Compra de um imóvel: 5 dicas para evitar problemas.
A compra de um imóvel é um evento fundamental para muitas pessoas, especialmente para aquelas que sonham em ter a própria casa. Pensando nisso, é indispensável tomar algumas medidas para que o momento tão especial não seja comprometido por problemas no futuro.
Afinal, cometer erros ao fechar esse tipo de negócio pode resultar em incontáveis prejuízos. Por isso, apresentaremos neste artigo alguns cuidados essenciais para obter sucesso em uma aquisição imobiliária.
Confira!
1. Estude a localização do imóvel pretendido
Nos dias atuais é muito comum que os indivíduos busquem por conforto e segurança na hora da compra de um imóvel. Por isso, definir uma localização confortável para viver é o primeiro passo para não errar na escolha. Nesse sentido, sempre que possível vá até o imóvel e avalie se a vizinhança tem características que se adaptam ao seu estilo de vida.
Outra dica importante é analisar a infraestrutura do bairro e arredores. Verifique a existência de comércios como padarias, supermercados, farmácias, escolas, clínicas ou hospitais. Pense em quanto tempo terá de se deslocar até encontrar esse tipo de serviço, principalmente escola para os filhos.
2. Avalie as condições gerais do imóvel
O segundo passo para evitar dores de cabeça é fazer uma inspeção detalhada antes de efetuar o pagamento do imóvel. Em tese, os principais pontos que devem ser observados estão diretamente associados a itens básicos como pintura, instalações elétricas, pisos, azulejos e até mesmo itens de uso básico como torneiras, pias e vasos sanitários.
Em se tratando de construções antigas, é possível que eventualmente surjam problemas estruturais, como desgaste na pintura, infiltração, rede elétrica com defeito. Todos esses quesitos devem ser elencados para que uma possível reforma seja considerada na avaliação final, já que a necessidade desse serviço pode pesar ainda mais no seu bolso.
3. Verifique a quitação do imóvel
Cheque detalhadamente se o antigo proprietário quitou todas as pendências ou se ainda há algo que precisa ser pago antes de finalizar a compra de um imóvel. Além disso, exija todas as certidões negativas de débito e que elas constem no contrato.
4. Examine as documentações necessárias
Outro ponto importante é verificar se os documentos do imóvel estão atualizados. Em via de regra, para concluir corretamente o processo burocrático de transferência do imóvel é preciso que as informações sejam atuais, isto é, de no máximo 30 anos antes da data marcada para lavrar a escritura.
Além disso, é preciso averiguar se o Imposto Sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) foi devidamente pago. Previsto pelo Art. nº 156 da Constituição Federal, esse imposto é obrigatório e tem como objetivo garantir o fornecimento de serviços essenciais ao comprador, como saneamento básico, coleta de lixo, acesso à energia elétrica etc.
Ademais, é válido lembrar que para concluir processo de venda do imóvel tanto compradores quanto vendedores devem apresentar diferentes documentos, especialmente para reduzir o risco de problemas contratuais. Nesse caso, os mais comuns — embora não sejam todos obrigatório — são:
- Documentos do proprietário: RG e CPF, certidão de casamento ou união estável com regime de bens (caso haja) e certidões negativas principais;
- Documentos do comprador: RG e CPF, certidão de nascimento, casamento ou contrato de união estável, três últimos comprovantes de renda e demais certidões negativas de caráter financeiro ou judicial;
- Documentos do imóvel: certidão de registro do imóvel e matrícula atualizada, IPTU, “habite-se”, declaração de inexistência de débitos condominiais, certidão enfitêutica ou guias de IPTU pagas.
5. Faça um planejamento orçamentário
É imprescindível analisar adequadamente a sua saúde financeira para que o imóvel escolhido esteja de acordo com o orçamento disponível. Uma boa alternativa é pesquisar bastante sobre as condições de pagamento e opções de financiamento.
Vale lembrar que cada instituição financeira tem sua própria política de crédito e, por isso, dispõem de exigências que podem variar de acordo com sua necessidade. Nesse sentido, comparar as taxas é uma forma de garantir as melhores oportunidades no momento da compra de um imóvel.
Além disso, se o seu desejo é comprar um imóvel, o dinheiro usualmente despendido na etapa inicial trata-se de valores substâncias. Em alguns casos, inclusive, é preciso dispor de recursos para custear a documentação do imóvel, taxas cartoriais, transferência, entre outros. Por isso, recomenda-se um bom planejamento financeiro.
Efetuar a compra de um imóvel que esteja adequado às suas condições e atenda às necessidades da sua família nem sempre é uma tarefa simples.
Entretanto, seguir com cuidado os passos que apresentamos poderá ajudá-lo a poupar tempo e evitar sérios problemas no futuro.
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4 Dicas para evitar problemas na hora de comprar imóvel na planta
ResponderExcluir4 Dicas para evitar problemas na hora de comprar imóvel na planta
ResponderExcluirVeja algumas dicas que podem evitar que você tenha dor de cabeça com seu apartamento novo
1 – Conhecer a construtora responsável pelo imóvel: para não sofrer com problemas de entrega e estrutura de obra, o ideal é firmar a compra com construtoras que tenham uma boa reputação no mercado. Conheça empreendimentos anteriores, veja se deu algum problema, converse com os moradores.
Verifique também se a construtora tem pendências na Justiça, muitas reclamações no Procon ou até uma rápida pesquisa no Google, principalmente no site Reclame Aqui.
2 – Muita atenção aos documentos: Peça sempre uma cópia do memorial de incorporação da obra. Antes de iniciar qualquer negociação imobiliária, as incorporadoras/construtoras devem registrar no cartório de imóveis um conjunto de quinze documentos.
Entre eles estão a prova da propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela prefeitura, o cálculo exato da área do imóvel e a descrição do acabamento e material utilizado na construção.
A prevenção é a chave para qualquer negócio de sucesso, então, guarde sempre todos os papéis, registros escritos, folhetos, e-mails, propagandas que lhe forem entregues referentes à compra e comercialização do imóvel.
3 – Formalize a relação entre construtora e comprador: Ao fechar o compromisso de compra e venda do imóvel na planta, muitas pessoas se esquecem de registrar o documento.
No entanto, a propriedade só é transferida após o registro da escritura no cartório de registro de imóveis. Se você registrar o contrato, a construtora será obrigada a pedir sua autorização para qualquer mudança no projeto inicial, por exemplo.
É um custo que muitos compradores preferem evitar num primeiro momento, mas antes ter este custo inicial do que uma dor de cabeça em virtude de um negócio mal feito.
4 – Fique atento as correções monetárias do contrato, geralmente toda construtora utiliza o INCC como índice para correção das parcelas e do saldo devedor.
Posso Financiar um imóvel que já está financiado?
ResponderExcluirComprar um imóvel que já esteja financiado é uma situação mais comum do que você imagina. E aqui, vou te explicar mais sobre isso.
E a resposta é: SIM!
É o que chamamos de interveniente quitante. Um procedimento feito entre o banco do comprador e o banco do vendedor, que quita o saldo devedor de um com o financiamento do outro. Pra ficar mais fácil o entendimento, vou dar um exemplo prático:
Vamos supor que você vai comprar um imóvel de R$ 500 mil. Esse imóvel está financiado e ainda tem um saldo devedor de R$ 250 mil. Normalmente, o banco exige pelo menos 20% de entrada para que você possa financiar o restante (assunto para um outro texto).
Você vai dar R$ 100 mil de entrada, que corresponde a 20% do valor total. E financiar os outros R$ 400 mil, que correspondem aos 80% que faltam.
Esses R$ 400 mil que você vai financiar, vão ser usados para quitar o saldo devedor do vendedor. Daí, a dívida dele com o banco vai ser zerada. E ele recebe os outros R$ 150 mil, quando o seu financiamento for concluído.
O procedimento varia de banco pra banco. Quando o financiamento do comprador e do vendedor são do mesmo banco, tende a ser mais rápido e prático. Em outros casos, pode ser um pouco mais burocrático. Mas, os próprios bancos "conversam entre eles", e resolvem essa parte burocrática.
Algo que é bem importante ressaltar é que, ao assinar o contrato de financiamento, o banco do vendedor que terá o saldo quitado, também precisa assinar o contrato. Em alguns casos, é necessário enviar o contrato para São Paulo para que eles assinem e devolvam o contrato para dar início ao processo de registro. O Itaú e o Santander costumam ter esse tipo de conduta em casos de interveniente quitante.
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