Minha Casa Minha Vida: um guia completo.

Minha Casa Minha Vida: um guia completo. 







O Minha Casa Minha Vida é um programa de habitação criado em 2009 pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso do brasileiro ao imóvel próprio. 
Por meio de subsídios no valor do imóvel e financiamento facilitado, o programa pode ser uma boa opção para quem quer realizar o sonho da casa própria. 
Para comprar um imóvel pelo MCMV é importante entender como o programa funciona e quais são os pré-requisitos.  
Veja no artigo a seguir tudo o que você precisa saber para comprar um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida. 
O que é o programa Minha Casa Minha Vida? 

O Minha Casa Minha Vida (MCMV) é um programa habitacional criado pelo governo federal brasileiro em 2009 com o objetivo de facilitar o acesso à moradia no Brasil. 

Atualmente, o programa Minha Casa Minha Vida é administrado pelo Ministério das Cidades e facilita a compra de imóveis urbanos e rurais para famílias com renda até R$8 mil.

O MCMV é dividido em faixas de renda, cada uma com suas regras específicas que devem ser seguidas para concretizar a compra de imóveis pelo programa. 

Minha Casa Minha Vida: como funciona?

O programa oferece benefícios como subsídios para compra de imóvel com valores acessíveis e facilidades no financiamento, por meio de taxas de juros reduzidas. 

Além do subsídio e condições de financiamento facilitadas para a compra de imóveis urbanos e rurais, o Minha Casa Minha Vida também conta com parcerias com a iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos para projetos de melhoria da infraestrutura urbana, apoio em reformas e adequações de casas de famílias com membros PCDs, entre outros. 

O Minha Casa Minha Vida é organizado por faixas de renda. As faixas podem sofrer variações de acordo com a região em que está localizado o imóvel. 
Pessoas com no mínimo três anos de contribuição em regime CLT e com contas vinculadas do FGTS também têm condições especiais nas taxas de juros em cada faixa. 

 Veja quais são as faixas do Minha Casa Minha vida: 

Faixas do Minha Casa Minha Vida para compra de imóveis urbanos 

Faixa 1 

  • Famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.000,00 (juros de até 4,50% ou 4% para cotistas do FGTS)
  • Famílias com renda bruta de R$ 2.000,01 até R$ 2.640,00 (juros de até 4,75% ou 4,25% para cotistas do FGTS)
  • Faixa 2
  • Famílias com renda bruta de R$ 2.640,01 até R$ 3.200,00 (juros de até 5,25% ou 4,75% para cotistas do FGTS)
  • Famílias com renda bruta de R$ 3.200,01 até R$ 3.800,00 (juros de até 6% ou 5,50% para cotistas do FGTS)
  • Famílias com renda bruta de R$ 3.800,01 até R$ 4.400,00 (juros de até 7% ou 6,5% para cotistas do FGTS) 
  • Faixa 3 
  • Famílias com renda bruta de R$ 4.400,01 até R$ 8.000,00 (juros de até 8,16% ou 7,66% para cotistas do FGTS)

Para comprar um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida, é necessário atender aos requisitos de renda bruta mensal máxima, além de outras condições como não ter outro imóvel em seu nome.  

Pré-requisitos para participar do Minha Casa Minha Vida. 

Veja a seguir quais são os pré-requisitos que devem ser atendidos para participar do programa Minha Casa Minha Vida:  

  • Ser brasileiro ou ter visto de permanência no Brasil;
  • Não ser proprietário de outro imóvel;
  • Não ter outro financiamento imobiliário;
  • Não ter restrições no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF);
  • Não ter dívidas com o governo federal;
  • Ter idade mínima de 18 anos. 
  • Documentos necessários para participar do Minha Casa Minha Vida

Para se inscrever no Minha Casa Minha Vida, as famílias interessadas precisam apresentar alguns documentos. São eles: 

  • RG e CPF do responsável financeiro;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos;
  • Certidão de casamento ou de união estável;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de Imposto de Renda.
  • Como fazer inscrição no Minha Casa Minha Vida?

Para participar do programa Minha Casa Minha Vida, pessoas pertencentes à Faixa 1 do programa devem se dirigir até a prefeitura da cidade com seus documentos e preencher um cadastro conhecido como Cadastro Único. 

As famílias aprovadas são informadas sobre a disponibilidade de moradias do programa e encaminhadas para dar sequência ao contrato de financiamento. Em geral, acontecem sorteios dos imóveis que contemplam gradativamente as famílias cadastradas.

No caso das Faixas 2 e 3, antes de submeter o cadastro a análise de financiamento, as famílias devem escolher o imóvel participante do programa MCMV. 

O pedido de financiamento pode acontecer através de uma entidade organizadora ou das instituições financeiras que operam o Minha Casa Minha Vida (CAIXA e Banco do Brasil). 

É possível fazer uma simulação do financiamento direto no site da CAIXA. 

Minha Casa Minha Vida 2023: veja o que mudou 

 Após a retomada do Minha Casa Minha Vida, substituído pelo Casa Verde e Amarela na gestão federal anterior, o programa passou por algumas mudanças importantes. Veja quais foram:

  • Retorno da Faixa 1, que contempla famílias de baixa renda, e ampliação das faixas de renda;
  • Compra de imóveis usados;
  • Aumento do teto de valor dos imóveis e ampliação do subsídio;
  • Novas taxas de juros para diferentes faixas de renda;
  • Isenção da Taxa de Administração (TA) do financiamento para famílias de baixa renda (até R$2.640). 
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