Preço x valor em investimentos imobiliários.
Isso também significa que um cliente pode atribuir o mesmo valor a bens oferecidos a preços muito diferentes. Ou, ainda: um apartamento pode custar o dobro de outro.
O preço pode variar de acordo com tendências de mercado e de acordo com o momento da economia do país, o valor é definido por questões mais relacionadas ao imóvel em si, como localização, dimensões e condições de conservação.
Preço x valor: o universo das percepções no ramo imobiliário.
É importante compreender que, cada vez mais, os clientes não compram produtos, mas, sim, artigos que têm valor.
Qual é a diferença entre preço e valor, você sabe?
O conceito é simples. Preço é o que se paga, é o custo, é o dinheiro que se atribui à troca. Valor é o papel representativo do dinheiro, é o que se leva. Nesse sentido, o significado de valor é intangível e vai ao encontro das conquistas, dos sonhos, das metas de vida, daquilo que se almeja à curto, médio e longo prazo.
O administrador de empresas Carlos Alberto Júlio*, que recebeu o Top de Marketing em Recursos Humanos como um dos cinco palestrantes mais lembrados do país, explica que, dentro desse contexto, é importante enfatizar que o valor é estabelecido por um estado mental. “O estado mental é fator decisivo na experiência de compra. As pessoas analisam o preço, mas, também, o grau de necessidade, as qualidades e os atributos de um produto. Portanto, muitas vezes, não é o preço que determina a escolha”, explica.
De acordo com Júlio, outros aspectos valem mais do que o preço. Divididos em três dimensões, são eles:
1. Produto – além de preço e qualidade, avalia-se, por exemplo, a disponibilidade da entrega, a assistência técnica, a garantia, a facilidade de manuseio, a estética e a diversidade de modelos.
2. Fabricante do produto – analisa-se a reputação da marca, a tradição e o fator de inovação.
3. Canal de venda – considera-se a loja, o conceito perante o público, a localização, a apresentação das mercadorias e, sobretudo, o conhecimento, a competência e a gentileza do vendedor.
É por essa razão que preço e valor fazem parte do universo das percepções. “Por meio dessas três dimensões, definidas, portanto, por produto, marca e pessoas, estabelecemos o chamado “composto de valor” – ou seja, o cliente não compra produtos, mas artigos que representam valores. Quem vai à farmácia atrás de um analgésico, não está simplesmente adquirindo um comprimido: está comprando uma solução para a enxaqueca”, exemplifica Júlio.
Preço x valor em investimentos imobiliários
Dois apartamentos podem ser avaliados, por critérios técnicos, pelo mesmo preço de venda, mas podem apresentar valores completamente diferentes na percepção de quem vai comprá-los – em função das expectativas de cada comprador. Isso também significa que um cliente pode atribuir o mesmo valor a bens oferecidos a preços muito diferentes.
Ou, ainda: um apartamento pode custar o dobro de outro. O valor atribuído ao imóvel de maior valor pode compensar o investimento se as características e os atributos do empreendimento irem ao encontro das necessidades do cliente – tamanho, padrão de acabamento, áreas de lazer, vagas de garagem, quantidade de quartos e por aí vai.
Seguindo esse raciocínio, além de preço e valor também está em jogo, em qualquer decisão de compra, o custo e o benefício de um produto ou serviço. Portanto, é necessário, sempre, ir em busca de conhecimento e de informações relevantes – ainda mais quando se trata de um investimento imobiliário.
Para Gustavo Cerbasi*, um dos maiores especialistas em dinheiro no Brasil, depois da busca pelo conhecimento é primordial se envolver com o mercado, adquirir percepções de preço e criar intimidade com os agentes intermediários, para então começar a fazer bons negócios. “O sucesso nos investimentos não surge da noite para o dia e também não requer sorte, informações privilegiadas ou palpites esotéricos. Requer, sim, dedicação, paciência e trabalho”, esclarece.
Para Cerbasi, os investimentos imobiliários são rentáveis, sólidos e seguros. “Seja para moradia definitiva ou para morar/alugar enquanto valoriza, comprar um imóvel sempre é um bom negócio – desde que a escolha seja feita com prudência e muita reflexão. Não faltam as verdadeiras oportunidades no mercado imobiliário, principalmente porque este mercado está crescendo intensamente”, analisa.
O especialista também dá dicas. “Transforme o dinheiro em um seguro financeiro para o futuro. Mas, atenção! Na hora de comprar, alguns fatores são decisivos para a boa valorização de seu imóvel: novos serviços e melhorias para o bairro, novos empreendimentos e histórico da construtora e do arquiteto fazem diferença. Lucre investindo em pesquisa, evite comprar por impulso”, pondera.
O valor dos imóveis
Paulo Obenaus, diretor da Proma Construções e Negócios, considera cinco atributos fundamentais em uma história de sucesso que visa à felicidade e ao retorno financeiro dos clientes da construtora, que prezam, cada vez mais, pelo valor em detrimento do preço: qualidade, inovação, histórico construtivo, conhecimento técnico e garantia do pós-venda.
Outros pontos que merecem destaque, fazendo com que cada cliente compreenda claramente a diferença entre preço e valor:
1) Os empreendimentos são submetidos ao Patrimônio de Afetação, ou seja, todos os recursos financeiros recebidos com a venda de unidades na planta são destinados à própria obra, ampliando, assim, a segurança dos clientes nas operações de aquisição de unidades imobiliárias ainda em construção.
2) Desde o projeto, a equipe da construtora elabora uma contabilidade exclusiva para cada empreendimento com o objetivo de reconhecer todos os custos da obra e oferecer aos clientes garantias legais de entrega e qualidade. 3) Da construção à decoração de um empreendimento, a Proma está sempre alinhada à reconhecidos fabricante nacionais de produtos para a construção civil, oferecendo ainda mais segurança ao morador.
* Carlos Alberto Júlio é comentarista da rádio CBN, empresário, palestrante e professor. Graduado em Administração de Empresas com especialização na Harvard Business School, na London Business School e no IMD de Lausanne-Suíça. É professor na USP, ESPM e FGV. É autor de quatro best-sellers na área de negócios: “Reinventando você”, “A magia dos grandes negociadores”, “A arte da estratégia” e “Superdicas para vender e negociar bem”.* Gustavo Cerbasi é mestre em Administração/Finanças, formado em Administração Pública, com especialização em Finanças pela Stern School of Business – New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Em 2012, Cerbasi foi eleito o “Melhor Educador Financeiro do Brasil” pela Arata Academy, também conquistando o segundo lugar na categoria “Melhor Livro Brasileiro de 2012” com “Os Segredos dos Casais Inteligentes”. Em 2009, foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes pela revista Época.
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