Como
divulgar meu trabalho? Descubra onde está a atenção do seu futuro cliente
Como
divulgar meu trabalho?
Se o
cara chega me fazendo essa pergunta, minha resposta já está na ponta da língua.
E, neste artigo, eu vou te falar exatamente como.
Mas,
antes, eu preciso deixar claro que se você
não sabe onde está a atenção dos seus potenciais clientes, você não vai a lugar
nenhum.
Sério.
Você pode ter todo o potencial do mundo, um produto ou serviço que realmente
faça a diferença na vida do seu cliente, mas… De nada adianta, se você não é
visto.
Porque
tudo começa no momento em que você consegue a atenção da
outra pessoa.
As
chances são que, sem saber onde está a atenção do seu prospecto, você vai
perder tempo e energia, sem ter o retorno que espera.
Resumindo:
não vai conseguir fechar as vendas.
E,
adivinha só? A atenção
do seu futuro cliente está no digital.
E tende
a continuar assim por muito tempo, do jeito que andam as coisas.
Só para
você ter uma ideia, os brasileiros mesmo passam em média 3 horas e 34 minutos
navegando nas mídias sociais.
Isso
enquanto estão em fila de banco, no ponto de ônibus… E até quando menos se
espera: durante conversas com amigos ou em um jantar romântico, por exemplo.
Aí do
que adianta você pagar uma fortuna para fazer uma propaganda em outdoor, sendo que os
passageiros e, às vezes, até o motorista estão com a atenção no celular?
Seja
para fazer coisas importantes ou se divertir, a grande maioria das pessoas
passam a maior parte do tempo conectadas na internet.
E, por
isso, a internet acaba influenciando bastante nas escolhas dos consumidores.
Eu mesmo sou um exemplo disso.
Quando
eu e a Priscilla, minha esposa, precisamos ir atrás de um bom profissional
especialista em acupuntura, foi pela internet que o encontramos.
Foi por
causa do conteúdo e
dos comentários que vimos por lá que
despertamos o interesse de conhecer de perto seu trabalho.
Outro
exemplo: você.
Você
está aqui agora, lendo o blog do KP, consumindo conteúdo de qualidade e
aprendendo estratégias para aplicar no seu negócio.
A
questão é que as pessoas passam boa parte do seu dia acessando informações pela
internet, se conectando com os outros nas mídias sociais e até mesmo
solucionando problemas.
Hoje em
dia dá para fazer quase tudo por aplicativo.
O que eu
quero dizer com tudo isso é que a
internet é a melhor vitrine para você expor o seu negócio.
Vai por
mim. Se a sua missão é conseguir o máximo de atenção (em quantidade
e qualidade), você precisa focar nesse mundo de gente que está online. Não tem
jeito.
A boa
notícia é que até o final deste artigo você vai ficar pronto para dar as caras
na internet, porque eu vou te mostrar como chegar até o seu potencial cliente e
quais as melhores plataformas para isso.
E, se
você quer saber como fazer divulgar seu trabalho sem pagar nada, eu ainda
mostro 8 maneiras de fazer isso hoje mesmo.
Agora
deixa eu te mostrar mais algumas vantagens de expor o seu negócio na internet.
Por que divulgar meu
trabalho na internet?
Como
você acabou de ver, a atenção das pessoas está na internet.
Só aqui
no Brasil, 85% dos internautas acessam
a internet todo santo dia.
Se você
achou muito saber que os brasileiros passam tanto tempo nas mídias sociais,
saiba que o tempo total gasto por dia na internet de modo geral é de 9
horas e 29 minutos.
Eu não
sei se isso é muito ou pouco tempo para você. Mas é uma quantidade de tempo
considerável.
Na minha
opinião, isso significa uma janela de 9 horas e meia de oportunidades que você
tem para aparecer bem na frente do seu prospecto com a solução que ele precisa.
Além
disso, a internet é bastante democrática. Tem lugar para todos. Isso significa
que você consegue concorrer de igual para igual com as grandes empresas, se
usar as ferramentas e estratégias certas.
Mas, o
melhor de tudo, na minha opinião, é o baixo custo-benefício.
Como
você verá mais para frente, existem pelo menos 8 maneiras de divulgar seu
trabalho online sem pagar nada por isso.
Agora,
você pode estar se perguntando…
Como divulgar meu
trabalho online?
Depois
de ver as vantagens de expor o seu negócio na internet, é a sua vez de me
perguntar:
“Beleza,
Hugo, mas quais são as opções que eu tenho de divulgação do meu trabalho
online?”
Ótima
pergunta.
Veja
bem. Falando bem por cima, você tem duas principais opções para fazer o seu
produto ou serviço ser visto no ambiente digital:
Distribuição gratuita
Esse
tipo de distribuição é quando você não precisa investir para fazer o seu
conteúdo chegar até o seu público.
Quando
você consegue gerar tráfego orgânico para o seu negócio significa que o público
encontrou a sua marca sem
que você precisasse subir campanhas ou pagar para isso.
O que
acontece nesse caso é uma espécie de inbound marketing, ou seja, quando o público é
mais ativo e vem atrás de você.
Na
prática, a forma mais comum disso acontecer é pelos mecanismos de busca.
Quando
alguém vai no Google pesquisar por alguma dúvida, tema ou o até mesmo problema
que quer resolver e clica nos resultados que acha mais interessantes.
Para
conseguir gerar tráfego desse jeito (que o seu bolso gosta mais), você produzir conteúdos
de muita qualidade e com consistência para blogs, por exemplo.
E esses
conteúdos precisam ser feitos com base em estratégias de SEO (Search
Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), pois isso aumenta
as chances de o seu site ser considerado relevante pelas buscas do Google.
Distribuição paga
Enquanto
que no orgânico você não paga para que seu público chegue até você e demora
meses para ter um retorno sobre seu investimento, no tráfego
pago é o contrário.
Você
investe grana em campanhas e o retorno sobre seu investimento vem
imediatamente. Ou seja, você tem resultados mais rápido.
No tráfego pago,
é você quem vai atrás do público. Não ele que vem atrás de você.
Isso faz
parte de uma estratégia de outbound marketing, que é quando a empresa dá
o primeiro passo para conquistar mais clientes. Não espera que eles venham até
ela.
Com essa
estratégia, além de você conseguir segmentar melhor o seu público, você ainda
consegue mensurar melhor o seu alcance.
As duas
plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de
sucesso são o Google Ads e
o Facebook Ads.
Mas, no
geral, existem outras plataformas que também chamam a atenção do público e que
podem ser ótimas opções para a sua divulgação, como eu mostro no próximo tópico,
Onde eu posso divulgar
meu trabalho?
Se você
focar nos lugares certos, provavelmente, vai alcançar uma audiência muito mais
qualificada e preparada para comprar o seu produto ou serviço.
Consequentemente,
seu retorno será muito maior.
Entre
vários lugares disponíveis hoje na internet para você compartilhar sobre o seu
negócio, eu separei as 7 principais plataformas onde você precisa estar:
·
Facebook
·
Google
·
Youtube
·
WhatsApp
·
LinkedIn
Agora,
olha só como cada uma delas pode te ajudar na divulgação do seu negócio.
Facebook
Mesmo
com a mudança no algoritmo em 2018, o Facebook continua
sendo um dos melhores lugares para promover a sua marca.
Afinal,
é a maior rede social no mundo e conta com 2,3 bilhões de usuários ativos por mês.
As
páginas representam para as empresas uma imensa porta aberta para futuros
clientes.
Por lá,
você pode fazer publicações, patrociná-las para alcançar mais pessoas e
divulgar informações relevantes sobre o seu negócio, como cardápio, agendamento, horário de
funcionamento, etc.
Além das
páginas, a plataforma também conta com um espaço chamado Marketplace, para que
autônomos divulguem seus produtos.
Inclusive,
se você já tem uma página nessa rede social e quer saber como divulgá-la para
ter ainda mais alcance, sugiro que você clique aqui e leia o artigo que fiz
especialmente sobre esse assunto.
Google
Além da
possibilidade de ter o seu conteúdo rankeado na primeira página através das
estratégias de SEO, como você já viu, outra excelente funcionalidade deste site
é o Google Meu Negócio.
Ele
funciona como uma espécie de lista telefônica da atualidade.
Quando
as pessoas precisam do telefone ou endereço de um empresa, elas procuram no
Google, que mantém todas as informações dos mais diferentes negócios
organizadas.
Quando
alguém pesquisa por drogarias na sua cidade, por exemplo, o resultado da busca
é algo mais ou menos assim:
O
principal propósito dele é dar visibilidade e atrair novos clientes para
negócios locais.
Essa
ferramenta é gratuita, então você não precisa investir nada além de tempo para
fazer o cadastro e preencher o perfil da sua empresa.
Tudo o
que você precisa para usá-la, você já tem: as informações sobre o seu negócio.
Se você
quiser mais detalhes sobre essa funcionalidade, pode clicar bem aqui,
que tem um artigo completo sobre isso.
YouTube
O
YouTube hoje é o segundo site de buscas mais utilizado no mundo e o site de
vídeos número um em audiência.
Não
importa qual é o seu público-alvo, as chances são que ele está no YouTube.
Como se
não bastasse isso para você investir nessa plataforma, os vídeos no YouTube geram mais engajamento do que no Facebook.
Ou seja,
os seus CTAs (call to action) têm mais chances de ser
correspondidos. Por isso, o YouTube é o canal ideal para quem quer gerar leads
qualificados e vender mais.
Eu
também escrevi um artigo especificamente sobre divulgação de conteúdo no
YouTube, que está nesse link aqui.
Instagram
Divulgar
o seu trabalho através do Instagram e criar um relacionamento com os seus
seguidores pode ajudar a aumentar as suas vendas.
Só para
você ter ideia do quanto isso pode ser poderoso, 50% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram algum
serviço que conheceram no Instagram.
O ponto
forte dessa rede social é a divulgação de trabalhos através de elementos
essencialmente visuais, com fotos, vídeos e até mesmo gifs (os famosos
bumerangues).
Aqui,
você também tem a possibilidade de criar um perfil empresarial e patrocinar
suas publicações, alcançando um público mais segmentado.
O blog
do KP já publicou artigos sobre como aumentar o engajamento no Instagram e como anunciar nessa rede
social. Vale a pena ver!
Whatsapp
O WhatsApp Corporativo, também conhecido como WhatsApp
Business, é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para empreendedores
estabelecerem um contato mais direto com seus clientes.
E você
pode aproveitar essa funcionalidade para divulgar o seu trabalho e deixar
disponíveis informações importantes sobre a sua empresa, como horário de
funcionamento e localização.
As
mensagens por essa mídia possibilitam conexões mais poderosas e pessoais entre
empresas e consumidores do que nunca.
Isso é
importante já que 61% das pessoas dizem que gostam de receber mensagens
personalizadas de empresas com as quais se relacionam.
E mais
da metade das pessoas estão mais propensas a comprar de uma empresa para a qual
podem enviar mensagens diretamente.
Não dá
para ignorar esses dados se você pretende vender mais.
Agora,
eu falei dessas cinco redes sociais porque elas são as mais acessadas no
Brasil, mas eu não poderia deixar de citar uma que está se destacando muito
ultimamente e que você não deveria mais ignorar, que é o…
LinkedIn
Mesmo
não sendo tão valorizado como deveria, o LinkedIn tem muito a te oferecer
quando se trata de divulgar o seu trabalho e eu não poderia deixar de incluí-lo
nessa lista.
Essa
rede social tem um espaço reservado para que você divulgue experiências
acadêmicas e profissionais, faça um resumo sobre sua carreira e compartilhe
publicações, portfólios e links para um site ou blog.
Para
muitos profissionais, funciona como um currículo online, onde todo usuário pode
deixar suas informações disponíveis para todas as suas conexões.
Mas ela
também funciona como uma importante ferramenta de marketing para divulgar o seu
próprio negócio.
Lembre-se
que passar suas experiências para frente te ajuda a aumentar sua credibilidade
e autoridade, e a se estabelecer como profissional. Por
isso, não dá mais para deixar o LinkedIn de lado.
Landing Page
Ao
divulgar meu trabalho em uma landing page, eu simplesmente consigo o que é
atualmente o maior ativo do meu
negócio.
É o
seguinte: além de saber divulgar o seu negócio, você precisa persuadir e
conquistar o seu cliente em potencial. E a sua carta na manga para isso é o
seu conteúdo.
Você
precisa oferecer material que tenha um apelo para o que seu prospecto realmente
tem interesse. Precisa ser algo relevante, que agregue valor e ser gratuito.
Esse
conteúdo de valor pode ser um vídeo, um
mini-curso, uma apostila, um e-book,
webinário, infográfico… Eu te aconselho escolher algo que você
ache que todo mundo da sua área deveria saber.
Em
contrapartida, se a pessoa realmente tiver interessada no que você tem a
oferecer, ela deve te dar alguma forma de contato… E eu sugiro que você peça o e-mail.
Dessa
forma, o seu prospecto se torna sua lead, ou seja,
uma pessoa que está disposta a ouvir o que você tem a dizer e facilitou o
contato por vontade própria.
Com esse
contato, vocês passam para o próximo nível de relacionamento. E aí você pode tomar
a iniciativa e enviar conteúdo que engaje o seu potencial cliente.
Com a
relação mais próxima, é hora de focar em um conteúdo que vai persuadir o seu prospecto
até o momento da compra.
Mas,
para que isso tudo aconteça, você precisa de uma landing page caprichada.
E, nessa
hora, o Klickpages é
o seu melhor aliado.
O melhor
de tudo é que criar a sua landing page personalizada
e de alta conversão é muito simples. Olha só:
·
Escolha
seu modelo: há opções de alta conversão comprovada
através de testes.
·
Customize
a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de
ocultar elementos que pouco agregam.
·
Publique: por
fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.
Depois
de ver as principais plataformas para divulgar o seu trabalho, eu vou te
mostrar como fazer isso sem precisar pagar nada.
8 maneiras de divulgar
seu trabalho online e de graça
Até
aqui, você já viu que existem várias maneiras e lugares para compartilhar sobre
seu negócio.
Mas,
apesar de saber a importância de investir tempo e dinheiro para a divulgação do
seu trabalho, eu decidi separar para você 8 maneiras de fazer isso totalmente
de graça.
Então,
se liga, que o que você vai ler nas próximas linhas podem ser aplicados a
partir de hoje e trazer um ótimo custo-benefício para o seu negócio. Olha só:
1. Esteja presente nos
lugares certos
Que você
precisa divulgar o seu trabalho e a sua marca na internet pois é lá que está a
atenção do seu potencial cliente, você já sabe.
E eu já
te mostrei também as principais plataformas nas quais você precisa ficar de
olho.
Agora,
para saber exatamente onde investir seu tempo e energia, você precisa saber
exatamente onde a sua audiência está.
Faça uma
pesquisa sobre os lugares onde o seu público frequenta e marque você também
presença por lá.
Isso
pode variar muito de acordo com o seu tipo de cliente ideal.
O
público que está mais presente no Instagram, por exemplo, pode não ser o mesmo
que está acessando o LinkedIn neste exato momento.
2. Separe um espaço para
você
Além das
mídias sociais, é importante que você separe um lugarzinho para chamar de seu
para divulgar seu conteúdo e seu produto ou serviço.
Por que,
Hugo?
Vamos
lá. O que aconteceria se o Facebook, de uma hora para outra, decidisse apagar a
sua página e todo os seus rastros na plataforma?
Ou se
Instagram resolvesse que o que você postou é contra as diretrizes e apaga o seu
conteúdo?
Provavelmente
você ficaria perdido, sem saber para onde correr.
Claro
que você precisa manter suas páginas nas redes sociais para não perder nenhuma
chance sequer de conversão.
A
questão aqui é que você não deveria estar apenas nas redes
sociais.
Você
sabe que tem controle do seu negócio na internet, quando cria o seu próprio
site. Ou, pelo menos, um blog.
Com ele,
você desenvolve a sua página do seu jeito e não depende de nenhum intermediário
para divulgar seu trabalho.
3. Invista em SEO
Lá em
cima eu já te falei sobre o SEO e como ele é importante para a sua empresa.
Porém, mesmo soando repetitivo, eu preciso deixar isso bem claro aqui.
Otimizar as suas plataformas digitais e
seus conteúdos com as ferramentas certas de SEO faz com que você seja visto com
bons olhos pelos mecanismos de busca.
Isso
possibilita mais visibilidade, tráfego e conversões para o seu negócio.
Você
ainda fica mais amigável para o seu próprio público, já que 91% das pessoas acham que os anúncios hoje em
dia são mais intrusivos do que há 2 anos.
Então,
certifique-se de que seu site, suas plataformas digitais e seu conteúdo estão
bem otimizados quando fizer a sua divulgação.
4. Faça comunicados à
imprensa
O
comunicado à imprensa (ou press release)
funciona mais ou menos assim:
Quando
sua empresa faz algo interessante ou precisa se justificar sobre algum assunto,
você cria um comunicado oficial e manda para veículos da imprensa, como:
·
Jornais
·
Revistas
·
Sites de variedades
·
Blogueiros
·
Parceiros comerciais
Essa
informação pode ser passada por email, nos grupos das redes sociais,
principalmente para editorias ligadas ao seu setor.
Apesar
de ser uma troca de informações com a veículos de comunicação, ele funciona
quase como uma publicidade gratuita.
Porque o
seu negócio ganha mais nome, mais espaço e mais confiança do público sem que
você precise gastar com anúncios, por exemplo.
Uma
coisa é você publicar no seu perfil do Facebook ou Instagram, por exemplo.
Outra coisa é quando outro veículo publica uma informação oficial sobre sua
marca.
5. Faça parte de uma
comunidade online relevante
Procure
fóruns e comunidades onlines que o seu público participe. Cada nicho costuma
ter o seu.
Se
envolver e participar ativamente desses grupos te ajuda a construir um relacionamentocom a sua audiência e gera
autoridade, dependendo do tipo de conteúdo com o qual você contribui.
Dentro
de um contexto oportuno, vale ainda promover o seu negócio de maneira sutil,
com um link direcionado para um texto do seu blog, ou por meio de um infográfico
com a marca d’água da sua empresa, por exemplo.
6. Email marketing
O email marketing é uma arma poderosa para
divulgar o seu trabalho para a sua lista de contatos e manter essas leads
engajados após esse primeiro momento de interesse.
Seu foco
principal é atrair e manter a atração do público-alvo por tempo suficiente para
criar um relacionamento, conforme o estágio do funil de vendas nos quais se encontram.
Quando
bem planejada, a estratégia de email marketing possibilita uma comunicação
direta e objetiva para:
·
Promover conteúdos
·
Engajar, nutrir e educar as leads
·
Divulgar produtos e serviços
·
Vender
·
Se relacionar com os clientes
Sugiro
que você personalize o seu email, com muitas em imagens e informações
relevantes para a sua lista.
Isso
permite que você continue esse contato por um muito tempo e evita que seu
conteúdo seja considerado spam.
Se você
quiser saber mais sobre os tipos de email, tem um artigo bem completo no blog
do KP, com os 6 modelos de email marketing que te permitem ter um
relacionamento duradouro com o seu cliente.
7. Faça parcerias com
influenciadores
Os influenciadores digitais estão com tudo.
As
pessoas acompanham ferozmente o que eles publicam, o que fazem no dia a dia e
seguem quase que religiosamente o que eles falam.
Eu estou
falando de perfis famoso em redes sociais, que estabeleceram credibilidade em
um nicho de mercado específico.
Eles têm
exatamente o que você precisa: alcance e relevância.
Por ter
acesso a um grande público nas principais plataformas, eles têm também a
capacidade de influenciar outros usuários, ditar tendências, comportamentos e
opiniões.
Muitos
deles conseguem ganhar dinheiro com toda essa influência. E é isso que eu
sugiro que você faça: trabalhe com o marketing de influência.
Só que,
como eu prometi aqui que todas as dicas seriam para atrair clientes sem tirar
dinheiro no bolso, preciso deixar claro que não estou falando de pagar por
divulgação.
Existe
outra forma de trabalhar com os digital influencers, que é a permuta: oferecer
produtos ou serviços gratuitos em troca de divulgação.
Enquanto
os mais populares cobram preços super altos, os com pouco menos seguidores, que
também tem altas taxas de engajamento, costumam topar fazer essa troca.
É
extremamente eficaz e acaba sendo uma relação ganha-ganha.
8. Produza conteúdo
Conteúdo
é a simplesmente a base de tudo.
Esse é o
passo que eu considero mais importante para que você consiga ter a atenção e
persuadir seu cliente.
Porque,
para você fazer tudo que eu te mostrei nos passos anteriores, você precisa ter
um conteúdo excelente e relevante para oferecer.
Sem um
bom conteúdo, mesmo que você consiga visibilidade, ela não dura muito tempo.
Falo
isso porque, hoje em dia, a percepção do seu público está diferente. Ele está
bem mais exigente. E você tem que acompanhar.
E ele só
vai confiar em você, se sentir que você entende do que está falando.
Então,
coloque a mão na massa. Entenda o que o seu público-alvo procura e entregue a
ele no formato que ele consome normalmente, seja por texto, vídeo ou podcasts.
O
importante é entregar para a sua audiência o que ela precisa.
Até
porque cliente não está atrás só de preço baixo, ele quer alguém que resolva o problema
dele.
Com a
distribuição regular de conteúdo, você terá mais mais tráfego nas plataformas e
vai aumentar e melhorar a geração de leads para
a sua base.
É o
conteúdo que vai te dar a credibilidade e autoridade que você precisa para
atrair e selecionar o cliente certo para o seu negócio.
Conclusão
Depois
desse artigo, você não vai mais sair por aí perguntando “como divulgar meu
trabalho?”. Agora, você sabe exatamente onde precisa estar para ter a atenção
do seu potencial cliente.
Você
acabou de ver que a internet é a melhor vitrine para você expor o seu negócio,
já que só os brasileiros gastam 9 horas e 29 minutos do dia acessando conteúdos
online.
Viu
ainda quais são as principais plataformas onde as pessoas passam todo esse
tempo e como você pode dar as caras em cada uma delas.
Eu te
mostrei que divulgar sua marca na internet é importante pois ela é democrática,
te permite concorrer até mesmo com as grandes empresas e tem um excelente custo
benefício.
E,
falando em custo-benefício, agora você já sabe 8 maneiras de divulgar seu trabalho online e sem precisar pagar
nem um centavo.
Estratégias
como investir em SEO, fazer parte de grupos e comunidades do seu nicho nas
redes sociais, enviar emails marketing direcionados e, claro, produzir muito
conteúdo e de muita qualidade.
Com
tanta informação, não dá mais para ficar igual barata tonta sem saber onde
expor a sua marca. É hora de colocar em prática tudo o que você acabou de ver.
E aí?
Você já divulga o seu trabalho de alguma das formas ou em alguma dessas
plataformas? Me conta aqui nos comentários! Vou adorar saber e continuar essa
conversa.
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