Inteligência de vendas: confira 5 dicas de como fechar mais negócios!
A inteligência de vendas é um método estratégico e prático, que utiliza a coleta de informações que possam impulsionar as vendas de uma determinada empresa como sua principal ferramenta.
Esse método funciona como um mecanismo que proporciona prospecção, estímulos e qualificação para atrair mais compradores, ou seja, é uma forma da tecnologia trabalhar e expandir os horizontes de uma empresa.
A de inteligência de vendas é direcionada para conhecer as pessoas que já são clientes ou que podem se tornar, futuramente. Sobretudo, trate-se de um grupo integralizado de sistemas, que amplifica as chances de fechar negócios de sucesso.
Para se dar bem no meio empresarial, é importante entender sobre a inteligência de vendas. Você tem uma empresa e quer saber como fechar bons negócios? Continue a leitura e confira nossas dicas sobre o assunto!
1. Reúna os dados corretamente
Todo o processo é movido e alimentado por dados, por isso, é importante acumular enquetes e questionários sobre buscas de mercado e feedbacks do cliente. Acima de tudo, é essencial extrair toda a potencialidade que os recursos tecnológicos proporcionam.
A utilização dos meios tecnológicos permite a avaliação e a interceptação de dados para a elaboração de informações e processamentos mais precisos, de forma automatizada e veloz. Tudo isso leva a resultados com facilidade e rapidez. Alguns exemplos são:
- dados de cadastramento;
- comportamento de compra;
- informações de redes sociais;
- dados públicos;
- dados de contato com uma empresa;
- sistema CRM.
É importantíssimo examinar os dados coletados, de forma a saber quais deles são relevantes o suficiente para contribuir no processo de obtenção de informações que sejam capazes de alavancar as vendas. Dessa forma, é possível oferecer o serviço da empresa com segurança e assertividade.
Primordialmente, deve-se escolher os dados que serão reunidos. Para isso, é sempre bom levar em consideração a área de atuação, as metas e os números de integrantes do projeto. Ao dar início ao procedimento de computação de dados, serão criados novos produtos com base nos parâmetros mais agradáveis para o público-alvo com quem a empresa deseja estabelecer uma comunicação comercial.
2. Mude o papel do vendedor
Para fechar um negócio com inteligência, é elementar que o vendedor saiba vender o produto ou o serviço corretamente. Quando falamos sobre a abordagem durante o fechamento de uma venda, é imprescindível que o vendedor tenha a habilidade de unir a passividade com suas qualidades mais incisivas de persuasão, que são atributos determinantes para o desfecho da negociação. Em outras palavras, o vendedor deve construir uma conexão com o cliente.
Um erro que muitos vendedores cometem é colocar informações demais na comunicação com os leads, que são os clientes em potencial. O profissional que assume uma postura educativa não vende. O consumidor não vai comprar o produto ou serviço porque já recebeu uma assistência gratuita. O tempo do profissional de vendas é tão importante quanto o do lead, portanto, é necessário se atentar a esse detalhe.
É preciso criar um relacionamento com o cliente. O vendedor que entende que o processo de venda é uma via de mão dupla entre ele e o lead sabe abordar o comprador corretamente. Isso evita o uso de tons mais agressivos ou muito passivos na hora de abordar o consumidor, promovendo uma mudança no papel do vendedor.
3. Invista em tecnologia para inteligência de vendas
Para conquistar novos clientes e manter um bom relacionamento com os antigos, a empresa deve ter o controle total da gestão de suas áreas. A tecnologia se apresenta como uma grande aliada nesse processo. Para além da gestão, as ferramentas tecnológicas ajudam a empresa na divulgação e na expansão de seu alcance na Internet e nas redes sociais.
Para o crescimento de uma empresa, a tecnologia proporciona o aumento da produção, beneficiando o negócio com excelentes frutos financeiros. Essas ferramentas possibilitam que funcionários e administradores usufruam de mais conforto, agilidade e simplicidade no dia a dia. Como resultado, a empresa entrega seu serviço com mais rapidez e se torna mais lucrativa.
Atualmente, com o frenético dinamismo que o mundo globalizado demanda, o investimento em um sistema de gerenciamento tecnológico se tornou um recurso de necessidade inquestionável. É exigido um exorbitante número de informações em um pequeno espaço de tempo, e a tecnologia oferece a segurança e a celeridade para os negócios.
4. Apresente soluções verdadeiras
Para fechar um negócio, o vendedor tem que demostrar ao cliente que é bem-intencionado e confiável, caso contrário, o cliente perde a confiança no profissional de vendas e não prossegue com a compra. Tudo deve ser dito e procedido de forma clara e concisa, para que não haja desconfiança de nenhuma das partes.
É importante que o consumidor sinta que a empresa realmente se importa com o seu problema e tem interesse em encontrar soluções. Ter empatia significa muito, por isso, é crucial prezar pela honestidade e pela proatividade.
5. Dedique-se também ao pós-venda
Com a finalidade tática no crescimento do seu negócio voltada para a atenção de clientes que já realizaram compras, a técnica de não abandonar o consumidor depois da venda ter sido efetuada é oportuna para criar um vínculo de fidelidade.
O interesse em saber o que o cliente opina sobre as experiências anteriores que teve com a companhia e em relação aos produtos adquiridos demostra que o vendedor se importa e está interessado em ajudar. Esse tipo de abordagem aproxima o vendedor e o comprador, criando uma coerência para introduzir vendas futuras.
Em síntese, a inteligência de vendas unifica todos os elementos que compõem a empresa, o sistema operante, a divulgação do serviço e o relacionamento com o cliente. Tudo isso acontece usando a tecnologia como sua força motriz.
Fonte: NEWCORE
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