Imóvel na planta pode sair até 40% mais barato. Personalizar o apartamento na planta pode torná-lo mais barato em até 30%.
Confira 5 vantagens de investir em imóveis na planta
O imóvel na planta é uma opção para quem tem mais tempo para planejar o pagamento das prestações ou deseja negociar a entrada, as parcelas e as condições do financiamento. Um dos receios da aquisição na planta é o atraso na entrega das chaves, mas a legislação brasileira passou a atuar para proteger as partes envolvidas.
Planejamento
Descontos na compra
Valorização
Menos burocracias
Personalização do imóvel
Muita gente ainda tem suas dúvidas sobre a segurança de comprar um imóvel na planta, afinal, existem mesmo alguns riscos, como atrasos na obra ou outros impedimentos.
No entanto, é importante lembrar que esses riscos são quase nulos quando você opta por uma construtora séria, com experiência no mercado e que já ganhou a confiança dos consumidores.
Superada essa desconfiança inicial, saiba que essa decisão carrega muitas vantagens, desde poder escolher qual apartamento melhor atende a suas necessidades até a melhor de todas elas: o preço. Economizar comprando um imóvel na planta é uma realidade! Veja só:
Preço e valorização do imóvel
O principal ponto positivo de se comprar um imóvel na planta não poderia ser outro. Levando em consideração as correções financeiras, depois de pronto, um imóvel comprado na planta costuma atingir uma valorização total de 30% de seu valor inicial (em média). Ou seja, se o valor que você assinou em contrato foi de R$ 300 mil, por exemplo, no momento em que você recebe as chaves do seu imóvel ele já está avaliado em cerca de R$ 390 mil — você pode enxergar isso como 30% de valorização do seu bem ou como 30% de desconto no valor de compra do seu imóvel, os dois pontos de vista são verdadeiros.
Pré-lançamento
O lançamento de um empreendimento imobiliário costuma ser muito mais uma ação de marketing do que um marco inicial das vendas propriamente dito.
Na realidade, é bem possível que esses imóveis já estivessem disponíveis cerca de 1 ou 2 meses antes dessa data.
Verifique se o estande de vendas já foi montado ou se já há uma parceria com alguma corretora, pois comprar no pré-lançamento pode representar uma economia real de cerca de 5% do valor total do apê!
Entrada
Financiamentos de imóveis prontos costumam ser feitos apenas mediante o pagamento de entradas de cerca de 10% a 20% do valor do imóvel, já para imóveis na planta, essa taxa sobe para 30%.
Ainda assim, o valor real desembolsado no pagamento da entrada de um apartamento na planta é menor por dois motivos: o primeiro é porque, como dissemos no primeiro tópico, o valor do imóvel é menor; já o segundo motivo trata-se da opção que você tem de diluir parte do valor da entrada nas parcelas do financiamento, que serão pagas antes do imóvel ser entregue.
Antecipação de parcelas
Durante o período de construção do imóvel, o cliente costuma pagar, em média, cerca de 30% do valor total, sendo necessário financiar os outros 70%.
Quanto maior for o caixa inicial da construtora, menor será a quantia que ela também precisará pegar emprestado para construir e menores serão os juros que ela terá de pagar por isso.
Sendo assim, quanto mais parcelas você puder antecipar, maior será seu poder de barganha para obter mais descontos que, em média, podem chegar a 20% do valor do imóvel. Além disso, como o percentual a ser financiado será reduzido por causa da antecipação das parcelas, você economiza também nos juros.
Manutenções e acabamentos
Como o apartamento será novinho em folha, os riscos de ter algum tipo de problema com encanamentos ou sistemas elétricos, por exemplo, é muito pequeno — o que significa uma economia boa em manutenção.
Além disso, você pode escolher opções de acabamentos específicas sem precisar pagar a mais por isso, o que já dispensa os custos de uma redecoração futura!
Investir em um empreendimento que será lançado coleciona benefícios.
A começar pelo preço. Um imóvel na planta pode sair, em média, até 40% mais barato do que um igual e pronto.
A personalização do próprio lar ou investimento também chega para somar na lista de pontos positivos.
É possível escolher revestimentos e acabamentos, mudar a planta do ambiente ou até mesmo optar pelo andar desejado, quando se trata de habitações verticais – você quer sol da manhã ou tarde?
Quem explica isso, e muito mais, é o corretor de imóveis Leandro T Zortéa, especializado em lançamentos imobiliários.
Todo imóvel que você compra, ele tende a valorizar com o tempo. No caso dos pré-lançamentos, mais ainda. Nós divulgamos os pré-lançamentos, fazemos o cadastro dos interessados e, assim, eles têm direito à primeira tabela, que é um preço menor, além de escolher um andar melhor.
Os lançamentos sobem uma vez por mês, em média, de dez a vinte mil. Se você comprar este mês, no dia primeiro você volta e já valorizou.
Desde 2017, quando entrei na corretagem sempre trabalhei em equipe, que é especializada em lançamentos e pré-lançamentos. Ao todo, trabalho com lotes, casas em condomínios e apartamentos novos. Dentro deste escopo, são mais de 50 empreendimentos atendidos pela equipe, dentre empresas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, sempre com foco no médio e alto padrão.
Imóvel sempre é investimento
Como exemplo da economia, ou melhor, da valorização que um novo investimento pode alcançar, Exemplo é o Opus Acqua um residencial da alto padrão no Setor Bueno que começou com unidades a partir de 1.500 mil reais. Hoje, após a finalização, é possível encontrar o mesmo apartamento por, no mínimo, 2.700 mil.
Um dos motivos da valorização está nos índices que regem o mercado. No caso dos empreendimentos em construção, destaca-se o Índice Nacional de Construção Civil (INCC), que é o primeiro desenvolvido para monitorar a evolução dos preços de materiais, serviços e mão-de-obra destinados à construção de residências no Brasil.
Além disso, há a relação entre oferta e procura, que pode deixar o mercado acirrado quando há aumento da demanda de um produto limitado. Normalmente, isso decorre após a finalização do empreendimento.
A localização também entra para essa lista. Se há algumas décadas “a menina dos olhos” dos investidores era uma grande residência no Setor Marista, Bueno, Jardim Goiás e Oeste, além dos condomínios fechados, hoje o cenário mudou e o destaque fica para o Setor Sul, região que está crescendo a quantidade de condomínios horizontais de alto padrão. Isso ocorre devido à expansão do município, que, nessa área, conta cada vez mais com infraestrutura urbana, segurança, tranquilidade, áreas de lazer e acesso facilitado a serviços essenciais.
Costumo dizer que o lançamento é igual carro. Os carros sempre vão atualizando com funções novas. Os imóveis também. O investidor tem que perceber a migração, porque senão ele fica com um apartamento muito antigo, que tem um condomínio muito alto. Com essas condições, ele não consegue vender, nem alugar.
Por onde estão os lançamentos imobiliários?
Não é difícil que você, leitor, já tenha caminhado pelas ruas que esbanjam esses empreendimentos, alguns em construção, outros esperando pela inauguração. Setor Marista, Bueno, Jardim Goiás, Setor Oeste, Parque Amazônia ou Jardim América são algumas deles. Por lá, os imóveis de médio e alto padrão tomam forma.
Esse nicho é caracterizado por localização privilegiada, segurança, imóveis com acabamento de primeira linha, automação e recursos tecnológicos, além da área de lazer.
Para comprar um novo lugar para morar ou investir, a corretora passa algumas dicas, como venda de imóveis antigos para compra de outros mais atualizados ou financiamento coletivo de projetos na planta, sendo dividido entre casal, família ou até mesmo amigos.
Dá para juntar duas pessoas amigas, comprar um lote ou apartamento e ir pagando. Depois da valorização, é possível vender em conjunto ou até mesmo alugar e dividir o valor.
Apartamentos compactados em São Paulo é uma opção de investimento
Todavia, nem só de Goiânia vive Leandro T Zortea. A equipe também trabalha com apartamento compactos, modalidade de imóvel que possui até 50m², podendo ter ambientes integrados e sem paredes.
O mercado para esse tipo de imóvel vem crescendo em grandes centros urbanos, já que estão inseridos em locais com acesso a pontos turísticos, universidades e mercado de trabalho.
Além disso, normalmente, o apartamento studio possui fácil manutenção e alta rentabilidade para o investidor, que o aluga para turistas de Airbnb, idosos que precisam de segurança e pouco espaço ou até mesmo estudantes e adultos solteiros.
Customização é estratégia para o setor imobiliário
A possibilidade de personalização é uma das características que tende a ser cada vez mais valorizada no processo de compra e venda de imóveis. Realizado pela consultoria Deloitte, o estudo “O Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040” apontou que, além de tecnologia e sustentabilidade, esse é um dos aspectos nos quais as construtoras devem investir.
A personalização nada mais é do que a chance de modificar o imóvel de acordo com as preferências e demandas do morador. Parece algo simples, mas, na prática, depende do tipo de empreendimento. Há estruturas que não permitem inclusão ou retirada de paredes e o uso de determinados materiais para piso, revestimento ou acabamento.
Nesse sentido, imóveis na planta oferecem vantagens, uma vez que os proprietários podem fazer as mudanças ainda durante a fase de construção. Essa alternativa também torna o processo mais econômico. Segundo informações de construtoras, a personalização de um apartamento em fase de lançamento pode ser até 30% mais barata do que um trabalho de reforma realizado após a sua conclusão.
kit personalização – Na tentativa de agradar o público consumidor, o mercado imobiliário tem investido em diferentes estratégias para promover a personalização de imóveis na planta.
Há construtoras que oferecem o chamado “kit personalização” para o cliente. Por meio dele, é possível escolher tipo de piso, revestimento e louças. As definições devem ser comunicadas dentro de um prazo predeterminado para que a empresa tenha tempo hábil de realizá-las.
Plantas inteligentes são outra alternativa oferecida pelo mercado. Nesse caso, o proprietário tem a oportunidade de optar sobre a personalização dos ambientes, podendo escolher, por exemplo, a integração de cômodos, como sala e varanda ou sala e cozinha.
Construtoras que oferecem esse serviço têm mais de um tipo de planta que pode ser adequada ao projeto do ambiente. Os layouts são apresentados ao consumidor, que escolhe qual atende melhor ao seu dia a dia.
Vantagens – Para os moradores, a personalização é sinônimo de exclusividade e garantia de que tudo corresponderá às necessidades da sua rotina. No estudo, a Deloitte destaca que as pessoas são plurais e, por isso, o mercado imobiliário deve estar preparado para responder a essa pluralidade.
A personalização do imóvel na planta garante economia de custos, tempo e comodidade, uma vez que o trabalho é concluído pela construtora antes do proprietário se mudar, ainda na fase de construção da unidade.
Para as empresas, também há vantagens em oferecer o serviço. Além de um diferencial competitivo para a atração de clientes, é uma forma de estar à frente no processo de adaptação às tendências do mercado.
Segundo a Deloitte, o setor precisará cada vez mais oferecer soluções que se adaptem a vários perfis consumidores. O estudo aponta que os espaços integrados e personalizados são uma forma de atender a essa demanda e otimizar custos tanto para construtores quanto para moradores.
Fonte: https://maranhaohoje.com/variedades/personalizar-apartamento-na-planta-pode-torna-lo-ate-30-mais-barato/
4 coisas que você precisa saber sobre a compra de um apartamento em construção
Antes de te explicarmos o passo a passo da compra de um apartamento em construção, você precisa entender alguns pontos-chave:
- Apartamento na planta e apartamento em construção são a mesma coisa. Portanto, quando falarmos de “imóvel na planta”, não se assuste!
- A compra de um apartamento em construção ocorre diretamente com a construtora;
- O pagamento de um empreendimento na planta, até a entrega das chaves, é reajustado mensalmente conforme o índice INCC ou o CUB, indicadores que refletem o custo da construção civil.
- Você consegue comprar um apartamento na planta durante toda a sua fase de construção ou, até mesmo, depois de pronto, caso existam unidades restantes. Porém, tenha em mente que os preços de lançamento do imóvel são geralmente mais atrativos, já que as construtoras então mais dispostas a negociar e flexibilizar os pagamentos nessa fase.
Isso porque os apartamentos em construção possuem valores mais baixos em relação a apartamentos semelhantes já prontos. Essa diferença de preço parte das construtoras e incorporadoras como forma de “bônus” para incentivar a compra dos imóveis em construção.
Sozinha essa diferença de preço já traz uma grande vantagem para os que estão pensando em investir no ramo imobiliário, já que você tem a certeza de estar comprando um imóvel abaixo do valor regular.
Mas, para além desse fator, há também o reajuste mensal dos valores acompanhando o Índice Nacional de Custos da Construção Civil, o INCC, e a valorização natural do mercado, dada pelo movimento do setor imobiliário, que aumenta os preços de acordo com a procura por imóveis.
O reajuste pelo INCC envolve a correção dos valores de todos os itens envolvidos na construção, como materiais e mão de obra. O índice mostra o percentual de aumento dos custos de construção mensalmente.
Já a valorização de mercado permeia todos os imóveis, desde a planta até os usados. Essa pode ser explicada como parte de um movimento do setor que envolve os custos da construção, a oferta e demanda nas vendas, a escassez de terras, dentre outros fatores.
Ou seja, investir em um imóvel na planta tende a ser mais rentável já que sobre ele incidem os valores de correção de preços, com o INCC, a valorização natural do mercado, e ainda, a diferença de preços com imóveis similares no mercado.
Além dos fatores que influenciam diretamente na valorização do imóvel na planta, existem características particulares de cada imóvel que também agregam valor, fazendo com que o preço seja ainda mais alto mesmo em relação a imóveis similares. Confira quais são os fatores que mais valorizam um imóvel.
O que mais valoriza um apartamento
Muitas vezes, ao comparar dois apartamentos com características similares, nos surpreendemos ao notar diferenças de R$ 10 mil, R$ 20 mil ou R$ 30 mil no valor final de cada uma delas. Mas você sabe quais são os fatores que justificam essa diferença?
1. Bairro
Os valores dos imóveis podem variar de bairro para bairro já que alguns possuem vantagens em relação a outros, o que aumenta a demanda por imóveis no local.
2. Micro localização
Mesmo dentro dos bairros, existem localizações mais disputadas que podem ter o valor de metro quadrado mais caro, como a proximidade com parques ou avenidas.
3. Andar
A lógica é que quanto mais alto o andar, maior será o valor agregado, já esse ponto influencia diretamente na qualidade de vida dos moradores, afetando o barulho dentro do apartamento, a vista e a incidência solar no imóvel. Por isso, como funciona a qual andar de apartamento é mais valorizado é fundamental.
4. Garagem
Uma, duas ou mais garagens garantem segurança e comodidade ao morador, deixando o preço do imóvel também mais alto.
5. Escaninho
Essa é uma boa opção para guardar aqueles itens que não são utilizados com frequência, e devido à comodidade, agrega valor ao imóvel.
6. Posição Solar nascente ou poente
A posição solar nascente ou poente incide diretamente no conforto térmico do imóvel, por isso, a posição solar nascente tende a agregar valor no apartamento.
Além da valorização natural que ocorre com o tempo, essas características garantem que, mesmo em momentos de recessão do mercado, o imóvel mantenha preços mais altos em relação a outros.
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!
Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário