9 estratégias de fidelização de clientes na corretagem de imóveis.
Hoje, conhecer estratégias de fidelização de clientes é fundamental para qualquer tipo de negócio. O mercado está cada dia mais competitivo, exigindo diferenciais que coloquem a sua marca em evidência, uma vez que as opções são muito variadas, principalmente no ambiente online. Esse tem sido o caminho para conquistar consumidores fiéis e se destacar da concorrência.
Clientes satisfeitos tendem a indicar o seu serviço ou produto para outras pessoas e isso atrai leads qualificados. Além disso, as chances de ter esses clientes retornando aumentam, o que reduz os custos de aquisição de outros novos, enquanto eleva a previsibilidade da receita da empresa.
Portanto, para ajudar você a elaborar as melhores estratégias de fidelização de clientes para o seu negócio, neste post, falaremos sobre algumas das mais importantes. Fique com a gente e confira!
1. Invista em qualidade no atendimento
Um dos grandes diferenciais para fidelizar clientes é algo antigo e bem conhecido, mas continua em alta: a qualidade no atendimento. Se o cliente se3600 sentir satisfeito, ele retorna, senão, um atendimento ruim pode significar um grande detrator para consumidores não muito fiéis.
Sendo assim, para garantir excelência no atendimento, treine a sua equipe de vendedores e os mantenha sempre bem-preparados para lidar com todos os perfis de consumidores. É importante sempre escutar o cliente, ter paciência para ouvir suas dúvidas e, assim, oferecer a melhor solução para o problema apresentado, ainda que não seja a opção mais lucrativa. Em outra oportunidade, você pode ganhar por ter agido da melhor maneira, mesmo sem visar lucro.
2. Proporcione uma boa experiência de compra
Além do atendimento excelente, a boa experiência de compra acrescenta mais aspectos à jornada do cliente durante sua compra. Isso abrange o primeiro contato com a sua marca até a fase pós-venda.
Por isso, para que o seu cliente tenha a melhor experiência possível, analise o funil de vendas com o maior cuidado a fim de assegurar o melhor atendimento. O cliente precisa se identificar com a sua marca, sentir-se satisfeito, seguro e confortável para indicar a sua empresa para outras pessoas, além, claro, de retornar sempre.
3. Trabalhe no pós-venda
O relacionamento pós-venda é essencial para fidelizar clientes. Essa nutrição ao finalizar a compra é o momento em que você demonstra a sua preocupação com a satisfação do consumidor. Manter esse vínculo é uma forma de criar confiança e até superar as expectativas iniciais do cliente.
Além disso, é nessa oportunidade que você colhe informações de valor, como impressões a respeito da qualidade do atendimento, o grau de satisfação com o produto ou serviço, opiniões e sugestões etc. Essa abordagem viabiliza a identificação de problemas pela equipe e de que forma é possível otimizar o trabalho.
4. Amplie os canais de comunicação para o cliente
É importante definir e padronizar as formas de manter uma boa comunicação com os clientes a fim de criar uma identidade no relacionamento, seja por meio físico ou digital. Além disso, ofereça um atendimento multicanal — omnichannel.
Para tanto, procure analisar o perfil do consumidor, sua forma preferida de ser atendido, a linguagem adotada e os canais de comunicação que ele utiliza. Feito isso, fica mais fácil desenvolver estratégias próprias para os diferentes tipos de perfis, uma vez que eles podem entrar em contato sem nenhum esforço.
Lembre-se de que ao falar com o seu cliente nos canais mais usados por ele você terá mais chances de ganhar sua confiança. Isso é válido principalmente no ramo imobiliário, em que as pessoas precisam fazer muitas análises antes de se decidirem pela compra de um imóvel. Portanto, não pense duas vezes, seja omnichannel.
5. Supere as expectativas dos clientes
Hoje, com tanta concorrência e diversas abordagens interessantes e eficientes para manter o interesse dos clientes, fazer uma boa venda já não é suficiente. Agora, é preciso superar expectativas, mas com um pé bem firme na realidade. Solidez com altas doses de expectativas é o que surpreende e ganha o cliente.
Um bom exemplo disso é prometer uma resposta no prazo de 24 horas após uma solicitação ao suporte. Assim, o ideal é reduzir esse tempo para bem menos que o limite estabelecido. Esse tipo de atitude é muito comum em profissionais que respondem pelas estratégias de Customer Success.
São eles que desenvolvem a infraestrutura e os processos necessários para manter a experiência do cliente valiosa. Além disso, proporcionam entregas que sempre superam as expectativas. E, para chegar a esse ponto, o primeiro e importante passo é centralizar os canais e evitar que as informações não sejam compartilhadas.
Com isso, todo colaborador que estiver interagindo com o cliente acessará seu histórico completo. A partir daí, terá condições de prestar um atendimento bom, com base em seu envolvimento com a empresa.
6. Acrescente valor ao seu produto/serviço
Sempre que um cliente passa a notar valor em sua entrega, é sinal de que a relação está se fortalecendo. Contudo, é fundamental tornar essa percepção bastante evidente. Faça isso usando estratégias que complementem a oferta inicial, agregando valor ao que o consumidor procurava no início.
Essas ações são ótimas para entregar uma experiência de compra completa e com expectativas superadas. É importante destacar que, para além do valor percebido na compra em si, ficam os valores intangíveis, como a confiança e a preferência que, muitas vezes, se estabelecem na pós-venda.
7. Treine a sua equipe constantemente
Quando se fala em fidelização de clientes, a discussão em torno da importância do treinamento de novos colaboradores é muito comum. É ainda mais relevante quando um serviço ou produto requer uma curva de aprendizado.
No entanto, a qualificação e o treinamento da equipe nas empresas são igualmente importantes, especialmente do suporte e dos vendedores. E, um dos pilares das estratégias omnichannel é fazer com que todos os integrantes do funil de vendas agreguem valor ao consumidor.
É por isso que qualificar, treinar e atualizar conceitos é fundamental, bem como usar as tecnologias auxiliares, como sistemas CRM e de gestão.
8. Humanize o atendimento ao cliente
O mundo parece cada dia mais digital, frio e repleto de personalidades com ofertas de soluções inalcançáveis. É um cenário onde o relacionamento entre consumidor e empresas se distancia. Nesse ponto, o mais tímido toque humano pode alavancar a sua empresa frente às demais, como uma carta de próprio punho em agradecimento aos clientes acompanhada por um mimo. É um exemplo do tipo de gesto que comove e acolhe.
Alguns clientes podem até mesmo divulgar em postagens no Instagram ou outro canal, o que, muitas vezes, gera mais audiência orgânica. São estratégias que sempre representam algo positivo para os negócios. E experiências emocionais e positivas fortalecem a aceitação do público, que passa a fazer o bom e velho marketing boca a boca. Isso propaga o conhecimento da empresa.
9. Solicite feedback
Muitas marcas cometem o erro de não pedir feedback de seus clientes, principalmente as micro e pequenas empresas. Nunca deixe de fazer o seu. Não cometa o erro de não pedir por feedback. Esse é um problema de várias empresas, especialmente as micro e pequenas.
Clientes são um ativo e contribuem não apenas financeiramente, mas servem como alicerce para fortalecer a sua empresa, destacando-a no mercado.
Portanto, em intervalos regulares, faça o seu pedido de feedback. Isso ajudará na análise do seu negócio, nos detalhes das atividades e ainda é capaz de transmitir aquele sentimento de pertencimento ao seu público.
Manter estratégias de fidelização de clientes exige foco, dedicação aos detalhes e consistência. Mas é importante também preocupar-se sempre com a capacitação dos corretores para que as táticas estejam sempre lado a lado com o que acontece de mais inovador no mercado imobiliário.
Fonte: https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/fidelizacao-de-clientes
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