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5 informações sobre financiamento imobiliário. Tudo sobre financiamento de imóveis.

5 informações sobre financiamento imobiliário.

Neste texto falaremos sobre 5 dicas que podem te ajudar a conseguir o financiamento imobiliário com mais facilidade.

A hora de comprar a casa própria é sempre cercada de expectativa, principalmente quando a compra é feita através de financiamento imobiliário. Pois, este pode ser um processo complexo, mas há uma forma de evitar dores de cabeça pelo medo de não ser aprovado.

Um financiamento bancário pode ser negado por diversos motivos, sendo que alguns são até difíceis de imaginar. Por isso, se você pensa em comprar um imóvel em Itu ou região e não quer ser pego de surpresa, preste atenção em algumas dicas que podem facilitar o seu caminho até a aprovação final.

1. Tenha certeza que seu nome está limpo

Primeiramente, antes de iniciar o processo de financiamento, verifique se está tudo certo confira a situação do seu CPF. Essa averiguação pode ser feita junto aos órgãos de proteção ao crédito, como Boa Vista SCPC/Serasa.

Pois, parece óbvio, mas muita gente acaba tendo o financiamento negado porque possui algum tipo de restrição de crédito vinculada ao nome. A dívida pode ser pequena, mas se está lá vai atrapalhar todo o processo. Portanto, nestes casos procure negociar e quitar a pendência antes de se candidatar ao financiamento, a fim de evitar atrasos no processo.

2. Confira seu “Cadastro Positivo”

Muita gente não sabe, mas o Serasa Experian mantém um cadastro positivo com a relação dos bons pagadores. Isto significa que, o sistema guarda informações sobre estas pessoas, facilitando assim a análise de perfil feita pelos credores.

Portanto, se o seu nome estiver entre eles, a sua aprovação tem mais chances de acontecer. Além disso, você ainda pode ter a vantagem de negociar taxas de juros facilidade. Por isso, acesse o site do Serasa Experian para saber mais informações sobre este recurso.

3. Seja realista se planeje

Seja realista e não dê um passo maior que as pernas na hora de escolher o imóvel para ser financiado. Pois, o valor do financiamento não pode comprometer 30% da sua renda mensal.

Logo, a sua proposta deve ser bastante razoável e fácil de ser posta em prática. Visto que, se o credor identificar que você está querendo comprometer uma fatia grande do seu orçamento e que ele corre o risco de não receber o dinheiro, com certeza o seu financiamento será rejeitado.

4. Antecipe os documentos

Cada banco pode trabalhar de acordo com um processo próprio de financiamento. Mas, de uma forma geral, as instituições financeiras consideram alguns documentos como obrigatórios, sendo eles:

Documentos do comprador:

  • CPF e RG do comprador, para identificar em nome de quem será solicitado o financiamento;
  • Comprovante de renda ou declaração do imposto de renda, estes registros são necessários para saber se a pessoa possui condições financeiras para realizar o pagamento das parcelas do financiamento;
  • Comprovante de residência, a fim de identificar o local onde o futuro comprador mora atualmente.

Documentos do imóvel:

  • Comprovante de inexistência de débito de condomínio e certidão negativa de IPTU, para verificar se consta algum débito relacionado ao imóvel;
  • Matrícula atualizada do imóvel; que apresenta todo o histórico do imóvel e informações relacionadas ao proprietário do local;
  • Uma avaliação do imóvel assinada por um engenheiro credenciado ao banco credor, para comprovar se o valor do imóvel está nos parâmetros do mercado e do financiamento solicitado.

Entretanto, além destes documentos os bancos podem solicitar outros documentos para dar entrada no financiamento. Portanto, converse com seu gerente para obter mais informações.

5. Avalie o seu relacionamento com o banco

Normalmente, o banco em que você possui investimentos, poupanças e conta-corrente tende a ser o melhor local para dar entrada no financiamento. Principalmente, nos casos em que o relacionamento com o banco é sólido e duradouro.

No entanto, pode ser que mesmo assim o seu banco não ofereça a melhor proposta de financiamento. Então, pesquise os melhores valores entre as instituições disponíveis, considerando o valor das parcelas, os prazos de pagamento e os juros cobrados. Pois, essa pesquisa pode apontar uma economia significativa de dinheiro, ainda que a longo prazo.

Portanto, pesquise bastante e faça as contas, a fim de encontrar a melhor opção de financiamento para você e a sua família. 

Tudo sobre financiamento de imóveis.

Confira o conteúdo logo abaixo e deixe suas dúvidas nos comentários. 😉

O que é o financiamento de imóveis?

O financiamento de imóveis é um tipo de linha de crédito ofertada por instituições financeiras públicas e privadas, com o intuito de facilitar o processo de compra de imóveis. Este tipo de serviço pode ser utilizado para a aquisição de casas, apartamentos e terrenos, sejam eles para fins comerciais ou residenciais.

Quais são as vantagens do financiamento?

Através do financiamento imobiliário, mais pessoas passaram a ter condições financeiras de realizar o sonho da casa própria. Pois, a aquisição de imóveis se tornou mais acessível devido as modalidades disponíveis e das taxas de juros, que estão mais atrativas a cada dia.

Ademais, o financiamento de imóveis permite que você possa adequá-lo à sua realidade da melhor forma possível. Por exemplo, você pode dar uma entrada de 20% na compra do imóvel e financiar o valor restante. Logo, este valor será dividido em uma quantidade específica de parcelas, para serem quitadas ao longo dos anos.

Então, se você pensa em comprar uma propriedade, o financiamento pode ser uma alternativa. Mas, antes de recorrer a ele, continue lendo ao nosso texto para conhecer tudo sobre financiamento de imóveis e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Planeje-se e escolha a melhor modalidade para o seu perfil

Primeiramente, você deve entender que o financiamento é um projeto de longo prazo. Ou seja, ele exige que você se planeje financeiramente para arcar com as despesas geradas pelo processo. Portanto, faça as contas e pense no futuro!

Apesar disso, o mercado oferece diversas modalidades de financiamento atualmente. Sendo que cada uma é voltada para um público específico, facilitando assim aquisição de imóveis para toda a população. Conheça cada modalidade de financiamento de imóveis aqui!

Contate o seu banco e faça simulações

É extremamente importante que você fale com um profissional da área financeira para iniciar a análise do seu financiamento. Por isso, indicamos que você contate o seu banco primeiramente, a fim de saber quais opções eles disponibilizaram para você.

Entretanto, também é interessante que conversar com correspondentes bancários credenciados. Pois, eles podem oferecer condições ainda mais vantajosas que o seu banco.

Mas, apesar do meio utilizado para obter essas informações, tenha em mente que é fundamental realizar simulações de financiamento. Assim, você saberá qual valor poderá financiar dentro da modalidade mais adequada ao seu perfil.

Além disso, esses profissionais serão responsáveis por orientar você sobre a documentação necessária para prosseguir com o financiamento e o que pode ser feito agilizá-lo.

Taxas de juros

Um ponto muito importante que deve ser citado aqui, é que cada instituição pratica uma taxa de juros específica. Sendo que, essa taxa está ligada diretamente com a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que é taxa de juros básica da economia brasileira. Ou seja, ela é responsável por auxiliar o governo a manter a estabilidade financeira do país, evitando descontroles de preços e perda do poder aquisitivo dos brasileiros.

Então, é importante que verifique sobre a taxa de juros que está sendo adotada no seu financiamento.

Basicamente, existem dois tipos de taxas adotadas em um financiamento de imóveis: os juros pré-fixado e o pós-fixado. Contudo, cada um deles causará um impacto diferente nas parcelas que serão pagas por você.

Juros pré-fixados: as taxas são estabelecidas previamente em contrato. Dessa forma, você saberá exatamente o que pagará em cada parcela.

Juros pós-fixado: funciona em oposição aos juros pré-fixados, logo, ela pode variar durante o contrato de acordo com a inflação. Ou seja, ela não é fixa e pode sofrer alteração a qualquer momento.

Sendo assim, escolher entre o financiamento pré-fixado ou pós-fixado depende muito do perfil do cliente e da economia no país. Por isso, é importante que você compare ambas as taxas e que analise a inflação atual, a fim de calcular qual opção gera mais segurança a longo prazo.

Assim, com esses dados em mãos, ficará muito mais fácil iniciar as pesquisas para encontrar o imóvel certo.

Procure pelo imóvel ideal

Agora chegou o momento de iniciar as buscas pelo imóvel dos seus sonhos. Por esse motivo, recomendamos que você liste quais necessidades o imóvel deve atender, tais como: localização e infraestrutura, por exemplo.

Após definir estes pontos, inicie as pesquisas através portais imobiliários e também entre em contato com uma imobiliária. Dado que, ao contatar uma imobiliária, você terá todo o suporte necessário para encontrar uma propriedade que atenda às suas necessidades e que esteja apta para o financiamento.


Depois de algum tempo, você terá encontrado o imóvel ideal e será hora de iniciar uma negociação. Com a negociação em andamento, você terá que acionar o responsável pelo seu financiamento para realizar uma vistoria no local.

Essa vistoria é realizada por um engenheiro credenciado, que irá averiguar se o imóvel está dentro dos parâmetros para ser aprovado no financiamento. E, caso a propriedade seja aprovada, o processo continuará correndo normalmente até a assinatura do contrato.

Documentação necessária para realizar o financiamento de imóveis

Depois da avaliação do imóvel, será necessário providenciar alguns documentos para avançar com a negociação. Por isso, citaremos abaixo todos os documentos que serão necessários para dar continuidade ao financiamento:

Documentos do comprador:

  • RG e CPF originais e cópia, para identificar quem está solicitando o financiamento;
  • Certidão de casamento ou união estável, deve ser apresentado somente nos casos em que o comprador é casado para legitimar a união dos cônjuges;
  • Comprovante de endereço, para comprovar o local onde o solicitante reside atualmente;
  • Extrato bancário, imposto de renda ou holerites, esses documentos são utilizados para atestar que a renda do comprador é compatível com o valor do imóvel e do financiamento;
  • Certidão conjunta negativa de débitos referente a tributos federais, a fim de comprovar que não existe nenhum débito em nome do comprador, que possa prejudicar o pagamento do financiamento;
  • Carteira de trabalho, a fim de confirmar a profissão do solicitante do financiamento.

Documentos do vendedor pessoa física:

  • RG e CPF, com a finalidade identificar quem é o proprietário do imóvel atualmente e quem receberá o valor do financiamento;
  • Certidão de casamento, deve ser apresentado somente nos casos em que o vendedor é casado para legitimar a união dos cônjuges;
  • Declaração de atividade profissional, a fim de atestar a profissão do vendedor;
  • Certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais, com o propósito de comprovar que não existe nenhum débito em nome do vendedor que possa afetar a venda do imóvel.

Documentos do vendedor pessoa jurídica:

  • Carta dos representantes da empresa com firma reconhecida em cartório, com o intuito de reconhecer a identidade da empresa proprietária do imóvel;
  • Certidão negativa de débito (CND), para confirmar que não há nenhuma pendência financeira ou processual em nome da empresa;
  • Cópia do contrato ou estatuto social registrado em Junta Comercial, são responsáveis por apresentar todos dados cadastrais da empresa para atestar a sua existência;
  • No caso de estatuto social, também é necessário apresentar a ata de eleição da diretoria registrada na Junta Comercial;
  • Certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais (CCN), com a intenção de comprovar que a empresa não tem nenhuma pendência relativa a débitos, informações cadastrais ou de declarações.

Documentos do imóvel:

  • Título de propriedade com o respectivo registro, este documento atesta quem é o dono da propriedade assim como todas as informações sobre o local;
  • Certidão dominial vintenária, através deste documento é possível verificar todos os registros realizados no imóvel nos últimos vinte anos, a fim de saber se o mesmo está regularizado e pode ser comercializado;
  • Certidão negativa de ônus reais, responsável por informar se há alguma restrição do imóvel que possam impedir a posse do mesmo;
  • Certidão negativa do IPTU, para saber se a propriedade conta com algum valor em aberto do IPTU.

Emissão do contrato e registro do imóvel

Após a entrega dessa documentação, ela será analisada pelo profissional responsável pelo seu financiamento, a fim de verificar se está tudo certo para prosseguir com o processo.

Com a aprovação da documentação, uma minuta é produzida para formalizar toda a negociação. Por fim, essa minuta é entregue aos envolvidos e com o aceite de todos é iniciada a confecção do contrato.

Com o contrato assinado pelo comprador e vendedor, é necessário que ele seja registrado em um Cartório de Imóveis. A partir desse registro, o comprador do imóvel passa ser reconhecido como novo proprietário do imóvel.

O custo desse registro varia de acordo com cada estado e com o valor da transação. Além disso, também é necessário que o comprador do imóvel realize o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel). Este imposto é responsável por oficializar o processo de compra de um imóvel, pois é a partir dele que a nova documentação da propriedade é liberada.

Pagamento do financiamento de imóveis

Posteriormente a liberação do registro do imóvel, o banco libera o pagamento do financiamento ao vendedor da propriedade. Toda essa ação leva em média 6 dias úteis para ser concluída, considerando que toda a documentação esteja em ordem.

Assim, depois de todo esse processo, você será reconhecido como o proprietário do imóvel. Entretanto, o termo de quitação do imóvel será emitido somente após o pagamento de todas as parcelas do financiamento, que pode ter duração de até 35 anos.

Desse modo, é muito importante que você se comprometa a realizar os pagamentos em dia. Pois, caso o contrário, corre o risco de perder o imóvel para o banco.

Portanto, tenha um fundo de reserva, para assegurar que as parcelas serão pagas normalmente, mesmo em tempos de crise.

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Comentários



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