O melhor imóvel para comprar é nascente ou poente?

O melhor imóvel para comprar é nascente ou poente? 


Você sabia que o nível de incidência solar em um imóvel é tão importante quanto fatores como a metragem, a localização e o andar do apartamento? Inclusive, a posição do sol, nascente ou poente, influencia diretamente no preço final do empreendimento.

Isso porque a luz solar se relaciona diretamente ao conforto térmico que você terá dentro da sua casa durante as estações do ano. Assim, a falta ou excesso de sol pode gerar problemas estruturais no imóvel e na mobília, como a ocorrência de fungos ou mofo, ou até mesmo ajudar a desenvolver e/ou piorar alergias e doenças respiratórias nos moradores!

Por essas e outras razões, na hora de buscar o seu novo imóvel, é importante entender como analisar a incidência solar, se é nascente ou poente, em cada uma das opções do seu interesse. 

Tomar a decisão de comprar um imóvel é um passo bem pensado e calculado, afinal de contas é um investimento importante na sua vida. São várias as questões que devem ser refletidas com cautela, como localização, seu status financeiro, condições de pagamento e entrega das chaves. Mas não é só isso. Você já pensou na posição do sol na hora de comprar o apê?

É necessário saber de que lado se encontra o sol em relação ao prédio, em qual cômodo ele é mais frequente e se vai custar mais caro sua escolha sobre a incidência solar. Saber qual é o melhor horário da entrada do sol no seu apartamento é primordial, e a CMO te explica como lidar com essa questão de maneira fácil.

Sol no apartamento pode te custar mais?

Sim, em vários aspectos. O valor do imóvel pode ser mais caro em até 10% a mais do valor comum. Isso acontece porque o sol elimina alguns problemas naturais, como mofo, fungos e umidade. Além de que, dependendo do horário da entrada do sol, uma vista do seu apartamento do pôr ou nascer do sol também pode afetar no valor.

A entrada dos raios solares pode te custar a mais não só no valor do imóvel, mas em alguns cuidados dentro do apartamento. Alguns móveis e os eletrodomésticos não podem receber luz solar direta, pois podem estragar facilmente. Para evitar isso, são necessárias cortinas blackout ou insulfilm nos vidros, que além de protegerem seus móveis, diminuem o calor no cômodo e você tem controle da quantidade de luz natural que entra no seu apartamento.

Luz solar é melhor em qual horário?

Primeiramente, para você saber qual é o horário que bate sol no seu apartamento, faça visitas ao longo do dia. É aconselhável no início da manhã e no fim da tarde, pois são os horários mais prováveis que terão maior circulação dos moradores.

Sol da manhã

O sol do início da manhã é mais fresco, menos quente e não é prejudicial à saúde, pelo contrário, faz bem seu corpo receber os primeiros raios solares do dia. Logo, o sol da manhã entrar em cômodos mais frequentados, como os quartos e a sala, irá arejar o ar e eliminar fungos e ácaros.

Há quem goste da incidência solar no banheiro, apesar da janela ser geralmente pequena. Como é um local que está sempre úmido, os raios solares automaticamente irão evitar o aparecimento de mofos. Além de te conceder um conforto térmico, a luz irá te ajudar a acordar nesse início da manhã.

Se existe uma possibilidade de bater sol na cozinha, esse é o melhor horário. É um cômodo onde há bastante eletrodomésticos e eles definitivamente não podem pegar sol. Mas como o sol da manhã é menos quente, não terá problema se refletir alguma luz na sua geladeira ou micro-ondas, por exemplo.

apartamentos poentes mitos - por do sol entre prédios

Sol da tarde

Com a chegada do fim do dia o sol vai esfriando e seu apartamento pode ter uma bela vista interna. A chamada hora dourada, que acontece antes do pôr do sol, irá te inspirar na decoração.

Os ambientes mais aconselháveis para a entrada do sol no período da tarde são a varanda e área de serviço. A área de serviço é outro local bastante úmido e a presença do sol elimina quaisquer aparições de mofo e fungos. Deve se tomar cuidado na posição dos seus eletrodomésticos, que também não devem receber luz solar. Além de que é o lugar provável para secagem natural de roupas, ou seja, uma luz do sol mais forte nesse ambiente irá te agradar nesse ponto.

A varanda é um local preferido das pessoas para apreciar a beleza do pôr do sol, seja vindo entre a natureza ou entre outros prédios. Local de lazer e descanso, o pôr do sol na varanda propicia momentos agradáveis com a família e amigos, além de ser a cena perfeita para relaxar após um dia pesado no trabalho. É um local provável de posicionamento de plantas (que algumas precisam receber luz direta e corrente de ar), rede para descanso, mesa bistrô, churrasqueira, entre outros itens de lazer.

1. Apartamentos poentes são mais quentes

Primeiramente, é preciso desconstruir a ideia de que os apartamentos poentes são os mais quentes em uma edifício. 

Afinal, isso é relativo e vai depender de diversos fatores: o primeiro deles é a região em que você mora. Isso porque o sol das regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste, por exemplo, não são iguais aos do Norte e Nordeste. 

O segundo fator a ser analisado é que não existem apenas apartamentos em posições nascentes e poentes. Na realidade, existem quatro posições: Norte, Sul, Leste e Oeste. 

A região Oeste, que compreende os apartamentos poentes, recebem sol apenas no horário da tarde. Portanto, se você fica em casa no horário da manhã ou à noite, não irá notar a incidência de raios solares nas paredes.

2. Contas de energia elétrica ficam bem mais caras

Outro mito em relação aos apartamentos poentes é a conta de energia elétrica mais cara. Claro que isso pode acontecer, mas apenas em casos onde os dispositivos que proporcionam conforto térmico não são pensados durante a construção do imóvel.

Mesmo se o seu apartamento não os possua, existem diversas estratégias que podem inibir a entrada de calor no apartamento, como utilizar cortinas blackout para impedir a passagem excessiva de calor. Portanto, não há problemas em relação a isso caso medidas de contenção sejam tomadas.

3. Apartamentos poentes são abafados

Como já foi dito, o desconforto térmico irá depender principalmente do horário em que você estiver em casa, caso o apartamento não possua tratamento térmico, ou do uso de estratégias para inibir a ação do calor através da decoração do imóvel. 

Entretanto, caso a planta do apartamento favoreça a entrada de ventilação no imóvel – seja por meio da ventilação cruzada, imóvel em um andar alto ou janelas estrategicamente posicionadas – a sensação térmica do apartamento não será tão diferente de qualquer outro em outras posições em relação ao sol.

4. Não vale a pena comprar apartamentos poentes

Na verdade, a depender da região, pode ser exatamente o contrário. Afinal, pelo fato de muita gente ainda remeter apartamentos poentes a calor e desconforto, o preço geralmente tende a ser bem menor.

Há empreendimentos em que a diferença chega a ser de aproximadamente R$ 200 mil.

Portanto, mesmo que o apartamento poente não possua alguns dos aparatos de correção térmica – como mantas térmicas e ventilação cruzada, por exemplo – a compra ainda pode representar um excelente negócio. 

E então, entendeu por que um apartamento poente pode sim lhe trazer tanto conforto quanto um em outra posição solar?

A escolha é sua

Viu só como o sol é um fator importante na hora de comprar o apartamento? É claro que, vai do gosto de cada um a entrada ou não de raios solares no imóvel. Não é algo que devemos ignorar, pois são muitas questões a serem refletidas. E por ser um investimento de alto custo e simplesmente pelo fato de ser seu novo lar, lugar de paz e aconchego, é necessário sim observar o posicionamento do sol.

O que determina a posição do sol nascente ou poente em um imóvel?

Antes de entendermos melhor o que significa um imóvel nascente ou poente, precisamos compreender, ou relembrar, alguns conceitos básicos de Geografia e da trajetória do sol. 

Basicamente, nosso planeta é dividido em hemisférios norte e sul através de uma linha imaginária: a Linha do Equador. Quanto mais próximo dela você estiver, menor é a variação de luz solar ao longo do ano, independentemente da estação. Também é importante lembrar que o sol sempre nasce na direção leste e se põe no oeste.

Mapa-múndi com a linha do Equador
Linha do Equador

Agora você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com a posição do sol nascente ou poente em imóveis? Tudo! 

Isso porque a trajetória solar influencia diretamente os projetos arquitetônicos de empreendimentos. Um prédio cuja fachada é voltada para o norte ou para o sul pode receber mais ou menos luz, dependendo de alguns fatores. São eles:

  • O hemisfério onde o empreendimento se localiza. Ou seja, um prédio em algum país europeu terá uma face com maior predominância solar diferente de um imóvel construído no Brasil;
  • A distância da localidade até a Linha do Equador;
  • As estações do ano;
  • Sua orientação em relação aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste).

Além disso, como a maior parte do território brasileiro fica no hemisfério sul, quer dizer que ter uma das faces do imóvel voltadas para o norte resulta em maior incidência solar durante o dia. A justificativa é que o sol permanece mais ao norte por aqui. Portanto, ao levarmos esses fatores em consideração, temos que:

  • Norte: Empreendimentos voltados para o norte recebem a maior parte dos raios solares ao longo do ano, seja em nascente ou em poente. Dessa forma, imóveis com ambientes voltados para esse ponto cardeal irão receber mais luz natural;
  • Sul: Imóveis cuja fachada é voltada para o sul recebem menor iluminação natural diária ao longo do ano;
  • Leste: Empreendimentos com face voltada para o leste recebem maior incidência de raios solares durante a manhã – ou nascente;
  • Oeste: A direção oeste é a que mais recebe luz solar durante a tarde – ou poente.

Portanto, para resumir: um imóvel nascente tem sua fachada virada para o leste. Já um imóvel poente é voltado para a posição oeste.

Observe este exemplo: na planta do Residencial Vaca Brava 53, da CMO Construtora, há três apartamentos nascentes, com final 01, 02 e 03. Já os com final 04, 05 e 06 possuem aspectos poentes. À direita da imagem, há uma rosa dos ventos simplificada.

Planta Residencial Vaca Brava 53 - Goiânia/Go
Planta Residencial Vaca Brava 53 - Goiânia/GO

Em Goiânia a preocupação com o fator iluminação nos apartamentos é ainda maior, uma vez que a cidade convive com altas temperaturas boa parte do ano.

Ou seja, para quem quer comprar um apartamento em Goiânia ou em outras cidades mais quentes, a nossa dica é não poupar na avaliação dessa condição e se atentar às vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções, que você confere a seguir!

Nascente ou poente, o que é melhor?

Para chegar a essa conclusão é preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. Vamos lá?!

Imóveis nascentes

Como já falamos, imóveis com face voltada para o nascente tendem a receber maior incidência de raios solares durante a manhã. Isso é vantajoso, já que o sol da manhã (até às 10h) é considerado o mais saudável. Além disso, empreendimentos com face voltada para o leste ajudam a manter o clima dentro de casa mais ameno. Consequentemente, a temperatura fica menor durante a tarde – e esse é um aspecto imprescindível em lugares de altas temperaturas, como Goiânia.

A desvantagem é que esse conforto térmico tem um preço. Afinal, como já dissemos, a posição solar é um dos fatores de valorização do imóvel, sendo que os apartamentos nascentes tendem a ser mais caros que o de empreendimentos poentes, dependendo das características climáticas do local.

Novamente, o Residencial Vaca Brava 53, é um bom exemplo dessa variação. Nesse empreendimento, a diferença de preços entre dois apartamentos em um mesmo andar – sendo um majoritariamente nascente e outro predominantemente poente – pode chegar a até 10%!

Imóveis poentes

À primeira vista, um imóvel poente parece ter mais desvantagens do que vantagens. No entanto, o preço final geralmente é menor.

Outro ponto positivo desses empreendimentos é que eles contam com luminosidade natural prolongada – ou seja, a necessidade de luzes artificiais dentro de casa durante o dia é menor. Se você transformar um quarto em escritório e fizer home office, por exemplo, é interessante contar com esse tipo de iluminação. Além disso, imóveis poentes diminuem a proliferação de agentes causadores de problemas como a rinite alérgica.

Porém, tanta luz solar pode ser um problema para lugares como Goiânia, onde o sol da tarde costuma trazer uma sensação de abafamento para os ambientes.

Mas afinal, o que é melhor poente ou nascente?

Depois de analisar os prós e contras de um imóvel nascente ou poente, você deve ponderar o que é melhor na sua situação de compra, considerando seu limite de orçamento, a região onde você quer morar, seus planos a longo prazo e também a sua utilização do imóvel. 

Por exemplo: se você permanece longos períodos em casa, e pretende fazer uma aquisição “para toda a vida”, vale a pena investir em um imóvel com posição solar nascente.

Já se sua preferência é uma região disputada, próximo a um ponto de grande circulação, como universidades, por exemplo, talvez valha mais a pena dar prioridade para outros fatores, como a localização do imóvel e o seu orçamento disponível.

Nesse caso, se o imóvel ideal encontrado for poente, é mais fácil procurar soluções para refrescar o apartamento nas estações mais quentes, do que optar por um apartamento que não corresponda às suas preferências.

Dicas para escolher um imóvel nascente ou poente

Depois de avaliar as vantagens e desvantagens entre essas opções, é possível que você já tenha em mente qual tipo de empreendimento você tem preferência na compra. No entanto, é importante que você leve em consideração as dicas a seguir, antes de bater o martelo e decidir se seu novo lar terá uma posição do sol nascente ou poente.

Visite o empreendimento em momentos distintos do dia

Pode parecer uma dica óbvia, mas realizar mais de uma visita e em momentos diferentes do dia ao imóvel que você deseja comprar pode ser um trunfo na hora da decisão. Afinal de contas, nada melhor do que ter uma noção de como será, na prática, o conforto térmico no dia a dia do seu novo imóvel.

Combine o fator incidência solar com outros fatores decisivos antes de fechar o negócio

Imagine que você comprou um apartamento nascente, mas no segundo andar. Alguns anos depois, um novo empreendimento começa a ser construído bem em frente a sua janela principal, e em pouco tempo, todo o sol que antes iluminava toda a sua casa, é “coberto” pelo seu empreendimento vizinho, além do barulho constante de obras no seu ouvido. Chato né?!

Mesmo que você não possa prever uma situação como essa, você pode se prevenir! A dica aqui é, avalie o fator incidência solar, aliado a outras características do imóvel, como andar, localização e vizinhança. O potencial de expansão do bairro onde está situado seu novo imóvel também pode influenciar no seu dia a dia. Então, conhecer as redondezas do seu empreendimento pode fazer toda a diferença!

Nem todo apartamento é 100% nascente ou 100% poente

Apartamentos que não possuem todas as janelas voltadas para o leste ou oeste são bem comuns. Portanto, leve em consideração os conceitos de cômodos de permanência longa ou transitória.

Os cômodos de permanência longa são aqueles em que você passará a maior parte do seu tempo, ou seja, a sala, quartos e a cozinha. Já os de permanência transitória são aqueles lugares onde você passará períodos curtos de tempo, como o banheiro, por exemplo.

Nesse tópico, temos uma dica importante para você: quando for visitar o imóvel, analise a incidência do sol em cômodos como o quarto, por exemplo.

Em regiões de clima seco e quente, a incidência do sol da tarde pode fazer com que a temperatura desse cômodo fique muito elevada à noite, período que você mais vai permanecer no quarto.

Assim, você pode dar preferência a apartamentos com essa área da casa em posição nascente. Ou, caso sua escolha seja por um apartamento poente, desde já você pode estudar alternativas para driblar a sensação de abafamento no quarto.

Como diminuir o calor em um apartamento poente?

Há alguns truques valiosos para deixar empreendimentos majoritariamente poentes mais frescos, principalmente nas estações mais quentes do ano. As soluções vão desde reformas e ajustes na estrutura do imóvel, até recursos naturais que podem ajudar a manter a garantir o conforto térmico aos moradores. 

Se você tem ou pretende comprar um apartamento poente, confira nossa lista com as principais maneiras de deixar seu imóvel poente mais fresco:

  • Invista em cortinas, persianas e blecautes –  Esses recursos podem ser um grande trunfo para barrar o calor que a incidência direta do sol traz aos cômodos. Dê preferência para cortinas e blecautes com a parte externa branca, ou todo branco, já que assim o calor não é absorvido pelo tecido.
  • Aposte em lâmpadas de LED – Você já experimentou trocar uma lâmpada incandescente logo depois de desligar o disjuntor? Essa pode ser uma experiência dolorosa, já que esse tipo de lâmpada esquenta durante o uso. Por isso, opte por lâmpadas de LED para evitar que os cômodos que recebem o sol da tarde fiquem ainda mais quentes, principalmente à noite.
  • Ventilador, ar-condicionado e umidificador de ar – Fiéis companheiros de quem gosta do clima geladinho, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ajudam a diminuir a temperatura com mais agilidade, apesar de, principalmente os aparelhos de ar-condicionado, representarem um investimento de aquisição, instalação, e mensalmente, ônus na conta de energia elétrica. Já os umidificadores são ótimos recursos em ambientes de clima seco, como Goiânia, e ajudam inclusive a prevenir doenças respiratórias por conta da desidratação da mucosa respiratória.
  • Revestimentos frios e paredes brancas – Dar preferência a revestimentos frios, paredes claras e tecidos leves, no caso de sofás, poltronas e cadeiras, por exemplo, ajudam a fazer com que o ambiente não retenha o calor externo. Além disso, colocar películas de proteção solar nas janelas, como aquelas usadas nos carros, pode ser uma dica valiosa para ajudar a refrescar o ambiente.
  • Use a natureza a seu favor – Plantas, rodas e espelhos d’água aumentam a evaporação e auxiliam a manter o ambiente mais úmido de forma natural. No caso das plantas, opte por espécies que se adaptem à incidência solar direta. Uma boa solução para quem mora em apartamento são os jardins verticais. Já que além de esteticamente bonitos, eles ainda auxiliam a aumentar o frescor no ambiente.

Conte com um especialista de mercado para começar a investir. Leandro Terres Zortéa

Entrar em contato com profissionais da área, agendar visitas presenciais aos imóveis considerados e consultar sites especializados no assunto também faz parte do processo de investir bem.

A EBI-LTZ Imóveis, por exemplo, tem um time de consultores de compra dedicados e materiais exclusivos para você comparar opções e entender como aproveitar as melhores oportunidades de investimento.

Ficou interessado em algum empreendimento? Entre agora em contato.

Clique aqui e fale com nossa equipe para escolher o que se encaixa melhor nas suas preferências e no estilo de sua família. 

Marque nos comentários aquela pessoa que irá gostar de saber dessas dicas; 

Encontre mais imóveis novos à venda. Busca por outros tipos de imóveis em Goiânia? Basta acessar o nosso site

Encontre seu imóvel dos sonhos agora mesmo!

Com uma escolha bem feita, é possível encontrar o lugar ideal para chamar de lar. Conte com a LTZ Imóveis para tornar seu sonho realidade! 

Seu sonho é o nosso negócio, estamos comprometidos em oferecer um atendimento personalizado. Seja para encontrar um lar ou investimento, estamos aqui para ajudar, pois acreditamos que cada sonho merece se tornar uma bela realidade. 

Já escolheu o seu imóvel? 

A LTZ Imóveis tem lançamentos, em construção imperdíveis, com excelente localização e inúmeros diferenciais, além de terrenos em condomínio de alto padrão.

Agora que você já tem todas essas informações em mãos é hora de colocar tudo na balança e decidir qual o melhor tipo de imóvel para você. Independente da sua escolha, ficamos felizes em ajudar na conquista desse sonho.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário? Siga nosso Blog.

Que tal começar a investir em imóveis agora mesmo?

Com todas essas facilidades, você já percebeu que pode começar a investir no seu imóvel. Por isso, conte com a LTZ Imóveis e todos os seus filtros de pesquisa para encontrar o lugar ideal para ter uma renda passiva.

Você também pode contar com nosso serviço de consultoria imobiliária para fechar o melhor negócio. Dessa forma, tem tudo à sua disposição para alcançar os melhores resultados ao investir em imóvel.

E você, o que mais considera na compra de um imóvel? Conte-nos aqui embaixo, porque sua dica pode ajudar muitas outras pessoas!

A LTZ Imóveis é a sua Imobiliária em digital em Goiânia. As melhores opções de apartamentos à venda, casas à venda, terrenos à venda e casas em condomínio à venda em Goiânia e região você encontra na Imobiliária LTZ Imóveis. As melhores condições de negociação de imóveis em Goiânia-Goiás.

Quer investir em imóveis, mas tem dúvidas sobre como proceder? 

Não se preocupe. Nós podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco!  

GARANTA UMA COMPRA MAIS SEGURA E TRANQUILA DO SEU APÊ.   

Tem alguma dúvida sobre pesquisa de imóveis, o que analisar, localização, documentação necessária ou formas de pagamento?  

Nós da Eu Busco Imóveis LTZ Imóveis, esclarecemos tudo para você!  

Leandro Terres Zortéa iniciou suas atividades como corretor de imóveis em 2017, visando construir a sua história no mercado imobiliário de Goiânia, de forma sólida, confiável e duradoura.  

Trata-se de um corretor de imóveis atuante no mercado, com um Histórico íntegro e de ótimas negociações. Ética Profissional e Transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário.  

A Excelência em consultoria imobiliária, fez de Leandro T Zortéa uma das Referências no mercado imobiliário regional, com soluções que geram Ganhos Financeiros Acima da Média.  

Atuando em médio e alto padrão virou um Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.   

Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!  

O que oferecemos. 

Cuidamos de tudo para oferecer a melhor experiência na compra ou locação de imóvel. Oferecemos um refinado portfólio de empreendimentos que passam por uma curadoria criteriosa de imóveis que valoriza desde arquitetura, design e conforto a comodidades e localização, sendo: imóveis na planta, em construção, pronto para morar ou usados. 

Nosso cuidado. 

Mudar é sempre bom, mas pode ficar ainda melhor quando a parte burocrática é facilitada por alguém que sonha junto com a gente pela nova conquista, não é mesmo?

Aqui na LTZ Imóveis #CuidamosDeTudo para fazer esse momento ser inesquecível e com as melhores memórias de todo o processo. Protegemos todo o processo como um leão cuida de seu reino #DeixeSuaVidaAcontecer com a gente!

Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!  

Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!! 

O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa.Corretor de Imóveis em Goiânia!!! 

Solicite mais informações !!! 

Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular. 

LEANDRO T ZORTÉA 

A  grife do bem viver. 

O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR. 

Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente. 

Corretor de Imóveis - CRECI 27.178 

leandro.zortea@gmail.com 

https://ltzimoveis.com.br 

https://leandrozortea.blogspot.com/ 

WhatsApp: (62) 98519-8935  

Instagram: @leandrozortea_cv 

Facebook: Leandrozortea 




Comentários