O mercado imobiliário que vai além dos imóveis; entenda.

O mercado imobiliário que vai além dos imóveis; entenda. 


Para poder entregar as chaves de um imóvel pronto aos moradores, os empreendimentos passam pelos olhares e mãos de uma série de profissionais capacitados nas mais diferentes áreas.

Além disso, a construção civil pede habilidades que ultrapassam o canteiro de obras, visto que o sucesso no setor envolve uma visão 360 graus do mercado imobiliário e de tudo o que está acontecendo na economia.

Por isso, engana-se quem acredita que o segmento está atrelado apenas aquilo que os olhos conseguem ver quando os responsáveis pela construção cortam a faixa de inauguração.

Os bastidores envolvem estratégias, capacidades e tópicos de atenção que não são vistos nos palcos da construção. civil. Logo, é bom conhecer um pouco mais sobre quais são esses pontos.

Mercado de imóveis com áreas de apoio qualificadas

Ao falar em mercado imobiliário, é normal que a ideia das pessoas remeta-se a engenheiros, arquitetos e mestres de obras. No entanto, o setor abrange áreas com responsabilidades tão grandes quanto quem está no dia a dia dos cálculos, projeções e supervisões dentro das obras.

Exemplos disso são os segmentos de marketing, comercial, relacionamento com clientes, recursos humanos e tecnologia da informação. Unidos, eles fornecem suporte técnico, administrativo e logístico, tornando o processo de construção mais eficiente e lucrativo.

Organização e planejamento como foco

Nenhum imóvel sai do chão sem um planejamento estratégico bem elaborado. Sendo assim, as empresas que almejam ter sucesso no setor precisam se atentar a pontos-chave na elaboração do empreendimento.

Entre eles, saber analisar o mercado, definir metas objetivas e mensuráveis, avaliar os concorrentes e estabelecer uma visão de longo prazo.

Aliado a isso, entra a gestão do negócio como um todo. As áreas podem ser diferentes. Porém, elas estão interligadas. Sendo assim, estabelecer padrões de qualidade, aproveitar as tecnologias disponíveis para integração e investir em uma comunicação interna clara fazem toda a diferença no processo de construção de imóveis.

Setor deve contar com gestores qualificados e prontos

A gestão é o cerne de tudo o que acontece nos empreendimentos, desde os primeiros passos para a construção até a entrega dos apartamentos. Por isso, as empresas precisam contar com profissionais que saibam conduzir os projetos da melhor forma possível.

A gestão de qualidade promove a integração dos imóveis com a comunidade ao seu redor, o que favorece a recepção do lançamento imobiliário. Ao falar em comunicação, os gestores devem ter cuidado especial com os stakeholders, como governos locais, instituições financeiras, fornecedores e organizações não governamentais.

Contudo, é importante estabelecer parcerias estratégicas que promovam benefícios para os dois lados da negociação, a exemplo do cuidado com o meio ambiente e com as condições de trabalho.

Além disso, cuidado com a elaboração de padrões a serem seguidos durante as obras e o acompanhamento pós-construção para averiguar se o imóvel atende às necessidades dos moradores.

Olhar apurado para oportunidades escondidas

Não importa o setor. Saber olhar as oportunidades na hora certa é crucial para o sucesso ou fracasso do negócio. Todavia, quando falamos em mercado imobiliário, esse aspecto se intensifica. Afinal, uma obra envolve investimentos altos que, se mal feitos, podem comprometer o cenário das empresas.

Dessa forma, é essencial entender que o mercado de imóveis é cíclico. Isso quer dizer que o setor da construção passa pelas etapas de expansão, sobreoferta, recessão e recuperação.

Atualmente, estamos vivendo a sobreoferta, que consiste na diminuição do volume de lançamentos. Esse movimento vem da cautela das incorporadoras quanto ao ritmo elevado de empreendimentos em um cenário de insegurança econômica.

coluna Eduarda Tolentino imóveis

Manter-se competitivo no mercado de imóveis

A competição faz parte do jogo dos negócios. Então, para aumentar as entregas dos projetos, não tem outro caminho a não ser estar sempre um passo à frente.

Sendo assim, a empresa e o profissional que conseguem se adaptar às mudanças e aprender com os erros, sai em vantagem. Ainda mais em um mercado que vive em constante transformação.

Para isso, é fundamental colocar-se em uma posição de aprendizado constante. Ou seja, adotar uma abordagem estratégica e proativa a fim de tornar a reinvenção um diferencial.

Ao antecipar as tendências e pensar em soluções de modo criativo, fica mais simples e objetivo se destacar da concorrência, além de impulsionar a competitividade e o sucesso no setor.

Só conhecimento técnico não é suficiente

O mercado imobiliário além dos imóveis é repleto de questões que envolvem construção de times, união de pessoas comprometidas, qualificadas e habilidades que saem do conhecimento técnico das obras.

O sucesso no setor também caminha por aptidões interpessoais como comunicação eficaz, times engajados, liderança exemplar, trabalho em equipe e gerenciamento de projetos.

A fusão entre esses conhecimentos faz com que os resultados das entregas sejam satisfatórios e contemplem as melhores condições tanto para quem compra, quanto para quem constrói.

Quando alinhadas, essas capacidades servem como propulsores para a qualidade do trabalho, a satisfação do cliente e o sucesso geral do empreendimento.

*Eduarda Tolentino é sócia e presidente do conselho da BRZ Empreendimentos

 https://www.moneytimes.com.br/o-mercado-imobiliario-que-vai-alem-dos-imoveis-entenda/ 


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