Manual do Proprietário: o que é e para que serve.

 Manual do Proprietário: o que é e para que serve. 

O Manual do Proprietário do Imóvel é um documento entregue pela construtora com orientações ao comprador sobre estrutura, segurança, conservação e manutenção da unidade.

Nesse sentido, reúne informações sobre a infraestrutura do empreendimento, técnicas e tecnologias empregadas, bem como materiais utilizados na construção e outras especificidades pertinentes.

Quando é entregue?

Diante disso, o Manual do Proprietário é entregue tão logo o imóvel seja entregue também.

Ou seja, assim que o proprietário recebe as chaves para iniciar a mudança, ele recebe também todas as instruções necessárias para que tudo ocorra bem na ocupação do patrimônio. Igualmente, para o melhor uso da nova morada.

A linguagem e a formatação seguem uma padronização específica, definida pela Norma Brasileira 14037 (NBR 14037), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, observa dispositivos do Código de Defesa do Consumidor.

A importância do Manual do Proprietário

Dessa forma, o documento é de suma importância – tanto para clientes, como para a construtora.

De um lado, o proprietário, bem informado, melhor aproveita seu imóvel. Ainda, sabe como proceder diante de uma dúvida, de um imprevisto. Pode conservar, manter e reparar a unidade de modo adequado.

Por sua vez, a construtora tem no Manual do Proprietário uma ferramenta de relacionamento pós-venda. Proporciona ao cliente satisfação e, deixando-o devidamente orientado, impede a ocorrência de transtornos evitáveis.

Logo, é um instrumento de atendimento ao cliente, mesmo quando a construção já foi concluída e entregue.

Como funciona na Swell Construções

A Swell Construções apresenta o Manual do Proprietário durante a entrega das chaves junto ao cliente. Aliás, esse documento é um diferencial da construtora e incorporadora de Curitiba, que investe num material personalizado para cada unidade, ilustrado e didático.

Esse documento é entregue tanto em meio físico, quanto em meio digital e inclui:

  • O Projeto Arquitetônico da unidade e seus Projetos Complementares (Hidráulica, Elétrica, Comunicação, Gás e Ar-Condicionado);
  • Todas as orientações para a realização das manutenções técnicas preventivas (quando e como ele deve fazer).

Aliás, é fundamental que o proprietário realize as manutenções preventivas que contam no manual para que a garantia do imóvel continue valendo. 

Fonte: https://swellconstrucoes.com.br/manual-do-proprietario-o-que-e-e-para-que-serve/?fbclid=IwAR2DJbEwAxJKq_laKzgUJfJeyHQR8U44Ibziibrwb7JfKv9moL9_36Cm6VM

Comentários