Rooftops: lazer no topo dos prédios residenciais tem valorizado empreendimentos imobiliários. Luxo na capital do agro: Goiânia já é o terceiro maior mercado imobiliário do País em VGV Prédios e mobília assinados, piscinas na sacada e metragem de mansão atraem elite do Centro-Oeste para capital goiana.
Rooftops: lazer no topo dos prédios residenciais tem valorizado empreendimentos imobiliários.
Luxo na capital do agro: Goiânia já é o terceiro maior mercado imobiliário do País em VGV Prédios e mobília assinados, piscinas na sacada e metragem de mansão atraem elite do Centro-Oeste para capital goiana.
O céu já não é mais o limite. As piscinas com bordas infinitas, academias outdoor, salões de festas e áreas gourmet, espaços de lazer completos, jardins e até praças suspensas, com vistas privilegiadas da cidade, já são realidade de uma tendência que veio para ficar. De acordo com o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Felipe Melazzo, os imóveis em Goiânia valorizaram em média 18%, em 2023 e, na percepção dele, os prédios com a presença dos chamados rooftops, que já são mais de 30, obtiveram valorização acima da média, com quase 25% a mais no valor do metro quadrado. “É um elemento de design que expande a experiência dos moradores, assim como demonstra uma evolução expressiva no mercado imobiliário de Goiânia em consonância às tendências contemporâneas de estilo de vida e arquitetura a nível global”, diz.
Neste contexto, o CEO da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Fernando Razuk, destaca o sucesso de um empreendimento no setor Marista, lançado em 2019. “Com a incorporação de um rooftop sofisticado, o projeto não só elevou o nível de vida dos moradores, mas também resultou em uma valorização expressiva do imóvel, de modo que o preço do metro quadrado no Elev Marista mais do que dobrou, após a introdução do rooftop, saltando de aproximadamente R$ 5,3 mil para R$ 11 mil”, afirma o executivo. “Repetimos o conceito também no Parque Amazônia, em um empreendimento que lançamos no final de 2020. Lançamos o empreendimento com preço do metro quadrado de R$ 4,2 mil e entregamos o empreendimento este mês, com os apartamentos valendo, em média, R$ 7,3 mil o metro quadrado”, complementa Razuk.
O conceito já está consolidado em prédios comerciais, que possuem restaurantes no rooftop e a relevância do conceito é atestada também pelo volume crescente de rooftops em residenciais lançados nos últimos anos, não só em Goiânia. Somente a SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, por exemplo, dispõe do espaço em seis empreendimentos na capital, além de um em Anápolis e um em Rio Verde. Razuk evidencia que os projetos são cuidadosamente desenvolvidos para maximizar a experiência dos moradores. “Nosso mais recente lançamento, o LEVEL Home Resort, no Jardim América, traz um rooftop no mais alto padrão, com academia equipada, um espaço gourmet decorado e um ‘pub’, com churrasqueira, chopeira e mesa de sinuca, integrado a um jardim externo com árvores frutíferas, com uma vista deslumbrante da cidade”, comenta. Ele atribui a presença do rooftop um dos motivos que resultaram no sucesso de vendas deste empreendimento, que teve 100% de seus apartamentos comercializados na semana do lançamento.
Investimento, inovação e sustentabilidade
O diretor comercial da CMO Construtora, Marcelo Moreira, salienta que fatores como inovação e sustentabilidade aplicados aos rooftops contribuem não só para a valorização imobiliária, como impulsionam a evolução do segmento. “Nossa estratégia de incluir rooftops nos projetos vai além de uma simples tendência, é uma iniciativa consciente para promover um uso mais eficiente do espaço urbano, elevando assim a qualidade de vida na cidade,” afirma. O executivo exemplifica a aplicação no projeto do Residencial Viverde Areião, onde foram instalados painéis de energia fotovoltaica no rooftop, o que garantiu uma significativa redução dos custos energéticos nas áreas comuns do edifício. Para Marcelo, tal evolução ressalta o crescente interesse do mercado por espaços únicos e multifuncionais. Outro exemplo de sucesso é o projeto Ritmo Bueno, que teve uma valorização de 100% em três anos. “O rooftop do Ritmo Bueno inclui um espaço live para videoconferências e transmissões ao vivo, aliado a um coworking, com salão de festas e churrasqueira, além de uma academia. A possibilidade de fazer atividades com uma vista de 360º da cidade é um diferencial”, exemplifica.
No mesmo caminho, a diretora de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, Camila Inácio, também destaca as iniciativas ecológicas implementadas. “Nosso foco é harmonizar estética, funcionalidade e responsabilidade ambiental. Iniciamos a incorporação de rooftops em Goiânia, em 2006, com o projeto Solar Universitário, inspirados pelo feedback de um cliente. Desde então, temos explorado diversas funcionalidades para estes espaços, incluindo áreas gourmet e academias”, explica. Para ela, com o passar do tempo, houve uma inversão na preferência por espaços abertos em relação aos cobertos, refletindo a valorização crescente dos ambientes externos.
A arquiteta Lia Galera, da Brasal Incorporações, conta que a primeira entrega com essa característica, em Goiânia, foi o Reserva Newest, projeto cujo rooftop tem vista para o Lago das Rosas, no setor Oeste. “Entendemos que essa entrega valoriza o empreendimento e proporciona ainda mais bem-estar aos moradores. Além disso, temos mais dois empreendimentos em obra com esse diferencial, o Closer 23, que traz um conceito de pub no último andar, e o Platz 36, com uma praça suspensa que contará com playground, green house, horta, fireplace, redário e espaço de contemplação com espelho d’água”, comenta.
Sensorialidade
A busca por vivências que agucem os sentidos e despertem desejos, também são muito atreladas a espaços exclusivos. Inclusive, em tempos de redes sociais, é crescente a demanda por locais esteticamente agradáveis, para viver e postar. Com um portfólio de empreendimentos entregues com espaços elaborados na cobertura, a EBM Desenvolvimento Imobiliário tem uma das mais famosas piscinas de borda infinita da capital, no DNA SmartStyle. Já no Metropolitan Sidney, o espaço tem piscina e um belvedere; e ainda, o 360 Oeste LifeStyle, no setor Oeste, lançado em 2019, que foi o primeiro a ter a área superior nomeada como rooftop. “Sempre atenta aos movimentos do mercado, a EBM é uma das pioneiras na capital goiana a promover esses espaços de convivência com vista privilegiada nas alturas, antes mesmo do termo surgir como uma tendência”, afirma o diretor de incorporação, Marcos Túlio Campos.
Desde 2020, todos os lançamentos da Sousa Andrade já contam com rooftops. “Explorar a vista privilegiada é uma forma inteligente de otimizar a área e criar experiências sensoriais que tornam aquele produto imobiliário ainda mais exclusivo. No Singah, residencial inspirado na tecnológica e biofílica cidade de Singapura, por exemplo, é possível tanto relaxar, quanto estudar, trabalhar e/ou fazer reuniões nesse espaço, o que pode tornar o processo de networking muito mais atrativo e inspirador. Menos de um ano após seu lançamento, o Singah já valorizou 13%”, afirma Guilherme Bellini, superintendente comercial e marketing da Sousa Andrade.
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Luxo na capital do agro: Goiânia já é o terceiro maior mercado imobiliário do País em VGV Prédios e mobília assinados, piscinas na sacada e metragem de mansão atraem elite do Centro-Oeste para capital goiana.
Goiânia (GO): capital do Centro-Oeste tem um dos mercados imobiliários mais aquecidos do País (Getty Images/Getty Images)
O suprassumo do luxo no mercado imobiliário goiano é também um retrato da dinâmica do alto padrão na cidade. Boa parte do dinheiro que roda em Goiânia vem do agronegócio – que cresceu 15% entre 2022 e 2023 e foi, mais uma vez, a locomotiva da economia brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas nem só de agro vive a cidade. Localizada no coração do País, Goiânia se tornou o maior polo de serviços da região. Hospitais de ponta, escolas e universidades, pólo logístico, restaurantes e comércio atraem a elite da capital, do interior de Goiás e de estados vizinhos do Centro-Oeste e do Norte do País.
“Goiânia é o centro do interior do Brasil. Então, muitos empresários decidem morar aqui, ou trazer para cá suas sedes”, afirmou Felipe Melazzo, presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).
Um exemplo disso vem do próprio Epic City Tower. Segundo fontes ouvidas pela EXAME, a cobertura do arranha-céu foi adquirida pelo empresário Moisés Carvalho, sócio proprietário da Buriti Empreendimentos, que tem atuação em 17 estados do Brasil.
A região metropolitana de Goiânia é a que mais cresceu nos últimos 12 anos, segundo o IBGE, e o mercado imobiliário tem acompanhado o crescimento acelerado da cidade. Nos cálculos do FipeZAP, Goiânia é a segunda capital com maior alta acumulada nos preços de venda nos últimos 12 meses, atrás apenas de Maceió (AL).
Na última década, o valor geral de vendas (VGV) dos empreendimentos em Goiânia saltou 126%, de R$ 2,6 bilhões em 2014 para quase R$ 6 bilhões em 2023. Os dados são da pesquisa da Ademi-GO, realizada pelo Instituto Brain. Com o avanço do último ano, o mercado imobiliário goiano já é o terceiro maior do País em VGV, atrás apenas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
O luxo, por sua vez, tem um papel relevante nesse movimento. Entre as três maiores incorporadoras de Goiânia, duas são voltadas para o altíssimo padrão. A Opus foi líder em VGV em 2023, alcançando R$ 1,11 bilhão nos cálculos da Ademi-GO – feito inédito no mercado goiano. A City, sua principal concorrente, veio em terceiro lugar, com um VGV de R$ 416 milhões. Ela ficou atrás apenas da EBM, que atua majoritariamente no médio padrão.
A City é a incorporadora por trás do Epic, prédio com o maior apartamento de Goiânia, e detém também o recorde de maior preço por metro quadrado de um imóvel residencial. O recordista no preço vem de outro empreendimento da construtora, o City 23 Pininfarina, que vendeu sua cobertura de 633 metros quadrados por R$ 10,7 milhões – ou R$ 17 mil o metro quadrado. O preço médio do metro quadrado de luxo em Goiânia fica em R$ 13 mil, enquanto os imóveis comuns são, em geral, negociados a R$ 7,3 mil, segundo estimativas do FipeZAP.
Apesar do novo recorde, a capital goiana ainda tem um preço bastante atrativo se comparada às maiores capitais do Brasil, especialmente quando o assunto é o alto padrão. O preço médio do metro quadrado em São Paulo e no Rio de Janeiro fica na casa dos R$ 10 mil. Já os imóveis de luxo podem alcançar um valor de R$ 50 mil a R$ 80 mil por metro quadrado.
“São Paulo é uma cidade de 500 anos, onde os espaços são escassos e isso infla os preços. Goiânia, por outro lado, tem só 90 anos. E, sendo uma cidade jovem, aqui tudo cresce. O investimento imobiliário é mais barato e traz muito retorno”, defende João Gabriel Tomé, CEO da City.
Engenheiro, João fundou a City há 12 anos com o irmão gêmeo, Victor Tomé, que é arquiteto. Uma das apostas da incorporadora para conquistar a elite goiana é a possibilidade de personalização da planta do imóvel.
“Podemos mudar quase tudo: cor de bancada, tamanho de porcelanato, disposição dos quartos, alteração de todos os pontos elétricos e hidráulicos. O cliente chega com o projeto, avaliamos a viabilidade e se estiver tudo certo, na entrega das chaves as modificações já estão feitas”, conta Victor.
Outro chamariz são os prédios assinados por arquitetos renomados. O maior exemplo do portfólio é o City 23 by Pininfarina, que leva o nome do escritório de design da Ferrari, responsável pelo projeto do edifício. O 23 se refere à localização do prédio, na praça T-23, uma das mais bem cuidadas de Goiânia, que virou ponto de encontro de convivência de algumas das famílias mais ricas da cidade.
A praça T-23 foi inaugurada, por sinal, em um projeto de benfeitoria das construtoras que tinham edifícios no entorno – a Opus foi uma das incorporadoras a encabeçar o movimento. A líder do alto padrão goiano foi fundada há 19 anos por Dener Alvares Justino, atual diretor da incorporadora. O viés de comunidade é um dos principais trunfos da Opus, que aposta na construção de uma marca aspiracional para manter a liderança no mercado de luxo goiano.
“Nosso modelo construtivo é muito forte, fideliza o cliente e torna a marca um objetivo de desejo. O ciclo do nosso cliente varia de 5 a 7 anos: compra o primeiro e nos procura para upgrade ou downgrade – seja para si ou para um filho ou familiar”, argumenta Gabriel Santos, gerente comercial de lançamentos da Opus.
De olho em diferentes etapas da vida do cliente, a Opus oferece apartamentos de 43 m² na linha Gyro, de compactos, até imóveis maiores, que costumam rondar a faixa dos 350 metros quadrados. E, diferente da City, que estabeleceu parcerias de grife para seus designs, a Opus tem o arquiteto local Frederico Bretones assinando todos os seus projetos. “É algo que nos ajuda a manter a originalidade, reforçando a marca”, diz Santos.
No segmento residencial, os preços do metro quadrado da Opus podem chegar a R$ 12,5 mil. No entanto, o destaque mais recente do portfólio veio com um edifício comercial. O Atelier Opus rompeu a barreira dos R$ 20 mil por metro quadrado – primeiro empreendimento em Goiânia a superar a marca. Os espaços comerciais de 53 metros quadrados a 153 metros quadrados foram negociados de R$ 21 mil até R$ 23 mil por metro quadrado.
“Não existe nenhum edifício comercial na região de Alphaville, onde lançamos o Atelier. Foi um diferencial que deu bastante resultado”, comentou o gerente. A entrega do empreendimento está programada para dezembro de 2027.
Projeção do Atelier Opus: empreendimento comercial registrou o preço de metro quadrado mais caro de Goiânia (Opus/Divulgação)
https://exame.com/mercado-imobiliario/luxo-na-capital-do-agro-construtoras-miram-alto-padrao-para-conquistar-goiania/
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