DUE DELIGENCE sob a ótica do advogado imobiliário.
Em uma negociação imobiliária, é praxe no mercado, a análise da situação do imóvel e de seus proprietários, a fim de gerar segurança ao adquirente na conclusão da transação e assim, “tira-se” as certidões negativas, tais como, trabalhista, cível, federal, receita federal, IPTU, condominial e a matrícula atualizada do imóvel.
Contudo, somente essa parca análise não é suficiente para conceder às partes negociantes a segurança jurídica que necessitam, assim, uma prática, ainda em desenvolvimento no mercado brasileiro, surge: a DUE DILIGENCE ou COMPLIANCE IMOBILIÁRIO.
A prática é muito comum nas transações e aquisições societárias, ou seja, na negociação envolvendo empresas e cresce cada vez mais no mercado imobiliário.
Esse procedimento é complexo e visa analisar e compreender potenciais riscos que o negócio possa trazer, no âmbito jurídico e financeiro da relação imobiliária, permitindo que os vendedores, compradores e os corretores de imóveis cientifiquem-se quanto a viabilidade do futuro negócio jurídico.
A DUE DILIGENCE servirá para investigar os vendedores, o imóvel e os compradores, mensurando-se os riscos futuros da negociação, concedendo aos interessados uma tomada de decisão baseada em dados. A DUE DILIGENCE servirá para investigar os vendedores, o imóvel e os compradores, mensurando-se os riscos futuros da negociação, concedendo aos interessados uma tomada de decisão baseada em dados.
O advogado imobiliário checará o histórico das partes envolvidas, de forma completa, ou seja, procederá em uma análise minuciosa do vendedor e do comprador (também analisará a empresa, que porventura, seja o vendedor proprietário ou sócio), colhendo informações junto ao Poder Judiciário (“tira” as certidões negativas), analisando eventuais processos judiciais, checará a capacidade financeira do comprador, bem como, analisará a matrícula do imóvel, com o objetivo de confirmar a propriedade do bem, vislumbrar e analisar os gravames, penhora, indisponibilidade, usufruto, averbação de contrato de locação, inventário, dentre outros problemas que poderão inviabilizar a sua aquisição.
Ademais, faz-se necessária a pesquisa junto à Prefeitura para tomar conhecimento de eventuais pendências financeiras, tombamento, desapropriação, bem como, obter junto ao Condomínio, a certidão negativa de possíveis dívidas.
Enfim, o “dossiê imobiliário” deverá conter:
Dos negociantes
• Documentos pessoais dos envolvidos no negócio: RG e CPF, se pessoas físicas, comprovante de situação cadastral no CNPJ e documentos societários, se pessoa jurídica;
• Comprovante de endereço das pessoas pesquisadas;
• Declaração de participações societárias;
• Consulta completa de crédito;
• Certidão Negativa de Protesto de Títulos;
• Certidões de ações na Justiça Estadual Cível, Criminal, na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho;
• Certidão negativa de débitos federais inscritos na dívida ativa e lista de devedores (PGFN) e não inscritos (Receita Federal).
Do imóvel
• Certidão de Matrícula do imóvel atualizada
• Certidão de Ônus Reais, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis;
• Carnês de IPTU do ano vigente e certidão negativa de débitos imobiliários;
• Certidão do cadastro de contribuintes do imóvel, emitida pelo município onde ele está registrado, se for imóvel urbano;
• Certidões de quitação de contas de consumo, tais como, água, energia elétrica, telefone e gás;
• Declaração da prefeitura do município em que o imóvel está localizado, afirmando que o bem não está em local objeto de desapropriação, tombamento ou nas proximidades de imóveis tombados;
• Convenção de condomínio, ata da última assembleia realizada e regimento interno, bem como a Certidão negativa de dívida condominial;
• Planta das edificações presentes no terreno;
• Auto de Conclusão de Obra (Habite-se/TCO);
• Anotação de Responsabilidade Técnica ou Registro de Responsabilidade Técnica das obras realizadas no imóvel.
https://horacampinas.com.br/due-deligence-imobiliaria-compliance-imobiliario-sob-a-otica-do-advogado-imobiliario-por-renato-ferraz-sampaio-savy/
Renato Ferraz Sampaio Savy é advogado imobiliário e condominial, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, professor universitário, coordenador da pós-graduação de Direito Contratual e Direito Imobiliário do Proordem-Campinas. E-mail: contato@ferrazsampaio.adv.br Site: www.ferrazsampaio.adv.br
GARANTA UMA COMPRA MAIS SEGURA E TRANQUILA DO SEU APÊ.
Tem alguma dúvida sobre pesquisa de imóveis, o que analisar, localização, documentação necessária ou formas de pagamento?
Nós da Eu Busco Imóveis Mondo Casa esclarecemos tudo para você!
Leandro Terres Zortéa iniciou suas atividades como corretor de imóveis em 2017, visando construir a sua história no mercado imobiliário de Goiânia, de forma sólida, confiável e duradoura.
Trata-se de um corretor de imóveis atuante no mercado, com um Histórico íntegro e de ótimas negociações. Ética Profissional e Transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário.
A Excelência em consultoria imobiliária, fez de Leandro T Zortéa uma das Referências no mercado imobiliário regional, com soluções que geram Ganhos Financeiros Acima da Média.
Atuando em médio e alto padrão virou um Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!
O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa.Corretor de Imóveis em Goiânia!!!
Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
A grife do bem viver.
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://ltzimoveis.com.br
https://leandrozortea.blogspot.com/
https://www.eubuscoimoveis.com.br/mondocasaimoveis
WhatsApp: (62) 98519-8935
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário