Dicas para quem quer fazer uma mudança sem perrengue.

Dicas para quem quer fazer uma mudança sem perrengue.

Fazer mudança não precisa ser um sufoco, um fardo ou mesmo um momento cansativo e trabalhoso. Pelo contrário. Quando bem planejada, ela pode ser até divertida. Afinal, você está chegando em um lugar novo e é importante que essa transição venha acompanhada de leveza e boas energias desde o primeiro dia. Mudança sem perrengue é possível e evita muita dor de cabeça.

Por isso, este artigo traz 8 dicas de como planejar e organizar a mudança sem desanimar antes da hora.

8 dicas para uma mudança sem perrengue

Será que é mesmo possível fazer uma mudança sem perrengue? Pode acreditar: é sim! Veja 8 dicas que vão ajudar a deixar tudo mais fácil.

1. Jogue o lixo fora

Pode até parecer óbvio, mas não é tanto assim: jogue o lixo fora. Antes de qualquer coisa, uma mudança sem perrengue significa eliminar tudo aquilo que não vai para a casa nova. Ao longo dos anos, é natural que as pessoas acumulem coisas que perdem sua finalidade e deixam de ser usadas – muitas delas, inclusive, sob o efeito sentimental. Mas isso acaba comprometendo o espaço disponível e gerando a sensação de bagunça. 

Então, faça um raio x de tudo o que você já tem e veja o que pode ficar para trás. Coloque fora o que está parado ou só ocupando espaço, principalmente em gavetas. Objetos de estimação podem ficar guardados na memória. Uma mudança sem perrengue significa, também, reduzir a quantidade de entulho que irá participar desta transição.

2. Desapegue 

Além do lixo, há também muitos objetos que não necessariamente precisam ir para o lixo. São itens que podem, ainda, ser usados, mas que, por algum motivo, perderam sua utilidade para quem o tem. Isso vai de roupas e sapatos até a móveis – especialmente, aqueles que são grandes demais e não vão caber na casa nova. O caminho aqui, então, é o mesmo de antes: desapegue. Separe estes itens e faça uma doação ou venda para que ele recupere sua utilidade. Sempre há alguém precisando mais do que você.

3. Separe caixas e outros materiais para armazenar os objetos da mudança

Assim que a mudança for confirmada, já vá guardando caixas e outros materiais para empacotar e armazenar os itens e objetos que irão para a casa nova. Tudo pode ajudar: caixas plásticas organizadoras, malas de viagem e ecobags, por exemplo. Até alguns acessórios que temos em casa também podem ser aproveitados, como porta-meias e porta-cuecas. Para economizar, busque algumas caixas de papelão em supermercados, que costumam doar este tipo de material. Para os itens mais frágeis, use roupas, toalhas, lençóis e até cobertas como escudo protetor, o que vai ajudar a ter uma mudança sem perrengue.

4. Separe os itens por categoria ou cômodo

Antes de fazer a mudança, armazene os itens e objetos por categoria ou por cômodo da casa. Por exemplo: 

  • itens de banheiro e produtos de higiene pessoal;
  • utensílios de cozinha, como panelas, pratos e copos;
  • alimentos e bebidas;
  • jogos de cama, mesa e banho;
  • roupas;
  • sapatos;
  • remédios;
  • livros e cadernos;
  • objetos de decoração.

Esta é uma ótima estratégia para o momento em que você começará a desempacotar as coisas, pois já vai saber o que vai encontrar em cada lugar. Afinal, é normal que muitas caixas permaneçam fechadas e empilhadas por alguns dias ou semanas depois da mudança. Assim, você não corre o risco de começar a mexer e não conseguir parar mais, deixando um rastro de bagunça pelo caminho. 

Fazer uma mudança sem perrengue significa ter tudo bem organizado.

5. Identifique as caixas

Outra estratégia que pode ajudar no momento de desempacotar as coisas é identificar as caixas com o que há dentro delas. Escreva à mão mesmo, com uma canetinha, ou, então, cole etiquetas mais firmes. Assim, você poderá guardar as caixas dentro dos cômodos respectivos e não deixá-las acumuladas em um só ambiente da casa. Além disso, também evita que elas tenham que ser abertas para fazer essa distribuição.

6. Separe alguns itens de necessidade básica do resto da mudança

Na hora de organizar a mudança, evite misturar alguns itens básicos com o resto dos objetos, como, por exemplo, sacolas plásticas, fitas adesivas, jornais, papel, caneta e parafusos e outros itens que você irá utilizar primeiro quando chegar na nova casa. Ter estes pequenos objetos à mão vai facilitar muito na hora de começar a desempacotar as coisas. Vai evitar ter que abrir caixas sem necessidade e também gastos desnecessários para fazer novas compras. Então, procure identificar tudo que terá uso imediato e carregue na bolsa ou, então, em uma ecobag pequena. 

7. Escolha uma transportadora de confiança

Fazer uma mudança sem perrengue não depende só do planejamento dos moradores da casa, mas também de quem fará o transporte dos móveis e objetos. De nada adianta fazer a melhor organização se a empresa contratada não for cuidadosa ou de confiança, por exemplo. Então, pesquise bem antes de escolher. Veja se a transportadora tem uma boa reputação e busque referência com amigos. O mais barato pode sair caro, já dizia o clichê, afinal.

8. Divirta-se

Por fim, tente não se preocupar tanto ou ser tão rígido com tudo. Faça com que esta transição seja um processo divertido e memorável para todos. Antes mesmo de começar a empacotar as coisas na casa velha ou, então, quando chegar com tudo no novo espaço, faça pequenos rituais para tornar tudo mais leve. Coloque música, cante, dance, acenda um incenso e deixe bebidas e petiscos à disposição para ir degustando enquanto faz ou desfaz as malas. Esta é uma nova fase que começa e, por isso, merece ser vivida com toda a intensidade.

E por aí, quais são os seus segredos para fazer uma mudança sem perrengue? Compartilhe com a gente!

Fonte: OK Construtora!

Gostou deste artigo e das dicas encontradas nele? Então não deixe de ler mais em nosso site!

Leandro Terres Zortéa iniciou suas atividades como corretor de imóveis em 2017, visando construir a sua história no mercado imobiliário de Goiânia, de forma sólida, confiável e duradoura.
Trata-se de um corretor de imóveis atuante no mercado, com um Histórico Íntegro e de ótimas negociações.
Ética Profissional e Transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário.
A Excelência em consultoria imobiliária, fez de Leandro T Zortéa uma das Referências no mercado imobiliário regional, com soluções que geram Ganhos Financeiros Acima da Média.
Atuando em médio e alto padrão virou um Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.

Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!

O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa.Corretor de Imóveis em Goiânia!!!

Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
A  grife do bem viver.
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
https://www.eubuscoimoveis.com.br/mondocasaimoveis  
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea 

Comentários