Como divulgar meu trabalho? Descubra onde está a atenção do seu futuro cliente


Como divulgar meu trabalho? Descubra onde está a atenção do seu futuro cliente

Como divulgar meu trabalho?
Se o cara chega me fazendo essa pergunta, minha resposta já está na ponta da língua. E, neste artigo, eu vou te falar exatamente como.
Mas, antes, eu preciso deixar claro que se você não sabe onde está a atenção dos seus potenciais clientes, você não vai a lugar nenhum.
Sério. Você pode ter todo o potencial do mundo, um produto ou serviço que realmente faça a diferença na vida do seu cliente, mas… De nada adianta, se você não é visto.
Porque tudo começa no momento em que você consegue a atenção da outra pessoa.
As chances são que, sem saber onde está a atenção do seu prospecto, você vai perder tempo e energia, sem ter o retorno que espera.
Resumindo: não vai conseguir fechar as vendas.
E, adivinha só? A atenção do seu futuro cliente está no digital.
E tende a continuar assim por muito tempo, do jeito que andam as coisas.
Só para você ter uma ideia, os brasileiros mesmo passam em média 3 horas e 34 minutos navegando nas mídias sociais.
Isso enquanto estão em fila de banco, no ponto de ônibus… E até quando menos se espera: durante conversas com amigos ou em um jantar romântico, por exemplo.
Aí do que adianta você pagar uma fortuna para fazer uma propaganda em outdoor, sendo que os passageiros e, às vezes, até o motorista estão com a atenção no celular?
Seja para fazer coisas importantes ou se divertir, a grande maioria das pessoas passam a maior parte do tempo conectadas na internet.
E, por isso, a internet acaba influenciando bastante nas escolhas dos consumidores. Eu mesmo sou um exemplo disso.
Quando eu e a Priscilla, minha esposa, precisamos ir atrás de um bom profissional especialista em acupuntura, foi pela internet que o encontramos.
Foi por causa do conteúdo e dos comentários que vimos por lá que despertamos o interesse de conhecer de perto seu trabalho.
Outro exemplo: você.
Você está aqui agora, lendo o blog do KP, consumindo conteúdo de qualidade e aprendendo estratégias para aplicar no seu negócio.
A questão é que as pessoas passam boa parte do seu dia acessando informações pela internet, se conectando com os outros nas mídias sociais e até mesmo solucionando problemas.
Hoje em dia dá para fazer quase tudo por aplicativo.
O que eu quero dizer com tudo isso é que a internet é a melhor vitrine para você expor o seu negócio.
Vai por mim. Se a sua missão é conseguir o máximo de atenção (em quantidade e qualidade), você precisa focar nesse mundo de gente que está online. Não tem jeito.
A boa notícia é que até o final deste artigo você vai ficar pronto para dar as caras na internet, porque eu vou te mostrar como chegar até o seu potencial cliente e quais as melhores plataformas para isso.
E, se você quer saber como fazer divulgar seu trabalho sem pagar nada, eu ainda mostro 8 maneiras de fazer isso hoje mesmo.
Agora deixa eu te mostrar mais algumas vantagens de expor o seu negócio na internet.

Por que divulgar meu trabalho na internet?

Como você acabou de ver, a atenção das pessoas está na internet.
Se você achou muito saber que os brasileiros passam tanto tempo nas mídias sociais, saiba que o tempo total gasto por dia na internet de modo geral é de 9 horas e 29 minutos.
Eu não sei se isso é muito ou pouco tempo para você. Mas é uma quantidade de tempo considerável.
Na minha opinião, isso significa uma janela de 9 horas e meia de oportunidades que você tem para aparecer bem na frente do seu prospecto com a solução que ele precisa.
Além disso, a internet é bastante democrática. Tem lugar para todos. Isso significa que você consegue concorrer de igual para igual com as grandes empresas, se usar as ferramentas e estratégias certas.
Mas, o melhor de tudo, na minha opinião, é o baixo custo-benefício.
Como você verá mais para frente, existem pelo menos 8 maneiras de divulgar seu trabalho online sem pagar nada por isso.
Agora, você pode estar se perguntando…

Como divulgar meu trabalho online?

Depois de ver as vantagens de expor o seu negócio na internet, é a sua vez de me perguntar:
“Beleza, Hugo, mas quais são as opções que eu tenho de divulgação do meu trabalho online?”
Ótima pergunta.
Veja bem. Falando bem por cima, você tem duas principais opções para fazer o seu produto ou serviço ser visto no ambiente digital:

Distribuição gratuita

Esse tipo de distribuição é quando você não precisa investir para fazer o seu conteúdo chegar até o seu público.
Quando você consegue gerar tráfego orgânico para o seu negócio significa que o público encontrou a sua marca sem que você precisasse subir campanhas ou pagar para isso.
O que acontece nesse caso é uma espécie de inbound marketing, ou seja, quando o público é mais ativo e vem atrás de você.
Na prática, a forma mais comum disso acontecer é pelos mecanismos de busca.
Quando alguém vai no Google pesquisar por alguma dúvida, tema ou o até mesmo problema que quer resolver e clica nos resultados que acha mais interessantes.
Para conseguir gerar tráfego desse jeito (que o seu bolso gosta mais), você produzir conteúdos de muita qualidade e com consistência para blogs, por exemplo.
E esses conteúdos precisam ser feitos com base em estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), pois isso aumenta as chances de o seu site ser considerado relevante pelas buscas do Google.

Distribuição paga

Enquanto que no orgânico você não paga para que seu público chegue até você e demora meses para ter um retorno sobre seu investimento, no tráfego pago é o contrário.
Você investe grana em campanhas e o retorno sobre seu investimento vem imediatamente. Ou seja, você tem resultados mais rápido.
No tráfego pago, é você quem vai atrás do público. Não ele que vem atrás de você.
Isso faz parte de uma estratégia de outbound marketing, que é quando a empresa dá o primeiro passo para conquistar mais clientes. Não espera que eles venham até ela.
Com essa estratégia, além de você conseguir segmentar melhor o seu público, você ainda consegue mensurar melhor o seu alcance.
As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google Ads e o Facebook Ads.
Mas, no geral, existem outras plataformas que também chamam a atenção do público e que podem ser ótimas opções para a sua divulgação, como eu mostro no próximo tópico,

Onde eu posso divulgar meu trabalho?

Se você focar nos lugares certos, provavelmente, vai alcançar uma audiência muito mais qualificada e preparada para comprar o seu produto ou serviço.
Consequentemente, seu retorno será muito maior.
Entre vários lugares disponíveis hoje na internet para você compartilhar sobre o seu negócio, eu separei as 7 principais plataformas onde você precisa estar:
·         Facebook
·         Google
·         Youtube
·         Instagram
·         WhatsApp
·         LinkedIn
·         Landing Page
Agora, olha só como cada uma delas pode te ajudar na divulgação do seu negócio.

Facebook

Mesmo com a mudança no algoritmo em 2018, o Facebook continua sendo um dos melhores lugares para promover a sua marca.
Afinal, é a maior rede social no mundo e conta com 2,3 bilhões de usuários ativos por mês.
As páginas representam para as empresas uma imensa porta aberta para futuros clientes.
Por lá, você pode fazer publicações, patrociná-las para alcançar mais pessoas e divulgar informações relevantes sobre o seu negócio, como cardápio, agendamento, horário de funcionamento, etc.
Além das páginas, a plataforma também conta com um espaço chamado Marketplace, para que autônomos divulguem seus produtos.
Inclusive, se você já tem uma página nessa rede social e quer saber como divulgá-la para ter ainda mais alcance, sugiro que você clique aqui e leia o artigo que fiz especialmente sobre esse assunto.

Google

Além da possibilidade de ter o seu conteúdo rankeado na primeira página através das estratégias de SEO, como você já viu, outra excelente funcionalidade deste site é o Google Meu Negócio.
Ele funciona como uma espécie de lista telefônica da atualidade.
Quando as pessoas precisam do telefone ou endereço de um empresa, elas procuram no Google, que mantém todas as informações dos mais diferentes negócios organizadas.
Quando alguém pesquisa por drogarias na sua cidade, por exemplo, o resultado da busca é algo mais ou menos assim:
O principal propósito dele é dar visibilidade e atrair novos clientes para negócios locais.
Essa ferramenta é gratuita, então você não precisa investir nada além de tempo para fazer o cadastro e preencher o perfil da sua empresa.
Tudo o que você precisa para usá-la, você já tem: as informações sobre o seu negócio.
Se você quiser mais detalhes sobre essa funcionalidade, pode clicar bem aqui, que tem um artigo completo sobre isso.

YouTube

Não importa qual é o seu público-alvo, as chances são que ele está no YouTube.
Como se não bastasse isso para você investir nessa plataforma, os vídeos no YouTube geram mais engajamento do que no Facebook.
Ou seja, os seus CTAs (call to action) têm mais chances de ser correspondidos. Por isso, o YouTube é o canal ideal para quem quer gerar leads qualificados e vender mais.
Eu também escrevi um artigo especificamente sobre divulgação de conteúdo no YouTube, que está nesse link aqui.

Instagram

Divulgar o seu trabalho através do Instagram e criar um relacionamento com os seus seguidores pode ajudar a aumentar as suas vendas.
O ponto forte dessa rede social é a divulgação de trabalhos através de elementos essencialmente visuais, com fotos, vídeos e até mesmo gifs (os famosos bumerangues).
Aqui, você também tem a possibilidade de criar um perfil empresarial e patrocinar suas publicações, alcançando um público mais segmentado.
O blog do KP já publicou artigos sobre como aumentar o engajamento no Instagram e como anunciar nessa rede social. Vale a pena ver!

Whatsapp

WhatsApp Corporativo, também conhecido como WhatsApp Business, é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para empreendedores estabelecerem um contato mais direto com seus clientes.
E você pode aproveitar essa funcionalidade para divulgar o seu trabalho e deixar disponíveis informações importantes sobre a sua empresa, como horário de funcionamento e localização.
As mensagens por essa mídia possibilitam conexões mais poderosas e pessoais entre empresas e consumidores do que nunca.
Isso é importante já que 61% das pessoas dizem que gostam de receber mensagens personalizadas de empresas com as quais se relacionam.
E mais da metade das pessoas estão mais propensas a comprar de uma empresa para a qual podem enviar mensagens diretamente.
Não dá para ignorar esses dados se você pretende vender mais.
Agora, eu falei dessas cinco redes sociais porque elas são as mais acessadas no Brasil, mas eu não poderia deixar de citar uma que está se destacando muito ultimamente e que você não deveria mais ignorar, que é o…

LinkedIn

Mesmo não sendo tão valorizado como deveria, o LinkedIn tem muito a te oferecer quando se trata de divulgar o seu trabalho e eu não poderia deixar de incluí-lo nessa lista.
Essa rede social tem um espaço reservado para que você divulgue experiências acadêmicas e profissionais, faça um resumo sobre sua carreira e compartilhe publicações, portfólios e links para um site ou blog.
Para muitos profissionais, funciona como um currículo online, onde todo usuário pode deixar suas informações disponíveis para todas as suas conexões.
Mas ela também funciona como uma importante ferramenta de marketing para divulgar o seu próprio negócio.
Lembre-se que passar suas experiências para frente te ajuda a aumentar sua credibilidade e autoridade, e a se estabelecer como profissional. Por isso, não dá mais para deixar o LinkedIn de lado.

Landing Page

Ao divulgar meu trabalho em uma landing page, eu simplesmente consigo o que é atualmente o maior ativo do meu negócio.
É o seguinte: além de saber divulgar o seu negócio, você precisa persuadir e conquistar o seu cliente em potencial. E a sua carta na manga para isso é o seu conteúdo.
Você precisa oferecer material que tenha um apelo para o que seu prospecto realmente tem interesse. Precisa ser algo relevante, que agregue valor e ser gratuito.
Esse conteúdo de valor pode ser um vídeo, um mini-curso, uma apostila, um e-book, webinário, infográfico… Eu te aconselho escolher algo que você ache que todo mundo da sua área deveria saber.
Em contrapartida, se a pessoa realmente tiver interessada no que você tem a oferecer, ela deve te dar alguma forma de contato… E eu sugiro que você peça o e-mail.
Dessa forma, o seu prospecto se torna sua lead, ou seja, uma pessoa que está disposta a ouvir o que você tem a dizer e facilitou o contato por vontade própria.
Com esse contato, vocês passam para o próximo nível de relacionamento. E aí você pode tomar a iniciativa e enviar conteúdo que engaje o seu potencial cliente.
Com a relação mais próxima, é hora de focar em um conteúdo que vai persuadir o seu prospecto até o momento da compra.
Mas, para que isso tudo aconteça, você precisa de uma landing page caprichada.
E, nessa hora, o Klickpages é o seu melhor aliado.
O melhor de tudo é que criar a sua landing page personalizada e de alta conversão é muito simples. Olha só:
·         Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.
·         Customize a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
·         Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.
Depois de ver as principais plataformas para divulgar o seu trabalho, eu vou te mostrar como fazer isso sem precisar pagar nada.

8 maneiras de divulgar seu trabalho online e de graça

Até aqui, você já viu que existem várias maneiras e lugares para compartilhar sobre seu negócio.
Mas, apesar de saber a importância de investir tempo e dinheiro para a divulgação do seu trabalho, eu decidi separar para você 8 maneiras de fazer isso totalmente de graça.
Então, se liga, que o que você vai ler nas próximas linhas podem ser aplicados a partir de hoje e trazer um ótimo custo-benefício para o seu negócio. Olha só:

1. Esteja presente nos lugares certos

Que você precisa divulgar o seu trabalho e a sua marca na internet pois é lá que está a atenção do seu potencial cliente, você já sabe.
E eu já te mostrei também as principais plataformas nas quais você precisa ficar de olho.
Agora, para saber exatamente onde investir seu tempo e energia, você precisa saber exatamente onde a sua audiência está.
Faça uma pesquisa sobre os lugares onde o seu público frequenta e marque você também presença por lá.
Isso pode variar muito de acordo com o seu tipo de cliente ideal.
O público que está mais presente no Instagram, por exemplo, pode não ser o mesmo que está acessando o LinkedIn neste exato momento.

2. Separe um espaço para você

Além das mídias sociais, é importante que você separe um lugarzinho para chamar de seu para divulgar seu conteúdo e seu produto ou serviço.
Por que, Hugo?
Vamos lá. O que aconteceria se o Facebook, de uma hora para outra, decidisse apagar a sua página e todo os seus rastros na plataforma?
Ou se Instagram resolvesse que o que você postou é contra as diretrizes e apaga o seu conteúdo?
Provavelmente você ficaria perdido, sem saber para onde correr.
Claro que você precisa manter suas páginas nas redes sociais para não perder nenhuma chance sequer de conversão.
A questão aqui é que você não deveria estar apenas nas redes sociais.
Você sabe que tem controle do seu negócio na internet, quando cria o seu próprio site. Ou, pelo menos, um blog.
Com ele, você desenvolve a sua página do seu jeito e não depende de nenhum intermediário para divulgar seu trabalho.

3. Invista em SEO

Lá em cima eu já te falei sobre o SEO e como ele é importante para a sua empresa. Porém, mesmo soando repetitivo, eu preciso deixar isso bem claro aqui.
Otimizar as suas plataformas digitais e seus conteúdos com as ferramentas certas de SEO faz com que você seja visto com bons olhos pelos mecanismos de busca.
Isso possibilita mais visibilidade, tráfego e conversões para o seu negócio.
Você ainda fica mais amigável para o seu próprio público, já que 91% das pessoas acham que os anúncios hoje em dia são mais intrusivos do que há 2 anos.
Então, certifique-se de que seu site, suas plataformas digitais e seu conteúdo estão bem otimizados quando fizer a sua divulgação.

4. Faça comunicados à imprensa

O comunicado à imprensa (ou press release) funciona mais ou menos assim:
Quando sua empresa faz algo interessante ou precisa se justificar sobre algum assunto, você cria um comunicado oficial e manda para veículos da imprensa, como:
·         Jornais
·         Revistas
·         Sites de variedades
·         Blogueiros
·         Parceiros comerciais
Essa informação pode ser passada por email, nos grupos das redes sociais, principalmente para editorias ligadas ao seu setor.
Apesar de ser uma troca de informações com a veículos de comunicação, ele funciona quase como uma publicidade gratuita.
Porque o seu negócio ganha mais nome, mais espaço e mais confiança do público sem que você precise gastar com anúncios, por exemplo.
Uma coisa é você publicar no seu perfil do Facebook ou Instagram, por exemplo. Outra coisa é quando outro veículo publica uma informação oficial sobre sua marca. 

5. Faça parte de uma comunidade online relevante

Procure fóruns e comunidades onlines que o seu público participe. Cada nicho costuma ter o seu.
Se envolver e participar ativamente desses grupos te ajuda a construir um relacionamentocom a sua audiência e gera autoridade, dependendo do tipo de conteúdo com o qual você contribui.
Dentro de um contexto oportuno, vale ainda promover o seu negócio de maneira sutil, com um link direcionado para um texto do seu blog, ou por meio de um infográfico com a marca d’água da sua empresa, por exemplo.

6. Email marketing

email marketing é uma arma poderosa para divulgar o seu trabalho para a sua lista de contatos e manter essas leads engajados após esse primeiro momento de interesse.
Seu foco principal é atrair e manter a atração do público-alvo por tempo suficiente para criar um relacionamento, conforme o estágio do funil de vendas nos quais se encontram.
Quando bem planejada, a estratégia de email marketing possibilita uma comunicação direta e objetiva para:
·         Promover conteúdos
·         Engajar, nutrir e educar as leads
·         Divulgar produtos e serviços
·         Vender
·         Se relacionar com os clientes
Sugiro que você personalize o seu email, com muitas em imagens e informações relevantes para a sua lista.
Isso permite que você continue esse contato por um muito tempo e evita que seu conteúdo seja considerado spam.
Se você quiser saber mais sobre os tipos de email, tem um artigo bem completo no blog do KP, com os 6 modelos de email marketing que te permitem ter um relacionamento duradouro com o seu cliente.

7. Faça parcerias com influenciadores 

Os influenciadores digitais estão com tudo.
As pessoas acompanham ferozmente o que eles publicam, o que fazem no dia a dia e seguem quase que religiosamente o que eles falam.
Eu estou falando de perfis famoso em redes sociais, que estabeleceram credibilidade em um nicho de mercado específico.
Eles têm exatamente o que você precisa: alcance e relevância.
Por ter acesso a um grande público nas principais plataformas, eles têm também a capacidade de influenciar outros usuários, ditar tendências, comportamentos e opiniões.
Muitos deles conseguem ganhar dinheiro com toda essa influência. E é isso que eu sugiro que você faça: trabalhe com o marketing de influência.
Só que, como eu prometi aqui que todas as dicas seriam para atrair clientes sem tirar dinheiro no bolso, preciso deixar claro que não estou falando de pagar por divulgação.
Existe outra forma de trabalhar com os digital influencers, que é a permuta: oferecer produtos ou serviços gratuitos em troca de divulgação.
Enquanto os mais populares cobram preços super altos, os com pouco menos seguidores, que também tem altas taxas de engajamento, costumam topar fazer essa troca.
É extremamente eficaz e acaba sendo uma relação ganha-ganha.

8. Produza conteúdo

Conteúdo é a simplesmente a base de tudo.
Esse é o passo que eu considero mais importante para que você consiga ter a atenção e persuadir seu cliente.
Porque, para você fazer tudo que eu te mostrei nos passos anteriores, você precisa ter um conteúdo excelente e relevante para oferecer.
Sem um bom conteúdo, mesmo que você consiga visibilidade, ela não dura muito tempo.
Falo isso porque, hoje em dia, a percepção do seu público está diferente. Ele está bem mais exigente. E você tem que acompanhar.
E ele só vai confiar em você, se sentir que você entende do que está falando.
Então, coloque a mão na massa. Entenda o que o seu público-alvo procura e entregue a ele no formato que ele consome normalmente, seja por texto, vídeo ou podcasts.
O importante é entregar para a sua audiência o que ela precisa.
Até porque cliente não está atrás só de preço baixo, ele quer alguém que resolva o problema dele.
Com a distribuição regular de conteúdo, você terá mais mais tráfego nas plataformas e vai aumentar e melhorar a geração de leads para a sua base.
É o conteúdo que vai te dar a credibilidade e autoridade que você precisa para atrair e selecionar o cliente certo para o seu negócio.

Conclusão

Depois desse artigo, você não vai mais sair por aí perguntando “como divulgar meu trabalho?”. Agora, você sabe exatamente onde precisa estar para ter a atenção do seu potencial cliente.
Você acabou de ver que a internet é a melhor vitrine para você expor o seu negócio, já que só os brasileiros gastam 9 horas e 29 minutos do dia acessando conteúdos online.
Viu ainda quais são as principais plataformas onde as pessoas passam todo esse tempo e como você pode dar as caras em cada uma delas.
Eu te mostrei que divulgar sua marca na internet é importante pois ela é democrática, te permite concorrer até mesmo com as grandes empresas e tem um excelente custo benefício.
E, falando em custo-benefício, agora você já sabe 8 maneiras de divulgar seu trabalho online e sem precisar pagar nem um centavo.
Estratégias como investir em SEO, fazer parte de grupos e comunidades do seu nicho nas redes sociais, enviar emails marketing direcionados e, claro, produzir muito conteúdo e de muita qualidade.
Com tanta informação, não dá mais para ficar igual barata tonta sem saber onde expor a sua marca. É hora de colocar em prática tudo o que você acabou de ver.
E aí? Você já divulga o seu trabalho de alguma das formas ou em alguma dessas plataformas? Me conta aqui nos comentários! Vou adorar saber e continuar essa conversa. 








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