Imóveis na planta valem a pena?
Por que comprar imóveis em lançamento?
Com o mercado aquecido, o que mais me perguntam é onde investir ou então o que comprar ou onde comprar um imóvel.
O mercado imobiliário teve um ótimo desempenho nos últimos anos, apesar de toda turbulência que vivemos com pandemia, guerra, eleições, etc., que causaram hiperinflação, quebra de empresas na bolsa, incertezas políticas, aumento dos insumos e comodities, aliados a baixa remuneração dos investimentos de baixo risco. O mercado imobiliário vem atraindo cada vez mais um grande número de novos compradores e também de novos investidores, atrás de um mercado mais seguro para investir e guardar com mais segurança os seus recursos.
Vale lembrar que, como em todo mercado, no mercado imobiliário também existem negócios de risco, como é o caso dos investimentos em imóveis na planta, sem que a empresa apresente um lastro próprio que garanta a conclusão do projeto, como um seguro garantia de conclusão de obra, quer deveria ser obrigatório na aprovação do projeto para registro da incorporação.
Então, onde investir?
Como em todo mercado, isso vai depender do quanto quer investir. Tem para todo gosto e bolso, desde a compra de um terreno a prazo, até investir numa área ou projeto para construção ou loteamento.
A tendência se altera de região em região, de acordo com a necessidade local, mas tradicionalmente os imóveis populares é que são os mais procurados, seja terreno, casa ou apartamento.
Temos que considerar as regiões comerciais e industriais em cidades com esta características, pois investir neste tipo de imóvel com certeza também lhe trará um bom retorno.
O mercado imobiliário para investidores não tem tendências e sim oportunidades de bons negócios. Lembre-se: uma boa compra sempre resultará numa venda ou locação com bom retorno. Basta estar atento às oportunidades.
No mais, basta estar atento às necessidades de cada região e sempre contar com um corretor de imóveis de sua confiança para lhe orientar e auxiliar na escolha do melhor investimento.
É recorrente o número de empresas que não cumprem com o contratado na hora de entregar um projeto vendido na planta.
Comprar apartamento
na planta significa financia a construção do seu imóvel. Desse modo,
esse não é o melhor empreendimento caso sua intenção seja se mudar o
mais rápido possível. Isso porque o prazo de entrega pode variar entre 18 e até 36 meses. Para quem tem pressa, o ideal é optar por um imóvel usado.
É muito comum assistir empresas do mercado imobiliário fazendo lançamentos a preço fixo ou de custo, de lotes a prédios, mesmo que ainda na fase do projeto. Afinal de contas, um bom projeto visual (ainda que no papel) é suficiente para aguçar os ânimos de muitos compradores.
Mas você tem que ficar atento aos sinais de perigo para não ser a próxima vítima de uma prática (até certo ponto, comum) no mercado imobiliário que funciona de forma semelhante a uma pirâmide de negócios. Os primeiros até receberão, mas os últimos pagarão a conta e arcarão com o prejuízo, ficando sem os imóveis e literalmente com as “mãos abanando”.
Só como exemplo, na região de Sorocaba (SP), nos últimos cinco anos assistimos várias construtoras de médio e até grande porte pararem seus projetos por falta de recursos para continuá-los, deixando muita gente que pagou grande parte ou até integralmente dos seus imóveis “a ver navios”. Infelizmente isso ocorre por todo o país.
Em primeiro lugar, é preciso investigar a empresa em que pretende colocar seus recursos:
- O projeto está incorporado e registrado?
- Há quanto tempo a empresa atua no mercado?
- Quantos projetos tem entregues ou em andamento?
- Suas obras estão em dia e obedecem ao cronograma de entrega?
Estes são os primeiros passos para uma compra consciente, mas você também deve verificar com outros investidores e nunca só com a empresa. Se as obras estão atrasadas, isso já é indício de alerta de investimento!
Recentemente, mais uma construtora na minha região estava lançando novos projetos enquanto pagava aluguéis aos investidores de projetos anteriores e ainda não entregues. É claro que a conta não fechava e mesmo assim levou muita gente ao prejuízo.
O melhor é investir em projetos já concluídos ou que ofereçam garantias de conclusão, como por exemplo seguro garantia de obra, respaldo com patrimônio próprio ou bancário, que não seja o objeto do projeto que está sendo vendido. Então, vamos ficar alerta?
Você sabe os benefícios de ter entre os seus investimentos alguns imóveis também?
Se você já investe sabe quais são.
O que talvez não saiba, são estas oito dicas que selecionei para quem deseja investir ou já investe no mercado imobiliário.
1.COMPRAR NO LANÇAMENTO:
Se
você quer “jogo rápido” para comprar e revender em alguns meses ou nos
próximos anos, comprar no lançamento pode oferecer uma taxa maior de
lucro na revenda.A tendência de valorização durante o período de obra é
bastante grande, imóveis prontos são mais fáceis de se revender.
2.COMPRAR IMÓVEIS NA PLANTA :
Normalmente quem compra primeiro compra melhor.
Esteja atento a este tipo de oportunidade do mercado e aproveite as tabelas de pré-lançamento com vantagens diferenciadas.
3.COMPRA PARA LOCAÇÃO:
Ainda é um bom negócio SE VOCÊ for BEM ORIENTADO!
Escolha um bom profissional para te assessorar com as melhores opções, seja para temporada, airbnb ou por prazo determinado.
4.CASAS:
Compre
casas em regiões com tendência de expansão comercial e que o bairro
esteja em crescimento e valorização, além de levar em consideração o
trajeto casa/trabalho e vice-versa.
5.TERRENOS:
Atente-se
aos terrenos com vocação para tornarem-se estacionamento ou que esteja
em uma excelente área de valorização e comércio para futuras
construções, tanto comercial, quanto residencial.
6.CUIDADOS ESSENCIAIS:
Olhe atentamente ao histórico dos imóveis (matrícula atualizada e certidões).
Procure
auxílio de um bom corretor ou advogado para retirar as negativas
necessárias para garantir saúde documental do referido imóvel aí na sua
cidade.
7.BUSQUE UM CORRETOR:
Assim como temos nosso
mecânico, médico de confiança, tenha sempre o seu profissional de
referência no mercado imobiliário. A orientação de como investir na
aquisição do nosso patrimônio é fundamental.
8.INVISTA SEMPRE EM IMÓVEIS:
Este é o investimento mais seguro do mercado.
E
no mais, esteja sempre atento a movimentação urbana das cidades do seu
entorno, grandes negócios requerem grande poder de observação!
Gostou destas dicas? Se sim, envie para um amigo que você imagina que vá gostar também ou marque ele nos comentários 👇
Comprar apartamento na planta: veja se ainda vale a pena e quais cuidados tomar
Aqueles que optam por comprar apartamento na planta, costumam não ter pressa para a mudança e preferem utilizar o tempo para planejamento e programação de sua vida. Além disso, comprar um apartamento novo é uma garantia de que as instalações serão modernas, reduzindo a necessidade de manutenção e reparos.
Sendo assim, comprar um imóvel na planta apresenta muitas vantagens, principalmente para aqueles que sonham com uma casa totalmente pensada para suas expectativas e desejos. Contudo, muitos ainda enxergam nesses empreendimentos seu alto risco e por isso apresentam certa desconfiança. Para isso, é muito importante compreender o que significa comprar apartamento na planta, além de suas vantagens e desvantagens.
Como funciona comprar um apartamento na planta
Comprar apartamento na planta envolve algumas particularidades. Neste modelo, o comprador basicamente financia os custos da construção. Desse modo, é possível financiar um terço do valor total pelo período de construção. Por exemplo, se o apartamento vale R$ 450 mil e a construção durará 3 anos, são R$ 150 mil de entrada e outros 300 mil a serem pagos após a entrega das chaves. O valor da entrada pode ser dividido em parcelas mensais, taxas intermediárias e uma última taxa na entrega. Tudo isso, varia de acordo com o contrato.
Ao comprar um apartamento na planta é muito comum que algumas pessoas achem que o valor é maior que adquirir um imóvel novo. Contudo, isso só ocorre porque o valor na entrada é maior. Isso acontece porque a construtora precisa desse montante para acelerar a construção.
Quando a obra é concluída, o comprador pode decidir entre pagar o valor total restante ou dar continuidade à solicitação de financiamento. Um ponto importante para quem opta por financiar o valor restante, é lembrar que é muito importante que a construtora seja de confiança. Isso porque, ao avaliar seu crédito, o banco qualificará se a construção do imóvel atende à legislação vigente.
Vantagens de comprar apartamento na planta
Comprar apartamento na planta, assim como todo empreendimento, apresenta vantagens e desvantagens. Assim, cabe ao comprador definir qual negócio é o melhor para o seu perfil e condição financeira.
Uma das maiores vantagens de comprar um apartamento novo é a opção de entrada parcelada. Para um apartamento já pronto, é necessário pagar entre 20% e 30% da entrada no ato da compra. Para imóveis na planta, é possível dividir o valor pelo tempo de construção. Além disso, é existe uma maior flexibilização para as negociações, como melhorar as condições de pagamento ou ainda optar pela melhor vista.
Outro ponto muito importante diz respeito à personalização do imóvel. Comprar um apartamento na planta permite negociar certas características do imóvel com a construtora. Sendo assim, você pode alterar portas, revestimentos e pisos. Assim, você pode aumentar as chances de valorização do imóvel. Apesar desse fator envolver vários pontos, um imóvel novo possui grandes chances de valorização.
Desvantagens de comprar apartamento na planta
Contudo, comprar um imóvel na planta pode ser um empreendimento de risco, já que existe a possibilidade de não receber o patrimônio. Os motivos, geralmente, envolvem problemas financeiros da construtora, que em alguns casos podem até vir a fechar.
Assim, alguns compradores podem se ver presos em uma longa disputa judicial para reaver seus investimentos, o que em muitos casos não acontece. Isso porque, você estará adquirindo um bem que ainda não existe. O comprador oferece um valor para a empreiteira construir, e o contrato de compra e venda efetiva só é feito no final. Para evitar essas situações, é muito importante pesquisar pelas incorporadoras e optar pelas mais confiáveis e com mais anos de mercado.
Além disso, comprar apartamento na planta também apresenta o risco de, ao final da construção, os empreendimentos serem diferentes do prometido. Isso acontece, porque os apartamentos são exibidos em maquetes e simulações, que durante a obra podem sofrer alterações.
Ademais, para investir em um apartamento na planta é preciso ter em mente os reajustes que fazem o valor inicial subir. Os valores, geralmente, são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), uma taxa de inflação da construção civil. Ela é calculada em cima de materiais e serviços de mão de obra e incide sobre todas as parcelas e saldo devedor mensal. Sendo assim, o valor mensal a ser pago por imóvel na planta nunca será igual à primeira parcela. O preço de um imóvel na planta só será o mesmo caso o pagamento seja feito à vista. O parcelamento ao longo da obra pode representar até 30% do valor do imóvel.
Ao comprar um imóvel na planta é preciso estar atento ao contrato. Em muitos casos a construtora ou incorporadora tenta transferir despesas para o comprador. Contudo, essa prática é vista como abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor. Então caso cláusulas de obrigação de despesas como corretagem, por exemplo, estejam dispostas no contrato, é preciso recorrer e é possível até desistir do negócio.
5 dicas para não errar na hora de comprar apartamento na planta
Já vimos que comprar apartamento na planta apresenta muitas vantagens. Em contrapartida, também se trata de um investimento de risco e por isso, alguns cuidados devem ser tomados.
Entenda o que significa o empreendimento
Entender o significado do empreendimento é muito importante quando nos perguntamos se um apartamento na planta vale a pena. Ao contrário do que muitos pensam, esses imóveis apresentam algumas particularidades. A primeira e mais importante delas diz respeito à sua construção. Comprar apartamento na planta significa financia a construção do seu imóvel.
Desse modo, esse não é o melhor empreendimento caso sua intenção seja se mudar o mais rápido possível. Isso porque o prazo de entrega pode variar entre 18 e até 36 meses. Para quem tem pressa, o ideal é optar por um imóvel usado.
Controle os gastos
Uma situação muito comum para quem resolve adquirir um imóvel é não conhecer realmente os valores que a transação envolve. Para evitar problemas, é importante saber exatamente o quanto podem pagar. Ter esses valores em mente, guiará sua busca pelo imóvel ideal. Portanto, antes de iniciar sua procura, faça uma simulação de crédito imobiliário e descubra o valor que você realmente pode assumir das parcelas.
Além disso, é preciso ter em mente que um imóvel na planta não possui móveis e decoração. Assim, é necessário separar um valor para decorar e mobiliar o apartamento, além de uma reserva para os reajustes como o INCC.
Conheça a região
Essa dica vale tanto para quem quer comprar apartamento na planta ou um imóvel pronto. Isso porque, conhecer a região em que seu imóvel se encontra, e que em breve será a sua casa é muito importante. Se possível, faça as visitas em diferentes horários e dias da semana. Só assim você poderá ter uma ideia aproximada de como é a movimentação da rua e rotina dos vizinhos.
Além disso, para os apartamentos comprados na planta é importante sempre visitar o estande de vendas e o decorado, também em diferentes ocasiões. Se você visitou no estande no domingo, por exemplo, é bem provável que a rua seja silenciosa e calma. Contudo, ao voltar na segunda ao fim da tarde, você pode perceber que se trata de um local movimentado.
Tire todas as dúvidas sobre o apartamento na planta
Na hora de comprar apartamento na planta é preciso procurar ao máximo se resguardar de possíveis problemas, sejam eles grande ou pequenos. Assim, tire todas as suas dúvidas, perguntando desde a voltagem das tomadas a questões estruturais. Além disso, tente conversar com pessoas que já fizeram negócios com aquela construtora, e garanta que os resultados são mesmos satisfatórios. Isso reduz os riscos de você se decepcionar com o imóvel ao fim da construção, por exemplo.
Registre todo o processo
Um ponto muito importante da negociação de qualquer imóvel é o registro de todos os passos. Para evitar possíveis dores de cabeça, principalmente para os empreendimentos mais perigosos, como os imóveis na planta, registre todo o processo, desde conversas à folders e folhetos. Salve as trocas de e-mails em uma pasta específica, para facilitar sua organização. Além disso, tire fotos da maquete. Elas podem ser muito úteis caso o produto entregue não seja compatível com as suas expectativas.
Outro ponto muito importante diz respeito ao contrato. Leia-o atentamente. Isso resguarda seus direitos como comprador e é a sua maior segurança. Se possível, conte com o apoio de um representante jurídico que poderá te alertar para cláusulas perigosas.
Fique atento ao INCC
O INCC ou Índice Nacional de Custo da Construção é um indicador de correção monetária. Basicamente ele atua sobre o valor do apartamento de acordo com a valorização do imóvel. Ele é muito importante quando se compra um apartamento na planta porque ele poderá representar um aumento significativo nos custos da propriedade. Ele leva em conta desde materiais utilizados na construção até o valor da mão de obra.
Mas afinal, comprar apartamento na planta vale a pena?
Para saber se comprar apartamento na planta, assim como qualquer outro empreendimento imobiliário, vale a pena é preciso conhecer o seu perfil como comprador. Isso acontece porque não necessariamente um investimento que é bom para um será o ideal para outro. Desse modo, é muito importante conhecer suas limitações e pretensões.
Pessoas que buscam se mudar em pouco tempo e que possuem o valor da entrada podem optar por comprar um apartamento pronto. Em contrapartida, aqueles que estão iniciando sua vida financeira e que precisam de mais tempo para o financiamento, costumam se interessar pelos apartamentos na planta. Assim, é muito importante avaliar o seu crédito, suas finanças e objetivos ao adquirir a casa própria.
Independente do seus objetivos e interesses, a Mondo Casa Imóveis
possui diversos imóveis em seu portal e seus filtros de busca permitem
que você encontre o ideal para o seu perfil. Além disso, não deixe de
conferir nosso blog, com assuntos atualizados e confiáveis sobre o mercado imobiliário.
Leandro Terres Zortéa iniciou suas atividades como corretor de imóveis em 2017, visando construir a sua história no mercado imobiliário de Goiânia, de forma sólida, confiável e duradoura.
Trata-se de um corretor de imóveis atuante no mercado, com um Histórico Íntegro e de ótimas negociações.
Ética Profissional e Transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário.
A Excelência em consultoria imobiliária, fez de Leandro T Zortéa uma das Referências no mercado imobiliário regional, com soluções que geram Ganhos Financeiros Acima da Média.
Atuando em médio e alto padrão virou um Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa.Corretor de Imóveis em Goiânia!!!
Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
A grife do bem viver.
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
https://www.eubuscoimoveis.com.br/mondocasaimoveis
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário