Corretor de imóveis e consultor imobiliário: qual a diferença? Apesar de parecidas, as funções têm finalidades diferentes

Corretor de imóveis e consultor imobiliário: qual a diferença?  Apesar de parecidas, as funções têm finalidades diferentes.  

 

Semelhantes, porém diferentes, as funções relacionadas a profissionais que atuam no mercado imobiliário diferem-se por sua área e forma de atuação.

Para melhor compreender o que faz um corretor de imóveis e um consultor imobiliário, listamos as principais competências de ambos os profissionais. Confira a seguir.

Corretor de imóveis

Esse é o profissional que recorremos quando estamos querendo comprar/vender ou alugar um imóvel. O corretor de imóveis é responsável por prospectar novos imóveis e compradores para eles, dessa forma, é sua função acompanhar o mercado imobiliário.

O corretor de imóveis faz o acompanhamento das visitas, realiza avaliações e registros, além de cuidar de toda a parte burocrática da negociação, como a documentação necessária e os contratos.

Esse profissional precisa ter algumas habilidades, como negociação, saber se relacionar com clientes e dominar as técnicas persuasivas, isso tudo ajudará nas etapas de venda/locação. O corretor precisa dar assistência para os clientes em todas as etapas do processo de negociação.

Consultor imobiliário

O consultor de imóveis ou também consultor imobiliário, é o profissional responsável pela parte teórica. Ele pesquisa e analisa, gerando estimativas sobre o mercado imobiliário. O consultor investiga se o momento é propício ou não para a venda de imóveis ou se é melhor investir em um apartamento. Além disso, o consultor sabe orientar melhor o cliente, tendo conhecimento jurídico para guiar um bom acordo e elaborar contratos que protejam ambos.

Esse profissional possui a visão mais abrangente e externa quando comparado com o corretor de imóveis. Ele precisa ter habilidades lógicas, pois sua principal atividade é a consultoria para construtoras, imobiliárias, corretores e clientes.

O consultor precisa saber fazer previsões sobre o mercado a médio e longo prazo, assim, suas análises irão orientar seus clientes da melhor maneira. Entretanto, outros profissionais do mercado acabam distinguindo os corretores de imóveis como aquele que possuem o CRECI, e os consultores como quem ainda está estudando para ser um corretor de imóveis.

Amplo conhecimento no setor imobiliário

Muito mais abrangente do que se imagina, o setor imobiliário é imenso e abrange diferentes áreas, que estendem-se desde a compreensão do que são fundos imobiliários até estudos relacionados à região de interesse e aos demais detalhes competentes para compra ou aluguel de casas. 

Essas e outras atividades descritas são responsabilidade de consultores imobiliários, profissionais que entendem do ambiente imobiliário de forma mais abrangente e que não se limitam apenas à questão do imóvel como um bem físico.

Soma de expertises

Plurais, os consultores devem instruir interessados a realizar de forma segura a compra ou venda de seu imóvel, analisar pontos positivos e negativos em uma ação de compra, inteirar o interessado nas tendências do mercado imobiliário, apresentar opções relacionadas ao financiamento e atuar em conjunto com construtoras, incorporadoras e outras empresas do mesmo segmento.

De forma geral, esse profissional normalmente atende pessoas jurídicas que passarão seus conhecimentos de forma interessante para pessoas físicas, garantindo que a venda ou compra seja interessante e viável para ambas, garantindo inclusive que o corretor de imóveis possa fazer seu trabalho sem maiores dificuldades.

Vendedores exímios de alta competência

Além de conhecerem o mercado, a área de interesse, diversas regiões e seus pontos fortes, os corretores de imóveis atuam como vendedores, conectando famílias a casas e apartamentos que possam lhe interessar.

Sejam eles virtuais ou presenciais, sua responsabilidade é criar a conexão na relação de compra ou venda, garantindo que todos os detalhes sobre o empreendimento sejam expostos, aumentando assim as chances de satisfação de ambos os envolvidos.

Esses profissionais acompanham todo o processo do negócio, atuam em conjunto com os consultores e buscam opções viáveis para (na maioria dos casos) atender pessoas físicas, garantindo a elas que a escolha de seu novo imóvel seja assertiva e longe de estresses.

A importância das administradoras de imóveis

De forma geral, os profissionais têm um local de atuação em comum: as imobiliárias, empreendedoras ou administradoras de imóveis. Nelas, cada um desempenha sua função de forma individual, porém conectada diretamente com o outro, garantindo que os negócios sejam feitos de forma legal e facilitada, mostrando que, à sua maneira, ambos os profissionais são de extrema importância.

Para finalizar, frisamos que, em todas as relações de compra e venda, seja de um novo imóvel ou de empreendimentos de terceiros, é preciso ter apoio de uma empresa de administração de imóveis. 

Além de reduzir os riscos de que sejam feitos maus negócios, em empresas do segmento, os profissionais serão encontrados, garantindo aos interessados todos os benefícios citados.

Sabendo de sua importância, em caso de necessidade, indicamos sempre que as profissões sejam honradas e devidamente buscadas.  

Exigência legal

Uma das diferenças entre corretor e consultor é a exigência legal. O corretor de imóveis é obrigado a se regulamentar junto ao CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) e ter todas as documentações para exercer a profissão. Portanto, o corretor só pode vender imóveis de forma legal se tiver o CRECI.

Por outro lado, para consultor imobiliário isso não é exigido, mas muitos corretores começam como consultores para burlar o CRECI. É sempre bom lembrar que isso é considerado crime.

Conhecimento de mercado

O corretor trabalha com a parte prática, como as burocracias dos processos de negociação de venda de um imóvel. O corretor, sendo o principal canal de relacionamento do cliente, precisa ter visão de mercado e saber orientar seus clientes da melhor forma possível.

O consultor por outro lado é responsável pela análise e pesquisa do mercado imobiliário, precisando ter uma visão mais ampla sobre todos os assuntos em relação ao corretor imobiliário. O consultor precisa compreender a parte econômica do setor, para então poder indicar o melhor momento de investimento para seus clientes.

Consultor imobiliário recebe comissão?

A forma de pagamento para essas duas profissões são diferentes. O corretor de imóveis recebe de acordo com suas vendas e locações, já o consultor recebe pelas horas trabalhadas, mas depende do seu trabalho prestado.


Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!

O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!

Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
A  grife do bem viver.
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
 

Comentários