Apartamento pronto para morar: vale a pena? Conheça os prós e contras!
Apartamento pronto para morar: vale a pena? Conheça os prós e contras!
Diferente do imóvel na planta, o decorado já vem com a mobília e os itens decorativos instalados, o que é mais prático, porém prejudica a personalização.Uma das opções para quem busca adquirir um imóvel novo é investir em um apartamento decorado – ou seja, um local pronto para morar, já com os móveis e, em alguns casos, itens decorativos instalados.
Mas será que essa é a melhor alternativa? Quais são os prós e contras de um imóvel decorado? A mobília aumenta do valor final do imóvel? Respondemos essa e outras questões abaixo!
Comprar um imóvel é uma tarefa que requer muito planejamento e pesquisa, pois é um investimento alto que deve ser minuciosamente esquematizado. Dentre as alternativas de compra está a do apartamento pronto para morar, o qual oferece várias vantagens em relação às outras opções, como comprar na planta ou mesmo se manter no aluguel. Além do planejamento financeiro, é necessário refletir sobre o estilo de imóvel mais adequado para você.
Neste post, vamos abordar como é preciso se preparar para a escolha do apartamento e apontar as vantagens dessa opção de compra. Por fim, explicaremos a importância de contar com uma empresa de renome para fazer um bom negócio, encontrando o apartamento ideal para você e para a sua família.
Como saber qual é o modelo de compra de imóvel mais adequado?
A resposta para essa pergunta está diretamente ligada ao autoconhecimento sobre o que você e a sua família realmente querem. Antes de comprar um imóvel é preciso saber a real necessidade da compra, quanto tempo podem esperar etc. Por exemplo, para famílias que desejam se mudar logo, comprar um apartamento pronto para morar é uma opção viável e acertada. Condomínios costumam oferecer segurança para famílias, além de várias opções recreativas.
Nesse caso, a compra de imóvel na planta não é aconselhada, pois, além da espera e da incerteza de possíveis atrasos na entrega, é difícil saber como realmente o apartamento será entregue. Ao contrário de comprar o apartamento pronto, que você consegue visualizar o resultado instantaneamente.
Apartamento ou casa, qual é a melhor opção?
Novamente, essa questão se responde após uma análise de seu perfil e da sua família. Nesse momento, o diálogo é fundamental para encontrar a melhor solução para todos os envolvidos. Ambas as alternativas oferecem vantagens e desvantagens. Entretanto, o apartamento tem ganhado cada vez mais espaço como moradia preferida dos brasileiros.
Os fatores são vários, como busca de maior segurança, opções de serviço coletivo e preços mais em conta, em relação ao condomínio de casas fechadas. Os pontos negativos atribuídos aos apartamentos, como a falta de espaço, são problemas que podem ser amenizados com a ocupação adequada dos espaços, de forma funcional e harmônica.
O que é um apartamento pronto para morar?
Ao contrário do imóvel que ainda está na planta e será construído, o apartamento pronto para morar é aquele que ficou pronto recentemente e proporciona ao interessado a possibilidade de visitá-lo antes de efetuar a compra. Isso facilita na escolha, já que o comprador terá uma noção real de como é o imóvel e saber exatamente o que vai adquirir.
Antes de assinar o contrato, o morador pode visitar o apartamento e conhecer seus ambientes, suas estruturas e detalhes. Esse modelo de apartamento conta com uma estrutura mínima para que o interessado possa se mudar. Esses imóveis já têm instalação elétrica e hidráulicas, com revestimentos, janelas e portas.
Quais são as vantagens de comprar um apartamento pronto para morar?
Agora que você já sabe que é necessário refletir sobre as suas próprias necessidades e preferências antes de comprar um imóvel, vamos falar sobre as principais vantagens de comprar um apartamento pronto para morar. Acompanhe!
Investimento de baixo risco
Ao comprar um apartamento pronto, você reduz o risco do seu investimento. Isso se deve, principalmente, ao fato de você conseguir visualizar o imóvel — antes mesmo de fazer a compra — com as visitas in loco, que são muito importantes e devem ser feitas mais de uma vez, quando possível.
Assim, você consegue encontrar alternativas e melhores formas de usufruir o espaço e otimizar o uso deles, aproveitando a iluminação e a ventilação natural, além de montar uma decoração que você e sua família mais se identifiquem. Tudo isso com o auxílio de um profissional experiente.
Mudança imediata
Talvez, a maior vantagem de comprar um apartamento pronto para morar esteja na possibilidade de mudança imediata, sem grandes esperas até a obra finalizar, afinal, o imóvel já se encontra disponível. Assim, comprar um imóvel pronto se torna ainda mais ideal para pessoas e famílias que anseiam por uma mudança rápida para o novo lar.
Previsibilidade orçamentária
A compra de um apartamento pronto dá a vantagem da previsibilidade no orçamento, devido ao investimento de menor risco nessa compra. Essa modalidade apresenta a vantagem de um valor de entrada mais suave para o seu bolso, além da opção de usar parte do FGTS para efetuar a compra.
Como o imóvel já está construído, as surpresas negativas em relação à necessidade de reforma, comum em apartamentos na planta, são mais raros. Para se certificar, é necessário conhecer bem o imóvel, o que nos leva à dica seguinte.
Possibilidade de coleta de informações sobre o imóvel
A coleta de informação sobre o imóvel a ser adquirido é uma das etapas mais importantes do processo de aquisição, seja na modalidade de compra de um apartamento pronto ou de um imóvel na planta. Deve-se optar por escolhas de construtoras e incorporadoras que tenham bom feedback no mercado imobiliário, evitando construtoras pouco conhecidas ou que tenham tidos problemas recentes com seus empreendimentos.
Além disso, faz-se necessário a visita in loco, tanto pelo maior interessado, você e sua família, quanto por profissionais, para averiguar as condições do imóvel. Contar com um bom profissional nessas horas pode fazer com que você se livre de transtornos e prejuízos.
Melhor planejamento da ocupação do imóvel
Como o apartamento já estará plenamente ocupado, você e a sua família terão uma noção completa a respeito do imóvel e de como ocupá-lo e modificá-lo — se for o caso, mudar revestimentos etc. Essas mudanças, nem sempre necessárias, são indicadas para deixar o imóvel com a sua cara e de sua família. Novamente, recomenda-se a contratação de um profissional capacitado para auxiliá-lo nessa etapa.
Quais os cuidados necessários ao comprar um apartamento pronto para morar?
A compra de um imóvel é o investimento da vida da pessoa. Muitos se preparam financeiramente durante anos para realizar esse sonho da casa própria. Isso porque essa é uma transação de alto valor financeiro e qualquer problema pode levar a muita dor de cabeça e transtornos aos envolvidos.
Por isso, alguns cuidados são essenciais antes de assinar o contrato da compra de um apartamento pronto para morar, para evitar situações desagradáveis. Separamos alguns pontos importantes que ajudam a diminuir os riscos de frustrações e aborrecimentos:
- avalia sua condição financeira e anote os prós e os contras da compra;
- faça vistoria técnica do imóvel juntamente com um engenheiro civil;
- analise a documentação do imóvel;
- escolha uma imobiliária de confiança;
- estude a localização do imóvel e a segurança da região;
- leia e avalie com calma o contrato de compra e venda do imóvel;
- esteja certo que essa será sua melhor escolha.
Comprar um apartamento pronto para morar é uma ótima alternativa, mas é uma decisão que precisa ser tomada com cautela e planejamento. É preciso avaliar as condições gerais do imóvel e colocar tudo no papel, para analisar qual é o momento mais oportuno de fechar negócio.
O apartamento pronto para morar conta com todos os detalhes que podem ser vistos pelo comprador antes da finalização da compra. Por isso, é fundamental visitá-lo e analisar se aqueles ambientes atendem às suas demandas, além de não ter pressa para efetivar a compra.
Como funciona a compra do apartamento pronto para morar?
Comprar um apartamento pronto para morar é, geralmente, a alternativa escolhida por quem não quer se preocupar com a construção do edifício. Além disso, uma das vantagens de adquirir um imóvel pronto é que a mudança pode ser feita quase de imediato.
Contudo, esse tipo de transação é mais burocrática, principalmente por causa dos trâmites de cartório. Por outro lado, toda a documentação que é exigida oferece mais segurança para o negócio. Para comprar um apartamento pronto para morar, o comprador também precisa ter em mãos uma quantidade suficiente para oferecer de entrada.
O restante, cerca de 70% do valor, precisa ser adquirido por meio de financiamento. Como o imóvel já está construído, fica mais simples bancos e instituições financeiras avaliá-lo e liberar o valor solicitado pelo comprador. Depois que toda documentação for entregue e analisada, o contrato é liberado para assinatura e o interessado pode se mudar.
Por que contar com uma empresa especializada para comprar um apartamento pronto para morar?
Como já foi mencionado, algumas vezes, contar com profissionais qualificados é de suma importância na hora de adquirir um imóvel. Engana-se quem pensa que as contratações de profissionais acarretam apenas custos. Na verdade, a contratação de profissionais capacitados reduz a possibilidade de erro, uma vez que eles saberão indicar a alternativa que melhor se encaixa no orçamento e no perfil do comprador.
É válido considerar a contratação de uma empresa especializada para guiá-lo durante esse processo, encaminhando você e sua família ao sonho de um bom lar e resguardando o seu sonho, como auxiliar na contratação de um seguro. Seja como investimento ou para encontrar um novo lar, comprar um apartamento pronto para morar é uma opção bastante válida, que deve ser considerada e analisada com cuidado por você em conjunto com a sua família!
Qual a diferença entre o apartamento na planta e o pronto?
Antes de aprofundarmos sobre as vantagens e desvantagens, que tal entender melhor qual a diferença entre o apartamento na planta e o pronto?
O apartamento na planta é aquele que possibilita ao comprador negociar quando o empreendimento ainda está em fase de lançamento (ainda no terreno) ou em obras.
Já o apartamento pronto para morar é aquele que acabou de ser construído, ou seja, você já pode conhecê-lo ao vivo antes de fechar a compra. Há ainda a opção de apartamento pronto antigo, que é aquele já passou por uma reforma ou não.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, que tal descobrir as vantagens e desvantagens de cada um? Confira a seguir!
Apartamento na planta ou pronto: Quais são os prós e contras?
Considerando a dificuldade que muitas pessoas possuem no momento de escolher entre apartamento na planta ou pronto, nós separamos alguns fatores que devem ser avaliados nessa decisão.
Vantagens do apartamento na planta:
Entre as principais vantagens do apartamento na planta, a principal delas é a maior facilidade de pagamento por meio de parcelas durante a obra. Para quem tem uma quantia guardada, quanto mais conseguir antecipar os valores, maior o desconto será no lançamento.
Ainda sobre o valor do investimento, um apartamento na planta geralmente é mais barato que um pronto, além disso, é possível ganhar tempo para planejar o pagamento das prestações.
Outra vantagem é no que diz respeito à documentação, uma vez que esta parte é menos burocrática do que a de um imóvel pronto. Isto porque a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.
Além disso, os trâmites envolverão diretamente a construtora e o proprietário, diferente do imóvel pronto, em que há terceiros como, por exemplo, o cartório.
Por fim, um imóvel na planta permite que o proprietário customize o seu interior do jeito que deseja. Dependendo da incorporadora/construtora, é possível alterar a disposição de pares, diminuindo ou aumentando alguns cômodos do apartamento.
Desvantagens do apartamento na planta:
A principal desvantagem de quem compra um apartamento na planta é o tempo de entrega, pois será preciso aguardar o empreendimento ficar pronto.
Uma obra deste porte pode durar de 30 a 36 meses e se você tem pressa ou não deseja esperar tanto tempo, comprar um imóvel na planta não fará sentido para você.
Detalhe: na maioria dos casos, o imóvel na planta ainda não fica totalmente pronto após a entrega das chaves. Os acabamentos, porcelanato, tomadas e outros detalhes, ficam responsáveis pelo proprietário, a fim de que este dê o acabamento desejado.
Outro ponto de atenção é pesquisar o histórico da incorporadora ou construtora responsável para ficar mais seguro na hora de fechar negócio. Com as flutuações econômicas é preciso entender que haverá o risco de que o imóvel não seja entregue.
Para diminuir esse risco, é essencial checar a credibilidade da empresa antes de assinar o contrato. Veja se existem muitas reclamações sobre a empresa e também solicite documentos que atestem a situação econômica da construtora.
Por fim, se você for deixar para comprar o imóvel na última hora – mais perto da data de entrega – o prazo de pagamento será mais curto e as condições de pagamento acabam sendo mais parecidas com a compra de um imóvel pronto.
Vantagens do apartamento pronto:
A principal vantagem de comprar um imóvel pronto é saber exatamente o que vai adquirir, pois você poderá visitar o espaço e conhecer os ambientes antes de fechar o negócio, diferente do apartamento na planta.
Além disso, essa opção oferece maior segurança para o comprador, visto que exige uma quantidade maior de documentos, principalmente, por conta dos cartórios.
Um imóvel pronto também possui a facilidade de receber um financiamento habitacional de imediato, considerando sua capacidade financeira no momento. Outra opção é o comprador recorrer ao saldo do FGTS para pagar a entrada e financiar o valor restante com uma instituição bancária.
Desvantagens do imóvel pronto:
Um dos pontos que preocupa os compradores é a questão da burocracia, pois a compra de um imóvel pronto envolve mais documentação e procedimentos com o cartório. Entretanto, é necessário lembrar que toda essa papelada é essencial para garantir a sua segurança durante a compra.
Como é um apartamento pronto, é importante você conhecer o passado deste imóvel, para evitar futuras dores de cabeça. É ideal fazer perguntas como: Há quanto tempo ele foi construído? Teve outros moradores? Quais são os problemas estruturais que ele possui?
Como visto também, o imóvel pronto não possui a opção de personalizar a obra como o apartamento na planta, em contrapartida, ele compensa a agilidade no processo de mudança, pois, como tudo já está ali e não será preciso gastar dinheiro a mais com piso, acabamentos, entre outros detalhes.
Encontre o apartamento ideal para você!
Agora que conheceu as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta ou pronto, faça suas pesquisas e encontre o lugar perfeito para fazer esse investimento.
É ideal se perguntar: Qual o objetivo do investimento? É para você e sua família morarem ou apenas uma forma de lucrar com a venda ou locação?
Vantagens de comprar um apartamento decorado
Para Nicolle Nogueira, arquiteta do escritório NK Arquitetura, a conveniência de não necessitar realizar reformas ou obras, permitindo que o novo proprietário se mude imediatamente com tudo já no lugar, é o principal benefício do apartamento decorado. "Isso é especialmente útil para quem tem dificuldade em visualizar como um espaço vazio pode ser transformado em um lar acolhedor", diz.
Há outras vantagens secundárias no investimento, segundo Henrique Ortis, arquiteto à frente do escritório H.Ortis Arquitetura. "Pode ser uma vantagem evitar a dor de cabeça com obra – o que pode ser facilmente resolvida contratando um bom gerenciamento", explica.
"Comprar um apartamento ou imóvel já decorado e absolutamente pronto para morar, com uma empresa especializada que foca na funcionalidade e qualidade dos produtos, traz mais praticidade, economia de tempo e segurança no resultado", acrescenta Rodrigo Wayhs, arquiteto e CEO do TKWS.
Quem tem dificuldade de planejar um ambiente pode se beneficiar da compra de um imóvel decorado — Foto: Unsplash / Med Badr Chemmaoui / Creative Commons
Desvantagens de comprar um apartamento decorado
Na lista dos contras de um apartamento decorado, o principal talvez seja a falta de personalização. Afinal, um imóvel customizado pode ser planejado para atender às preferências e necessidades específicas do morador.
É o que explica a arquiteta Katherine Heim Weber, também do escritório NK Arquitetura: "Um bom projeto de interiores vai além da estética, considerando aspectos funcionais, que facilitam o dia a dia, como a disposição inteligente de armários e a organização da cozinha, que contempla até mesmo a rotina do café da manhã".
Os imóveis decorados geralmente dificultam a personalização por já contarem com mobília e objetos, podendo não refletir totalmente a individualidade e os requisitos de seu novo ocupante — Foto: Unsplash / Nathan Van Egmond / Creative Commons
Portanto, segundo ela, um imóvel pronto pode não refletir totalmente a individualidade e os requisitos de seu novo ocupante e demanda uma adaptação a algo que não foi pensado inteiramente para você.
Além disso, uma possível desvantagem é não ter a possibilidade de validar a qualidade dos materiais e o acabamento refinado previamente. Mas, segundo Henrique, isso pode ser resolvido escolhendo muito atentamente ou pedindo auxílio a um profissional da área.
"Podemos fazer uma alusão a compra de uma roupa pronta ou aquela que manda fazer especialmente para você. Será que não precisará de nem um ajuste? Ela será absolutamente confortável ao longo do tempo? O que se pode afirmar é que, de fato, será prático", provoca o arquiteto.
Imóvel na planta
Nicolle diz que, por sua vez, personalizar um imóvel permite ao comprador adaptar o espaço às suas necessidades e ao seu estilo pessoal, desde a escolha dos acabamentos até a disposição dos cômodos e das instalações.
"Isso não apenas aumenta a satisfação com o imóvel, mas também pode agregar valor ao apartamento, já que as modificações são feitas para atender especificamente às preferências do proprietário", comenta.
Além disso, optar pelo apartamento na planta viabiliza o não desperdício de material. "Escolher os acabamentos antes significa não ter que demolir e descartar materiais novos e em bom estado. Neste caso, também temos a vantagem do tempo economizado com reformas sem a desvantagem de ter que se adaptar a nada, vendo que a escolha da personalização é sua", afirma Henrique.
Valor final do imóvel decorado
O interessado no imóvel deve estar atento a outro ponto: adquiri-lo já decorado pode acabar aumentando o valor final da negociação. "Isso porque o mobiliário já instalado adiciona um elemento de prontidão e conveniência que muitos compradores estão dispostos a pagar", diz Katherine.
O investimento em mobiliário de qualidade e em boas condições, segundo ela, pode também elevar a percepção de valor do apartamento, mostrando que o imóvel está bem cuidado e pronto para ser habitado sem preocupações adicionais.
Em média, pode-se esperar um aumento de 10% a 20% sobre o valor de um imóvel similar sem mobília. "O aumento depende da qualidade e do estilo do mobiliário, assim como da localização e demanda do mercado, e reflete o custo e esforço poupados pelo novo proprietário em não ter que mobiliar e decorar o apartamento", afirma Nicolle.
Já na experiência de Henrique, a maioria dos projetos tem os móveis planejados e a marcenaria como o maior investimento dentro da reforma completa, podendo chegar até próximo de 50% do valor total investido.
"Com isso, podemos concluir que os móveis devem agregar valor ao imóvel e é muito importante para quem for investir ter muito cuidado com relação aos valores, tanto na hora de comprar um apartamento já mobiliado, quanto na hora de investir em mobília para um imóvel que não tem", diz.
Dicas dos arquitetos
Ao procurar o apartamento decorado perfeito, Nicolle diz ser essencial priorizar a funcionalidade do espaço antes mesmo de considerar o estilo, pois a utilidade prática do imóvel é o que realmente contribui para a qualidade de vida diária.
"Certifique-se de que os layouts e as soluções de armazenamento estejam alinhados com suas necessidades cotidianas, facilitando suas rotinas ao invés de complicá-las", orienta.
Outro ponto crucial na escolha de um apartamento decorado, segundo ela, é a qualidade dos acabamentos e das instalações. "É importante verificar a qualidade dos materiais e o padrão do trabalho realizado. Investigue se os produtos usados na decoração são de alta qualidade e durabilidade, pois isso pode prevenir despesas futuras com reparos e substituições", sugere.
Além disso, avaliar cuidadosamente os acabamentos ajuda a garantir que você não esteja pagando um valor inflacionado por materiais de baixa qualidade. "Portanto, entender a qualidade dos produtos oferecidos é fundamental para fazer um investimento seguro e satisfatório", completa a arquiteta.
Para Rodrigo, outro ponto importante é considerar a adaptabilidade do decorado. "Ou seja, considere o quão adaptável ele é para atender as personalidades e características do comprador e que ele se sinta pertencente ao lugar", indica.
Por fim, Henrique opina que apartamentos prontos para morar são ideais para pessoas práticas ou que passarão um período curto no imóvel em questão.
"Para os que pretendem morar por períodos longos e tem a possibilidade de esperar o tempo da reforma, é vantajoso procurar um bom profissional para que juntos investiguem sua melhor forma de morar e projete cada um dos espaços, especialmente pensando no morador", finaliza.
https://revistacasaejardim.globo.com/urbanismo/imoveis/noticia/2024/05/apartamento-pronto-para-morar-vale-a-pena-conheca-os-pros-e-contras.ghtml
Comentários
Postar um comentário