Onde morar: como escolher a localização do apê?
No momento que decidir comprar um apartamento, é importante levar em consideração alguns pontos primordiais, como: se o valor do imóvel é compatível com a sua renda, se a metragem é suficiente para a sua família, se há vaga de garagem e principalmente: a localização. Escolher onde morar irá influenciar todas as próximas decisões da sua vida.
A localização do seu apartamento poderá facilitar ou dificultar o seu dia a dia, já que morando perto de comércios e serviços a sua rotina será mais facilitada e haverá mais tempo livre para aproveitar a família.
Diante disso, trouxemos dicas para você se atentar na hora de escolher o seu apartamento de acordo com a localização. Saiba mais abaixo:
Como a localização impacta no preço do imóvel?
Sabemos que há vários fatores que influenciam o valor de um apartamento, como: a qualidade dos acabamentos e materiais utilizados na construção do imóvel, os benefícios que o condomínio oferece, a metragem e também o andar que este está localizado.
Por exemplo, imóveis localizados estrategicamente em bairros que oferecem um fácil acesso às vias de acesso da cidade e aos meios de transporte públicos e contam com variedade de comércios e serviços, costumam ser mais valorizados e o seu valor é influenciado pelas suas vantagens.
Por que escolher certo onde morar influencia na qualidade de vida?
Ultimamente, as rotinas têm algo em comum: a correria do dia a dia e várias demandas e responsabilidades diárias. Por isso, ter tempo livre para aproveitar com quem amamos é considerado vantagem e raridade hoje em dia.
Por exemplo, se você mora longe do seu trabalho, passará muito tempo no trânsito e em engarrafamentos. Da mesma forma, gastará muitas horas no deslocamento para cumprir com as obrigações diárias e rotineiras como ir a consultas médicas, levar os filhos à escola ou até ir ao supermercado fazer a compra do mês.
Quando você decide onde morar, todas essas questões precisam ser pontuadas entre você e a sua família, já que o vosso tempo de qualidade diária estará em cheque.
Como avaliar se um imóvel é bem localizado?
Visto todas as peculiaridades referentes à localização do seu futuro imóvel e que precisam ser analisadas previamente, a pergunta que fica no ar é: “como entender se o apartamento que eu estou procurando é realmente localizado estrategicamente para favorecer à minha família?”
Acesso
Ao escolher onde morar é importante pensar se há vias que facilitam a entrada para o bairro, se há grandes opções diversas de transporte coletivo e se existem eventos recorrentes que podem bloquear a passagem em determinados dias e horários, como estádios de futebol ou feira semanais
Quanto mais informações você conseguir reunir sobre o local que você deseja morar, melhor será se imaginar morando ali e se organizar no seu dia a dia.
Infraestrutura
Como já dissemos, é importante morar em locais que ofereçam boas opções de comércio e serviço para você não perder tempo se deslocando para resolver coisas simples e corriqueiras do seu dia.
Analise se o bairro tem:
– supermercados e sacolões
– padarias
– farmácias
– lotérica e bancos
– parques e praças
– sorveteria, bares e restaurantes
– postos de gasolina na região
Segurança
Morar um local que não seja seguro não vale a pena, logo antes de comprar o seu imóvel veja como é a vizinhança do bairro. Pergunte aos moradores e comerciantes da região e pesquise sobre os índices de criminalidade da região através de fontes seguras, para garantir que a sua família esteja sempre segura em casa.
É interessante saber também se há policiamento ativo e recorrente no bairro em questão e se o condomínio oferece serviços de segurança particulares. Afinal, todo o cuidado é pouco.
4 dicas para escolher onde morar:
Primeiramente, é importante que você entenda qual é o seu perfil de consumidor e quais necessidades são prioridades para você.
Caso você tenha uma família formada com crianças e pets, o ideal seria procurar por bairros residenciais que oferecem tranquilidade, segurança e escolas nas redondezas.
Agora, se você vive sozinho e é solteiro, divorciado, ou viúvo, a recomendação seria por bairros mais movimentados com opções de comércios e serviços abundantes.
Entenda quais são as suas expectativas
Como dissemos acima, é importante que você analise e pontue quais são as suas prioridades e o que é preciso ter no seu bairro que você não consegue abrir mão de jeito nenhum.
É importante também entender que as necessidades individuais mudam conforme as fases da vida, logo pare um pouco e pense no que realmente você precisa neste momento da sua vida.
Avalie a sua rotina
O local que você escolher para morar vai influenciar diretamente na sua rotina e a da sua família. Logo, escolha pensando na distância que demorará para chegar no seu local de trabalho e deixar os filhos na escola.
Se não for possível viver perto desses locais que é frequentado diariamente, pelo menos pense de forma estratégica e escolha bairros que facilitem esse processo.
Verifique o custo de vida da região
Morar em um bairro nobre costuma ser sinônimo de pagar mais caro no supermercado, na padaria e na academia, por exemplo. Antes de se mudar para uma região valorizada, pesquise qual o real custo de vida da região e entenda se esses valores estão de acordo com as suas condições financeiras.
Pense no potencial de valorização
Além de um sonho, a compra de um imóvel é também um investimento.
Como ninguém gosta de gastar dinheiro à toa, pesquise se a região do empreendimento em questão tem potencial de se desenvolver no futuro e valorizar.
Quer seja através da construção de novas estações de transporte público, ou até mesmo de um shopping.
COMO ESCOLHER A LOCALIZAÇÃO DO MEU APARTAMENTO?
Como escolher a localização do meu apartamento? Essa pergunta é muito comum entre as pessoas que estão em busca da realização do sonho da casa própria!
Comprar a casa ou o apartamento próprio pode ser considerado o sonho comum da maioria das pessoas no Brasil. Adultos, jovens em início de carreira, recém-casados: sempre tem alguém querendo — ou precisando— sair do aluguel.
Às vezes, isso pode parecer um sonho distante, afinal, os preços subiram ao longo dos anos. Mas, atualmente, incentivos relacionados à habitação como financiamentos, programas como o Casa Verde e Amarela, dentre outros, têm ajudado muito quem está em busca do lar ideal.
Mas e quando o dinheiro ja está em mãos, a busca já começou e surge a seguinte questão: como escolher a localização do seu novo apartamento?
Para te ajudar com essa dúvida, preparamos este artigo com 5 dicas infalíveis que vão te ajudar a encontrar a localização perfeita. Confira!
1. Defina o que você espera da localização
Muitas pessoas erram ao escolher a localização do apartamento porque não definiram exatamente o que esperavam dela. Ficaram deslumbradas com a vista, ou com o próprio apartamento, mas se esqueceram de levar em conta o que importava de fato.
Aliás, a maioria das pessoas nem sabe o que esperar em termos de localização. Nesse sentido, a dica é a seguinte: defina com detalhes o que você espera do seu bairro, da sua vizinhança e do seu entorno.
Talvez, você busque um bairro tranquilo, arborizado e silencioso. Mas se, por exemplo, você tiver — ou quiser ter — 4 filhos, se trabalha fora e precisa se locomover várias vezes ao longo do dia, talvez, uma localização estritamente residencial não seja o mais indicado.
Então, defina suas prioridades, crie e organize todos os dados em uma lista.
2. Pense nas comodidades e conveniências
Um ponto importantíssimo de ter em mente na hora de decidir a localização do imóvel é referente às opções de restaurantes, lojas, mercados, hospitais, farmácias e diversos outros serviços que são fundamentais de se ter por perto.
O ideal é se basear no seu estilo de vida ao visitar opções de imóveis. Escolha a localização que mais oferecer opções dentro do que você espera. Em todo caso, para quem pretende ter filhos ou convive com pessoas idosas, a proximidade com hospitais e clínicas é um item que não pode ser descartado.
3. Considere as opções de escolas
Outro ponto chave são as opções de escolas e cursos da região. Mesmo que você ainda não tenha filhos ou parentes em idade escolar, se um dia pretende ter, é bom levar esse item em conta.
Levar e buscar as crianças todos os dias na escola não é tarefa fácil e pode demorar mais ou menos tempo conforme o local onde você mora. Então, para evitar estresse e tempo desperdiçado em trânsito, considere as escolas presentes na região. Afinal, ter os filhos estudando perto de casa reduz bastante as preocupações.
4. Avalie a facilidade de acesso e a segurança
Talvez um dos pontos mais relevantes da lista seja a facilidade de acesso ao bairro e a segurança. Entrar e sair precisa ser fácil. Você deve avaliar se existem opções variadas de transporte público que levem a diferentes pontos da cidade e também se é tranquilo se locomover de carro pelas redondezas.
Não pense apenas em você e no seu núcleo familiar, mas também nos parentes e amigos que porventura podem te visitar. Seria legal se eles pudessem entrar e sair do bairro com facilidade e com segurança.
5. Escolha uma boa vizinhança
Por fim, mas não menos importante, a vizinhança é um quesito importante na hora de escolher a localização do seu novo apartamento. Ande pelas ruas em horários diferentes, observe a movimentação das pessoas, o comportamento delas.
Observe-as entrando e saindo de casa, se relacionando. Procure analisar se há igrejas, clubes ou centros de convivência como praças, por exemplo, que possam promover um relacionamento mais próximo com seus vizinhos. Se os vizinhos forem pessoas tranquilas e o ambiente for alegre e equilibrado, sem dúvida, são pontos favoráveis na hora da escolha.
Comprar o apartamento dos sonhos é mesmo um grande passo e inaugura uma nova fase na vida de qualquer pessoa. Portanto, cuide de todos os aspectos que envolvem essa decisão e, por mais que a ansiedade “grite”, tenha paciência! Avalie todas as suas possibilidades antes de assinar o contrato.
Muitas vezes o imóvel dos nossos sonhos está localizado em um bairro desconhecido. Por isso, antes de realizarmos nosso sonho precisamos dar uma checada no bairro, perceber se ele nos oferece comodidade e infraestrutura. Confira 5 dicas de como avaliar o bairro para fechar a compra de um apartamento.
1 – Confira se o bairro se encaixa na sua rotina
Nossa rotina determinará nossa qualidade de vida no determinado bairro. Para quem vive em grandes centros urbanos, os deslocamentos são pontos essenciais para serem levados em consideração. Morar em um bairro que saia muito do raio trabalho ou faculdade, por exemplo, não é uma boa opção, pois, além da correria, a logística aumenta.
2 – Menores Deslocamentos
O melhor bairro é aquele que consegue suprir suas necessidades, ou seja, aquele que você menos se desloca, que possui um bom supermercado, grandes redes de farmácias, escolas, padarias, minimercados, academias, banco, posto de gasolina, cabeleireiro, entre outros tipos de comércio ou serviço, que estejam em sua lista de necessidades.
Com sua valorização nesse ponto, você ganha um atrativo maior de poder contar com maneiras mais práticas e rápidas, facilitando o dia a dia, como, por exemplo, um mercado perto. Assim, precisando de uma garrafa de leite, ou se o café acabar, o mercado te dará a possibilidade de ir às compras e, dependendo do local, nem precise tirar o carro da garagem.
3 – Oferta de infraestrutura
Confira a oferta de transportes públicos para o bairro, mesmo não precisando, pois outras pessoas podem precisar, como empregados domésticos, prestadores de serviços e até mesmo visitantes. Outro ponto a ser considerado é a qualidade da iluminação pública do local. Um bom bairro também conta com áreas verdes, como parques, jardins, que além de tornar o bairro mais bonito, influenciam na qualidade do ar e no clima local, podendo servir também como ótimas alternativas de lazer e práticas de uma vida saudável.
Visite o bairro durante o dia e durante a noite. No período da manhã é o momento em que você pode ter a visão mais correta de como é o local no dia a dia, com os estabelecimentos abertos, alta demanda de transportes, trânsito, etc. Durante o período da noite, além de observar a iluminação do bairro, você pode comparar a quantidade de comércio que continua atuando nesse período, além da percepção de quais são os horários de pico no trânsito e no transporte público do bairro.
4 – Conheça os vizinhos
Saber o tipo de pessoas que irão compartilhar o mesmo bairro, mesmo edifício que você é tão importante quanto o resto. Converse com os seus potencias futuros vizinhos, veja com eles o que pensam sobre o bairro, quais são os problemas mais frequentes, como é a segurança do local, como é o trânsito, se há locais de alagamentos e outras questões de importância. É bom entender como será seu vizinho de cima. Assim, o aconselhável é marcar visitas no horário em que frequentemente você se encontrará no seu apartamento para ter a percepção de barulhos, ocupação da garagem, etc.
5 – Segurança
Naturalmente, os lugares com boa iluminação, que possuem câmeras de segurança, tanto particulares quanto públicas, circulação de policiamento, são mais seguros do que outros que não possuem. Confira como é a portaria do seu prédio, a entrada da garagem e os entornos do edifício.
Bônus – Feira de rua
Possuir uma feira perto de casa pode ser tanto um benefício, quanto um malefício. Para as pessoas que não dirigem, a feira não interfere na rotina. No entanto, para quem precisa do carro a feira pode ser um empecilho para seu deslocamento.
Fonte: PRECON Construtora
Agora a escolha é sua!
Diante de todas essas dicas que deixamos para você, não se esqueça de analisar todos os pontos citados acima de forma meticulosa para garantir que você e a sua família façam uma boa escolha.
Afinal, a compra de um apartamento é um investimento para a vida toda e você terá que conviver na região escolhida por muito tempo.
Gostou do nosso conteúdo e gostaria de receber mais dicas sobre como morar bem? É só assinar a nossa newsletter que você terá acesso a conteúdos exclusivos sobre qualidade de vida e bem-estar, mercado imobiliário e finanças, além de decoração, diretamente no seu e-mail.
Leandro Terres Zortéa iniciou suas atividades como corretor de imóveis em 2017, visando construir a sua história no mercado imobiliário de Goiânia, de forma sólida, confiável e duradoura.
Trata-se de um corretor de imóveis atuante no mercado, com um Histórico Íntegro e de ótimas negociações.
Ética Profissional e Transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário.
A Excelência em consultoria imobiliária, fez de Leandro T Zortéa uma das Referências no mercado imobiliário regional, com soluções que geram Ganhos Financeiros Acima da Média.
Atuando em médio e alto padrão virou um Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa.Corretor de Imóveis em Goiânia!!!
Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
A grife do bem viver.
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
https://www.eubuscoimoveis.com.br/mondocasaimoveis
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário