O impacto das bicicletas nos lançamentos imobiliários. 4 benefícios de ter um bicicletário em seu imóvel
O impacto das bicicletas nos lançamentos imobiliários.
Cada vez mais o transporte alternativo vem sendo utilizado como meio de deslocamento em grandes centros urbanos. A busca por essas opções foi impulsionada nos últimos anos, fazendo com que o número das vendas de bicicleta aumentasse, bem como o tráfego em ciclovias de cidades como São Paulo crescesse até 248%.
O uso da bicicleta como meio de deslocamento se tornou realidade em várias partes do mundo. Por isso, cidades como Milão começaram a pensar em um plano a longo prazo, prevendo a construção de uma extensa malha viária para bicicletas que vai interligar 80% da cidade, onde 750 quilômetros de ciclovias serão criados até 2035.
Projeto de expansão da malha cicloviária de Milão em 750 quilômetros. Fonte: Gazeta do Povo
São Paulo é a cidade brasileira com a maior malha cicloviária do País, chegando aos 731 quilômetros de vias para bicicletas e uma expansão foi prometida para os próximos anos. Reafirmando que a tendência vista em cidades pelo mundo, a cidade de São Paulo tem o potencial e a capacidade para abrigar uma malha cicloviária ainda mais completa.
Assim como as mudanças no comportamento das pessoas, o mercado imobiliário atentou-se ao potencial das bicicletas, levando a tendência para seus empreendimentos. Alguns lançamentos passaram a ser pensados para uma realidade com bicicletas, onde um bicicletário completo é entregue com paraciclos, estação de ferramentas e, até mesmo, compressor de ar.
Considerado um dos casos mais completos acompanhando essa tendência, o empreendimento Vinci da Gafisa possui um bicicletário coletivo equipado com tomada para carregamento de bicicleta elétrica e bike-tools com ferramentas para manutenção. Além disso, o condomínio ainda conta com um sistema de bike-sharing, assim até quem não possui uma bicicleta própria pode desfrutar da nova tendência.
Conteúdo por Nathália Briques Zanardo
Arquiteta e urbanista que entende a profissão como um transformador da sociedade. Acompanhando sempre os novos lançamentos do mercado imobiliário.
As ciclovias oferecem diversos benefícios às cidades e à população, incluindo a diminuição da poluição e dos engarrafamentos, a ocupação das áreas ociosas e a redução do estresse de quem pedala.
Apesar disso, muitas pessoas desaprovam a instalação desses espaços, principalmente quando o próprio imóvel está nas proximidades. De acordo com Tadeu Leite Duarte, diretor de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), as pessoas querem usufruir das vantagens das ciclovias, mas não que elas fiquem na porta de suas casas. Algumas pesquisas comprovam que essa resistência deveria ser repensada, pois as faixas exclusivas têm impactos positivos no mercado imobiliário e também no comércio de rua.
De acordo com pesquisa do portal de imóveis Properati, em algumas regiões de Curitiba, ciclovias próximas se traduzem em imóveis valorizados, como é o caso daqueles localizados no Tarumã, São Lourenço e Campo Comprido, onde houve o aumento de até 160,34% no valor dos empreendimentos situados às margens das áreas exclusivas para bicicletas.
O velho temor dos comerciantes de que as ciclovias afugentam os clientes – por diminuírem a área de estacionamento – também foi refutado por um levantamento realizado em cidades dos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia. No município norte-americano de Portland, por exemplo, verificou-se que pessoas que iam às lojas de bicicleta gastavam até 24% mais do que aquelas que usavam carro. Já em Nova Iorque, as vendas chegaram a aumentar até duas vezes nas proximidades de vias que receberam ciclovias.
Como o aumento do uso de bicicletas pode moldar o mercado imobiliário?
Utilizado
como uns dos principais meios de transporte em diversos países, as
bicicletas ganharam espaço em cidades como São Paulo que atualmente
possui uma malha cicloviária de 731 km.
Para acompanhar essa
tendência no estilo de vida das pessoas, o mercado imobiliário passou a
pensar na bicicleta como parte do projeto, incluindo em seus lançamentos
bicicletário, estação de ferramentas, compressor de ar e mais. 🚲
O transporte ativo, também conhecido como transporte não motorizado, primordialmente envolvendo caminhadas e deslocamentos com bicicletas, tem recebido nos últimos anos especial atenção de alguns administradores municipais.
O investimento em infraestrutura para acomodar pedestres e ciclistas pode mudar o formato das cidades e provocar uma reestruturação nos produtos imobiliários. A utilização da bicicleta como meio de transporte vem crescendo de forma significativa nas ultimas décadas. Em Amsterdã, conhecida como uma das primeiras cidades do mundo a adotar esse meio de transporte, o número de viagens efetuadas por ciclistas cresceu mais de 40% desde 1990.
Uma das inúmeras ciclovias de Amsterdam
foto: reprodução
O último senso americano mostrou que o número de pessoas que utilizam bicicletas para se deslocarem até seus locais de trabalho aumentou em 62% entre 2000 e 2014.
O aumento percentual da utilização de alternativas não motorizadas de deslocamento na matriz de transporte é diretamente proporcional ao investimento em infraestrutura.
Primeira ciclovia em estrada – Sorocaba (SP)
foto: reprodução
A cidade de Portland,nos EUA, que investiu fortemente em ciclovias nos últimos anos, viu o número de pessoas que se utilizam de bicicletas para deslocamentos crescer para 7% da população em 2014, enquanto a média nacional americana é cerca de 1%. Segundo a secretaria de transportes da cidade, desde 1990, quando começaram os investimentos em infraestrutura, o número de deslocamentos com bicicletas cresceu em 400%.
Segundo ainda dados de Portland, o custo estimado dos 483 km da rede de ciclovias da cidade, incluindo a pavimentação das faixas de rolamento, proteções e bulevares, foi de US$ 120 mil por quilometro.
Os efeitos do transporte não motorizado não ficam restritos à melhoria da saúde das pessoas ou do meio ambiente. Têm efeitos muito positivos também no comércio.
Segundo dados divulgados pela ONG “PeopleForBikes”, as pessoas que vão fazer compras de bicicleta gastam menos por viagem do que aquelas que utilizam automóveis para o mesmo propósito. Mas, considerados os gastos médios mensais, aqueles que usam bicicletas acabam gastando mais do que os que utilizam veículos para o mesmo propósito.
Portanto, sem dúvida, uma cidade com uma rede eficiente de ciclovias, estações “bike-share” e áreas para caminhadas, influenciará a modelagem dos produtos imobiliários no mercado, e isso já está ocorrendo.
Um exemplo interessante é o empreendimento “Bici Flats”, lançado em Des Moines, Iwoa (EUA), com 154 unidades residenciais e com entrega prevista para novembro de 2016.
Projeto Bici Flats
foto: reprodução
O empreendimento está localizado no entroncamento de duas ciclovias, dando aos futuros residentes a opção de deslocarem-se até o centro da cidade pedalando, além de conectarem-se com os 84 km de ciclovias existentes no perímetro urbano.
Vários empreendimentos desse tipo têm sido lançados e contam ainda com facilidades peculiares, como área especifica para estacionamento das bicicletas, além de espaços especialmente planejados para a sua guarda, também dentro da própria unidade.
Existe também um espaço exclusivo para consertos e manutenção, com apetrechos e ferramentas específicas para as “bikes”, além de oferecerem área com equipamentos para lavagem, antes que elas entrem no edifício. Além disso, alguns empreendimentos colocam à disposição, como um serviço gratuito, estações com bicicletas para uso compartilhado.
No Brasil, a indústria imobiliária está pronta para colocar no mercado os produtos voltados para usuários de bicicletas. Faltam a estruturação e implantação no tecido urbano de redes panejadas de ciclovias, que sejam permeáveis, seguras, confortáveis e abrangentes do ponto de vista de deslocamentos.
Por Cláudio Bernardes (Folha)
4 benefícios de ter um bicicletário em seu imóvel
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