Como escolher uma boa imobiliária para alugar e vender imóveis?

Como escolher uma boa imobiliária para alugar e vender imóveis? 


Requisitos variam de investidor para investidor; confira os principais fatores a serem avaliados.  

Uma decisão essencial para quem investe em imóveis e tem o objetivo de gerar renda por meio dos aluguéis, ou mesmo vendê-los, é a escolha de uma imobiliária.

Afinal, esse relacionamento pode culminar tanto em uma parceria agradável e rentável para ambos como numa experiência burocrática e nada transparente.

Para fazer uma boa escolha, é essencial avaliar uma série de atributos. Alguns deles, como transparência, agilidade e credibilidade, são universais e servem para qualquer investidor. Outros dependerão diretamente do objetivo e do perfil do investidor e também das características da propriedade.

Para facilitar sua tomada de decisão, separamos os principais pontos para observar sobre como escolher uma imobiliária para rentabilizar seu imóvel.

São diversos os motivos que justificam a escolha de uma imobiliária para intermediar a compra da casa própria como uma boa estratégia.

Facilidade em encontrar imóveis no perfil correto, experiência em negociação de preços e formas de pagamento e conhecimento de todas as etapas de compra do imóvel são apenas 6 dos fatores que devem ser considerados para a tomada dessa decisão.

Mas, mais importante do que optar pelo serviço, é saber como escolher uma imobiliária que seja adequada às suas necessidades. 

Como encontrar a melhor imobiliária? 

Pesquise quais imobiliárias atuam na região do seu imóvel.

O primeiro passo antes de escolher a imobiliária ideal é entender quais são as opções de empresas que atuam na região do seu imóvel. De nada adianta uma imobiliária de renome se ela não atua onde você precisa.

Peça indicações para quem já vendeu ou alugou

Para ter certeza da qualidade dos serviços, busque informações com quem já vendeu ou alugou imóveis na região. Entrar em contato com outros proprietários ou ex-proprietários é uma das melhores maneiras de conhecer a reputação das imobiliárias.

Observe a qualidade dos anúncios de imóveis da imobiliária

Para que seu imóvel seja visto e receba propostas, é preciso que a divulgação seja feita corretamente. Busque saber qual a abordagem dos anúncios da imobiliária e se ela está alinhada com suas necessidades.

Outro ponto importante é entender se a comunicação é direcionada ao público-alvo que você visa para seu imóvel e se a divulgação é feita nos principais canais de comunicação, como redes sociais e plataformas online de locação e venda de imóveis.

Avalie a comunicação digital da imobiliária

Na era digital, é essencial que a empresa que vá administrar seu imóvel tenha um bom posicionamento de comunicação digital. Procure as redes sociais da imobiliária e veja se e como ela se comunica com seus seguidores. É importante que isso esteja dentro das suas expectativas.

Ela posta com regularidade? Interage bem com a comunidade? Tudo isso pode ser o diferencial para seu imóvel se destacar no mar de opções que a web proporciona.

1. Identifique a localização da imobiliária.   

O primeiro passo para identificar a imobiliária correta para atender às suas necessidades é definir o local onde você gostaria de adquirir o imóvel. Ainda que imobiliárias possuam casas e apartamentos de outros municípios na sua carta de imóveis, a dinâmica na prestação do serviço pode ser dificultada pela distância.
Além do mais, a imobiliária contratada precisa ter conhecimento profundo a respeito da região na qual atua. Tal conhecimento só é possível quando se vivencia o seu dia a dia e sua dinâmica econômica, comercial, política e social.
No processo de compra e venda de imóveis, vários fatores devem ser considerados. Valorização ou desvalorização imobiliária, projetos e leis urbanas municipais que podem interferir na vida do imóvel, possibilidades de tombamento e desapropriação, áreas de preservação ambiental, proximidade de atrativos turísticos. Todos esses são pontos importantes de se avaliar durante a compra do imóvel e uma imobiliária com conhecimento local terá conhecimento e convicção sobre eles.

2. Confira se a imobiliária possui registro no CRECI.

O registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é um diferencial para atestar a seriedade da imobiliária. Esse órgão regional é vinculado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), responsável por supervisionar os serviços prestados pelas imobiliárias, como pessoas jurídicas e pelos seus corretores, como pessoas físicas.
É muito fácil descobrir se a imobiliária possui o registro porque, quando tem, é comum que ela deixe o número à mostra, tanto nos seus endereços virtuais quanto na loja presencial. Mas apenas o registro da imobiliária não atesta que todos os seus corretores são registrados. Portanto, ao ser atendido por um deles, tenha em mente como funciona o trabalho desse profissional e verifique seu registro de forma individual.

3. Analise o histórico da empresa.

Essa análise pode ser facilitada, inclusive, pelo fator mencionado acima. Bem sabemos que a população local é a melhor fonte de informação a respeito de assuntos como idoneidade e profissionalismo das empresas situadas ali.
Verifique o tempo de existência da organização, como foi o crescimento dela desde a sua constituição, se ela possui ou não filiais, se já está estabelecida no local há muitos anos ou se costuma mudar de lugar com frequência.
Para realizar tais investigações, você pode tanto consultar os moradores da região — e essa pode ser uma tarefa um pouco mais difícil — quanto consultar o site e as redes sociais nas quais ela se faz presente.
Veja se ela possui um site claro, fácil de entender, e ao mesmo tempo bem produzido. Ele deve conter informações que vão além da carta de imóveis oferecida pela empresa: sua história, sua missão e os canais de fácil atendimento que funcionem efetivamente são elementos fundamentais.
Se o site traz informações extras, com dicas sobre aquisição e locação de imóveis, mercado imobiliário e outros, é sinal que a empresa está realmente preocupada em orientar seu cliente e transmitir a seriedade necessária ao negócio.

4. Observe os imóveis oferecidos por ela.

Uma imobiliária confiável possui uma carta de imóveis extensa, tanto para fins de locação quanto de venda, dentro de um perfil muito bem delimitado e em conformidade com seu público-alvo.
A lógica é simples: quem está interessado em ofertar seu imóvel por meio de uma imobiliária, além de buscar facilidades, quer também trazer uma visibilidade que não poderia atingir com recursos próprios, seja pela quantidade de pessoas alcançadas quanto pela qualidade desse público. Logo, a pessoa escolhe uma imobiliária que está de acordo com os padrões do imóvel.

5. Avalie a qualidade do espaço e do atendimento.

Como escolher a imobiliária certa também envolve a forma como ela administra o negócio, você pode identificar a qualidade da sua administração por meio do contato pelos seus canais de atendimento e visitas ao seu espaço físico.
Canais de atendimento
Se o e-mail for uma das formas de contato, envie alguns e avalie, além do tempo de resposta, se às imobiliárias atendem às suas expectativas e esclarecem suas dúvidas. Pelo texto da resposta é possível identificar, por exemplo, se houve a dedicação de tempo de alguém para prestar-lhe o atendimento ou se foi algo mecânico e desinteressado.
Da mesma forma, teste o contato telefônico com a empresa e verifique se o atendente é educado, simpático, se está preparado para tirar suas dúvidas ou se busca auxílio imediato de quem possa fazer isso.
Atendimento presencial
No local, avalie a forma como é recepcionado: se o recepcionista está bem vestido e recebe os clientes com cordialidade, e até mesmo se ele não puder atendê-lo de imediato, se o espaço para o qual direciona você para esperar é confortável.
Deixar água e café à sua disposição é uma cortesia muito comum e sinal de que a empresa cuida bem de todos os seus clientes.
Infraestrutura e organização
Uma imobiliária séria jamais se instalaria em um local inapropriado, feio, malcuidado e sem infraestrutura adequada. Verifique se a imobiliária está situada em um local de fácil acesso e se apresenta uma boa organização interna.
Além da equipe administrativa e de corretores, verifique também se ela oferece apoio jurídico aos clientes.

6. Procure pelos seus antigos clientes

Última dica e não menos importante: faça contato com pessoas que já utilizaram seus serviços. Procure canais de avaliação on-line em que as pessoas costumam dar notas e descrever a forma como foram atendidas, bem como possíveis insatisfações e reclamações.
Uma imobiliária séria sabe a força e a necessidade de preservar uma boa reputação e está sempre trabalhando para manter seus clientes satisfeitos. Afinal, bons feedbacks são as propagandas mais eficientes que uma empresa pode ter, além das chances de ser indicada para novos clientes.
Se você está à procura de um imóvel de investimento ou moradia, seja para passar fins de semana com a família ou para garantir um rendimento extra por meio do aluguel, não deixe de conferir as opções oferecidas pela LTZ Imóveis.
Se ainda tiver dúvidas de como escolher uma imobiliária para facilitar a compra do seu imóvel com qualidade e eficiência, entre em contato conosco!

Ter uma boa visibilidade é essencial para conseguir interessados em se tornar inquilinos e, naturalmente, alugar ou vender o imóvel rápido e por um bom preço.

Atualmente, ter uma forte presença digital, com uma boa experiência do usuário, fotos profissionais e atrativas, além de mapas e catálogos completos sobre o imóvel e a possibilidade de fazer tudo por meio de um aplicativo é essencial para fechar um bom negócio rápido.

Além disso, plataformas maiores e mais intuitivas tendem a atrair um alto número de clientes, mesmo aqueles que estão em fases anteriores, da curiosidade.

Algumas vantagens oferecidas por imobiliárias podem tornar o processo de rentabilizar um imóvel mais vantajoso e menos arriscado.

Investir em imóveis é uma opção segura e rentável para aumentar seu patrimônio e sua renda. No entanto, é necessário realizar uma análise criteriosa do imóvel, da localização, do preço, da rentabilidade e dos custos envolvidos. Também é importante contar com o apoio de profissionais que podem orientar e intermediar o negócio.

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