O que é o crowdfunding no setor imobiliário?
O segredo do crowdfunding imobiliário é que os investidores levantam dinheiro para apoiar um projeto, produto ou empresa na esperança de obter lucros no futuro, como muitas outras iniciativas de crowdfunding. Com um adiantamento economizado, muitas pessoas encontram dificuldades para investir em imóveis. Em vez disso, várias empresas de financiamento imobiliário se esforçam para diminuir esta exigência, de modo que apenas R$250 por exemplo possam ser contribuídos.
O dinheiro dos investidores é frequentemente investido em fundos de investimento imobiliário ou outros ativos comparáveis através de plataformas de crowdfunding imobiliário. Uma REIT, por exemplo, é uma empresa que possui e/ou opera imóveis, tais como apartamentos, armazéns e centros comerciais. No mercado de ações, alguns REITs são negociados publicamente, enquanto outros REITs são geralmente de propriedade privada.
Os benefícios de investir em imóveis através do crowdfunding imobiliário.
O conceito é simples: oferecer aos investidores regulares a oportunidade de capturar os retornos acima da média que os imóveis podem gerar.
Altos dividendos
Uma vez que a maioria dos locais de financiamento de imóveis operam através de REITs, os investidores podem usufruir dos benefícios dessas organizações. Os REIT, independentemente de serem ou não negociados publicamente, são obrigados por lei a distribuir noventa por cento da renda tributável a seus investidores. Como resultado, a maioria dos REITs tem um forte histórico de pagamento de dividendos.
Diversificação
Sua carteira de investimentos pode se beneficiar de ser fortalecida e diversificada ao incluir ativos imobiliários. Você ainda pode ter que pagar imposto sobre os dividendos que recebe.
Baixos montantes de investimento inicial necessários
Há várias dessas plataformas que têm requisitos de investimento inicial relativamente mínimos. As plataformas permitem que os usuários comecem a investir com apenas R$ 250 em sua carteira inicial.
Este é um valor mínimo de investimento. Embora esta barreira possa parecer alta, ela é muito inferior aos mínimos normalmente exigidos para participar de REITs privados (que às vezes são centenas ou milhares de reais), ao mesmo tempo em que proporciona aos investidores acesso a ativos privados.
Sem problemas com locadores
Um dos benefícios mais significativos de investir em imóveis através do crowdfunding é que os investidores não precisam lidar com os aborrecimentos que vêm junto com a propriedade, como acontece com as imobiliárias regulares. É incrível poder investir em moradias maciças sem ter que se preocupar em lidar com inquilinos.
Uma abordagem simples para investir
Não é uma notícia que estas empresas sejam novas; isso apenas significa que elas enfatizaram a conveniência. Algumas plataformas de investimentos imobiliários que financiam multidões fornecem a seus membros aplicações móveis que tornam simples e rápido começar a investir, não importa onde estejam.
Se você quiser começar a investir em imóveis através do crowdfunding, o primeiro passo a ser dado é escolher um local de crowdfunding para participar. Há muitas plataformas de financiamento de multidões disponíveis.
Em conclusão
O Crowdfunding é a melhor opção, pois é um sistema de micro investimentos no setor imobiliário através do qual os investimentos são selecionados e executados, normalmente, comprando propriedades para reformá-las e vendê-las posteriormente. E sempre gerando que os primeiros investidores tenham uma rentabilidade maior.
Como funciona o crowdfunding imobiliário.
O que é crowdfunding imobiliário?
O crowdfunding imobiliário é onde um grupo de indivíduos reúne seus recursos financeiros para investir em imóveis. Esses recursos são usados para a compra definitiva de um imóvel ou para auxiliar os promotores imobiliários na forma de um empréstimo.
O crowdfunding visa angariar um determinado montante de capital. Esse valor pode ser levantado a partir de um pequeno número de indivíduos que investem grandes quantias de dinheiro ou de um número maior de indivíduos que contribuem com uma pequena porcentagem do aumento total.
Quando um investidor contribui com fundos para uma oportunidade, ele efetivamente possui uma participação no capital da propriedade. Esta é uma diferença fundamental entre crowdfunding e empréstimos peer-to-peer.
Quando o imóvel é adquirido, todos os retornos são divididos entre os investidores individuais de acordo com sua porcentagem do valor total investido. Os retornos gerados serão na forma de rendimentos de aluguel e valorização do capital, ou juros puros se o investimento for na forma de empréstimo.
Os menores valores de investimento significam que os benefícios do crowdfunding imobiliário podem ser sentidos tanto pelo investidor como pelo destinatário dos fundos. É uma maneira rápida de levantar grandes quantias de dinheiro e permite que os indivíduos comprometam quantias menores em investimentos dos quais não poderiam participar de outra forma.
Como funciona o crowdfunding imobiliário?
Cada plataforma de crowdfunding imobiliário tem suas próprias características e estrutura, mas o processo por trás de cada modelo geralmente é o mesmo.
1 – Devida diligência
A plataforma identifica potenciais propriedades de investimento e conduz a devida diligência para avaliar as credenciais e os riscos potenciais de cada propriedade individual. A devida diligência incluirá:
* análise do mercado imobiliário nacional e local
* estudo de tendências sociodemográficas para garantir que o imóvel seja adequado para a demanda local
* potencial de rendimento da propriedade
* análise de desempenho de aluguel e vendas, incluindo propriedades locais comparáveis
* visita ao local para avaliar o estado do imóvel e requisitos de renovação
* verificação da situação jurídica do imóvel
A decisão de investir em um imóvel será tomada pelo Comitê de Investimentos da plataforma. A propriedade pode ser comprada a prazo usando os próprios fundos da plataforma (recuperados de crowdfunding subsequente) ou lançada na plataforma para arrecadar fundos de compra.
2 – Captação de recursos
Quando um imóvel é lançado na plataforma de crowdfunding ainda não é "propriedade" dos investidores. Em vez disso, os investidores individuais comprometem fundos até que a soma alvo seja atingida. Nesse ponto, a propriedade é comprada diretamente ou na plataforma, se a propriedade tiver sido comprada a prazo.
A propriedade é comprada ou (transferida para) um Special Purpose Vehicle (SPV) – uma empresa subsidiária criada especificamente para essa propriedade individual. A SPV tem um status legal como uma empresa separada, o que reduz o risco para o investidor, pois separa seus fundos dos da empresa-mãe. Caso algo aconteça com a plataforma de crowdfunding imobiliário, o SPV e seus fundos investidos permanecem inalterados. Ao contribuir com dinheiro, cada investidor está basicamente comprando a quantidade proporcional de ações da SPV que compra a propriedade.
No caso de fundos insuficientes serem levantados da rodada de crowdfunding no tempo necessário, cada investidor individual recebe de volta o dinheiro que alocou para a oportunidade.
3 – Gestão
Concluído o financiamento, o imóvel é adquirido, preparado para o mercado e locado. Uma plataforma de crowdfunding experiente trabalhará em conjunto com agentes locais que tenham uma lista de possíveis inquilinos, o que significa que a propriedade geralmente é alugada dentro de um mês após a compra.
No final do primeiro mês de locação, os pagamentos dos aluguéis são recebidos pelos agentes gestores e remetidos para a plataforma de crowdfunding, que os distribui em conformidade entre todos os investidores participantes.
As plataformas de crowdfunding imobiliário oferecem um investimento prático. Todo o processo de gestão da propriedade do início ao fim é tratado por agentes designados – sourcing e gestão de inquilinos, requisitos legais e regulamentares, negociação de vendas e taxas de aluguel, renovações e vendas.
4 – Venda
Se houver um mercado secundário disponível, os investidores podem oferecer suas ações no SPV para venda a qualquer momento a outros membros da plataforma de crowdfunding. Os preços podem ser acordados entre comprador e vendedor, ou definidos conforme o valor de mercado atual do imóvel. Finalizar um investimento dessa maneira depende completamente da existência de um mercado secundário ativo – embora muitas plataformas ofereçam o serviço, não é incomum que os investidores não consigam encontrar compradores, deixando-os bloqueados até que a propriedade seja vendida.
Mais comumente, o imóvel é colocado à venda após um determinado período de tempo. Quando a propriedade é vendida, cada investidor recebe de volta o valor investido original mais a parte correspondente de quaisquer ganhos de capital que a propriedade possa ter gerado. Os investidores podem retirar seus fundos da plataforma de crowdfunding ou realocá-los para oportunidades.
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!
Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
https://inspireimoveis.arboimoveis.com.br/
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário