estilo de vida e de sua família. Ele deve ser confortável, prático e funcional, a ponto de passar por transformações sempre que você achar necessário. No entanto, alguns elementos, como número e tamanho dos cômodos e infraestrutura do condomínio, não podem ser mudados e, desse modo, devem ser levados em consideração antes de fechar negócio. O primeiro passo é definir quem vai morar no apartamento. 

Se você vai morar sozinho, o ideal é que seja bem localizado, próximo a restaurantes, lavanderias, lojas de conveniências e pequenos mercados, pois, quem vive sozinho preza pela praticidade e, no dia a dia, prefere ganhar tempo. 

Se você é adepto de um estilo de vida mais saudável ou se pretende contribuir com o meio ambiente utilizando menos o automóvel e se locomover a pé ou de bicicleta, opte por apartamentos que sejam próximos do seu trabalho. 

O apartamento pode ser pequeno, mas deve ter espaço para home office, que pode ser um quarto ou um canto separado da sala, já que, cada vez mais pessoas estão trabalhando em casa pelo menos durante um período do dia.

Apartamentos com churrasqueira na sacada em condomínios com salão de festa ou espaço gourmet são perfeitos para quem mora só e gosta de receber os amigos. 

Essa dica vale também para quem vai morar com o(a) cônjuge e não pretende ter filhos.

Se você vai morar com a família, é preciso considerar o número de dormitórios e banheiros para que o dia a dia seja confortável. O imóvel deve ser perto de escolas, hospitais e supermercados, o que evita transtornos no trânsito no cotidiano e em caso de emergências. O número de vagas de garagem deve ser considerado, principalmente quando houver filhos jovens, que também tenham carro.

Famílias que têm crianças e/ou idosos devem buscar apartamentos em prédio com elevador e em ruas planas, que permitam a locomoção segura, dando mais autonomia para todos.

Tanto para quem tem crianças quanto para quem vive com pessoas idosas, a infraestrutura do condomínio faz toda a diferença, pois espaços comuns, como piscina, brinquedoteca, playgrounds, churrasqueira e jardins, permitem momentos de convívio com a família e com vizinhos, permitindo que se criem laços de afeto e amizade. 

Quer adquirir um imóvel? Saiba como escolher o apartamento ideal!


Comprar um imóvel para morar é um passo muito importante na vida dos brasileiros, pois ele deve suprir necessidades e vontades de todos os membros da família durante muitos anos. Além disso, a aquisição de um imóvel é, para a maioria das pessoas, a realização de um sonho, por isso, deve ser feita com cuidado, considerando diversos aspectos.

Essa atenção e cuidado necessários antes da compra de um terreno, casa ou apartamento podem fazer desse processo longo e – para alguns – bastante trabalhoso (há até quem considere enfadonho). Para transformar essa escolha em algo mais agradável, o ideal é visitar os imóveis já sabendo o que deseja, assim, você vai direto ao ponto e consegue colocar tempo e atenção com o que realmente importa.

Famílias com rotina mais dinâmica, que prezam pela comodidade e pela segurança tendem a preferir morar em apartamentos, já que esse tipo de imóvel demanda menor tempo e gastos com limpeza e manutenção; possuem melhor localização; e tem funcionários e sistemas de videomonitoramento – além de outros equipamentos – que oferecem maior segurança.

Para quem acredita que um apartamento é o melhor investimento e o lugar perfeito para sua família viver, preparamos algumas dicas que vão ajudar na hora de escolher o imóvel. Confira!

 

DICAS PARA ESCOLHER O APARTAMENTO IDEAL

Tamanho do apartamento

O primeiro passo é definir o tamanho do imóvel, que deve comportar confortavelmente toda a família. Além disso, é importante prever mudanças na estrutura familiar, por exemplo: casais sem filhos que pretendem ter filhos, devem contar com o quarto da criança; casais com filhos pequenos devem pensar em como será a dinâmica do lar quando forem adolescentes.

Outra questão importante é a profissão das pessoas que viverão no apartamento, já que, atualmente, inúmeros profissionais trabalham em regime de “home office” diariamente ou em alguns dias da semana. Para evitar desgaste, discussões e perda de rendimento – e, claro, para resguardar o espaço da casa sem deixar que o trabalho tome conta dos momentos de lazer – deve-se considerar um quarto ou outro cômodo que sirva como escritório.

Cozinha, banheiro(s) e área de serviço também devem atender de maneira confortável às demandas dos moradores, assim como as vagas de garagem.

 

Localização

Para encurtar o tempo perdido no trânsito a cada dia e ganhar qualidade de vida, o imóvel deve estar localizado em bairros com diversas vias de acesso e próximo às vias de saída/entrada da cidade.

Um imóvel, para ser considerado “bem localizado”, deve estar em uma região com comércio variado, opções de serviços e de lazer, por exemplo, escolas, mercados, farmácias, postos de gasolina, restaurantes, clínicas etc., que facilitam muito as atividades cotidianas.

Considere, ainda, qual a distância média entre o apartamento e os compromissos diários da família, como colégio dos filhos, trabalho, academia e casa de amigos e familiares.

 

Infraestrutura do edifício e/ou condomínio

Como já falamos, segurança é um fator determinante na hora de escolher um imóvel, mas além desse ponto, é preciso observar a estrutura do prédio, o modo como foi construído e o que ele oferece.

É cada vez maior a procura por apartamentos em prédios ou condomínios com área de lazer com opções para todas as idades, de piscina, brinquedoteca e playground a espaço gourmet ou salão de festas com churrasqueira.

Se você valoriza o convívio familiar e preza pela qualidade de vida e deseja adquirir um apartamento com espaços amplos e bem distribuídos e acabamento de qualidade em condomínio bem localizado e com completa infraestrutura de lazer e segurança.

Para quem vai morar sozinho pela primeira vez


Ser dono do próprio cantinho e poder reformar, construir, decorar e cuidar dele à sua maneira é o maior desejo dos millennials – os nascidos entre os anos 1985 e 2000 – por isso, muitos preferiram estender o tempo vivendo na casa dos pais para poderem, então, adquirir um imóvel e ter a tão sonhada independência.

Se você pretende comprar seu primeiro imóvel para morar sozinho, o primeiro passo é ter organização e planejar com calma todas as etapas da mudança, tanto as práticas quando as emocionais, afinal, sair do “ninho” não é uma tarefa simples. Para dar uma mãozinha neste momento, preparamos algumas dicas.

 

#Planeje todos os gastos

Faça um levantamento de todas as responsabilidades / contas (água, luz, condomínio, gás, IPTU, internet e outras taxas, além da alimentação) que você terá que arcar sozinho e faça um planejamento financeiro detalhado. Não se esqueça de deixar uma sobra para imprevistos. O ideal é ter uma poupança de cerca de cinco salários mínimos para as primeiras despesas antes de se mudar.

Outros gastos que devem ser levados em consideração são os móveis, os utensílios e a decoração. Mas você pode economizar com alguns itens fazendo um “chá de casa nova”, que é ótimo para ganhar presentes e se divertir com amigos e familiares mais próximos.

 

#Escolha o lugar

Você deve considerar fatores como preço, localização e segurança, para, então, escolher o apartamento perfeito. É importante que o apartamento escolhido seja próximo do trabalho, da faculdade e dos compromissos diários, para que você não perca tempo com deslocamentos pela cidade.

O ideal é que o apartamento seja confortável e acolhedor. Se você vai morar sozinho, não precisa de um apartamento muito grande, que acabará dando mais trabalho e despesas do que pretende ou pode gastar. Ao mesmo tempo, é importante considerar seus planos para o futuro, se pretende construir uma família, ter pets, filhos etc., pois nesse caso, não vale a pena investir em um loft, por exemplo.

 

#Marque uma data para sair da casa dos pais

Esse é um marco importante na vida de qualquer pessoa, tanto para quem sai quanto para quem fica na casa. Marque uma data para que a mudança aconteça. Combine com seus pais um rito de passagem, que pode ser uma festa, um almoço, uma viagem. Faça com que esse momento seja leve e alegre. Demonstre todo seu amor e sua gratidão à sua família e, claro, já deixe combinada a data da primeira visita!

 

#Tenha um plano de mudança

A mudança em si pode ser muito desgastante. Se for possível, contrate uma empresa especializada. Caso não seja, organize-se com antecedência.

Tenha cuidado ao encaixotar seus pertences e anote nas caixas o que tem dentro de cada uma, isso pode tomar algum tempo, mas vai fazer a diferença na hora de arrumar as coisas na casa nova. E antes de levar seus pertences, faça um esboço dos cômodos marcando os locais em que você pretende colocar cada móvel, meça as peças para evitar surpresas.

 
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!

O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!







Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
https://inspireimoveis.arboimoveis.com.br/
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea

 


Comentários