Entenda a
importância da pré-venda para o mercado imobiliário
Associar
uma grande quantidade de leads a resultados satisfatórios pode
ser um engano, principalmente quando falamos sobre vendas complexas, de alto
valor agregado, como é o mercado de imóveis.
Nesse
caso, ter um processo de pré-venda bem estruturado para ajudar na qualificação
de leads é essencial. No mercado imobiliário, empresas
que não fazem uma boa gestão dos seus leads, geralmente, têm taxas de conversão de vendas abaixo de 1%.
Neste
post, vamos te mostrar a importância da pré-venda para o mercado imobiliário e
vamos dar dicas para melhorar a qualificação dos leads e, por
consequência, os resultados de vendas. Confira!
Qual
o problema de não ter um processo de pré-venda bem estruturado?
As
imobiliárias e as houses (equipes de vendas internas) das
incorporadoras que não têm uma equipe de pré-venda costumam enviar seus leads, gerados por
meio de campanhas de marketing, direto para os corretores.
Isso
é um problema, porque os leads que estão convertendo nas
campanhas, geralmente, estão apenas pesquisando. Não necessariamente estão em
momento de compra.
Dessa
forma, os corretores gastam muita energia tentando realizar vendas para leads que
não vão comprar agora, o que gera resultados insatisfatórios. Por isso, a
pré-venda é tão importante no mercado imobiliário.
Quais
os benefícios de adotar a pré-venda no processo de venda de imóveis?
Ter
uma equipe de pré-venda treinada e preparada para identificar se cada lead tem
perfil para comprar e está próximo do momento de compra vai fazer toda a
diferença nos seus resultados.
Além
de dar o primeiro atendimento, o profissional de pré-venda fará um filtro para
separar os leads que devem ser abordados pela equipe de vendas
imediatamente dos leads que devem ser trabalhados por
marketing, para, depois de qualificados, serem enviados para vendas.
Quando
os corretores recebem apenas leads qualificados para
trabalhar, a performance melhora e a moral da equipe comercial se eleva.
Imagine como é frustrante a realidade de um corretor de imóveis que passa o dia
tentando entrar em contato com pessoas que não estão interessadas em comprar um
imóvel naquele momento e recebe respostas negativas, uma atrás da
outra.
O
trabalho da pré-venda é identificar as melhores oportunidades para otimizar o
trabalho da equipe de vendas, que gastará menos energia para converter mais.
Como
a pré-venda identifica os leads qualificados para enviar para
a equipe comercial?
O
primeiro trabalho do profissional de pré-venda é realizar uma prospecção de
qualidade para estabelecer contato com os leads que foram
gerados por marketing e fazer as perguntas certas para identificar quais
desses leads estão prontos para serem enviados à equipe de
vendas.
Para
atingir uma boa taxa de sucesso de contato, é fundamental
executar cadências bem definidas com quantidades específicas
de ligações telefônicas, envios de e-mails e mensagens de WhatsApp, em dias e horários diferentes.
Uma
boa prospecção dever ter entre 7 e 13 tentativas de
contato durante um período de duas semanas antes que o lead seja
descartado.
O
que fazer com leads que não estão prontos para uma abordagem
comercial?
O
processo de pré-venda também é muito útil para a equipe de marketing, que vai
trabalhar a base de leads que ainda está fria para
qualificá-la.
Quando
a pré-venda descarta os leads que não são qualificados, ela especifica o motivo desse descarte.
Assim, a equipe de marketing pode segmentar esses leads para
inseri-los em fluxos de nutrição adequados às necessidades de cada lead.
Se
relacionar com uma base de leads com perfil de investidor é
diferente de uma base de compradores finais, por exemplo. Um lead que
vai comprar nos próximos três meses deve ser tratado de maneira diferente de
um lead que vai comprar em seis meses. Um lead que
vai comprar um imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida também deve ter um
fluxo de nutrição diferente de um lead que está buscando um
imóvel de alto padrão, entende?
Inserir
todos os leads em um fluxo de nutrição genérico não vai gerar
engajamento nem vai trazer bons resultados.
É
preciso ser absolutamente relevante para os nossos prospects.
Precisamos entender suas necessidades e seu momento de compra. Dessa maneira,
podemos personalizar a comunicação e ajudá-los a percorrer mais rapidamente o funil de vendas, proporcionando uma boa
experiência de compra.
Como
qualificar leads que ainda estão frios?
É
exatamente isso que a ROOM33 faz! A partir da automação de marketing, criamos e planejamos fluxos
de nutrição, a fim de nos relacionar com cada lead de maneira
personalizada, com o objetivo de identificar as melhores oportunidades para enviá-las à equipe de vendas.
Com feedbacks constantes
da equipe comercial, otimizamos os critérios de identificação de oportunidades
(leads qualificados), com o intuito de melhorar o processo de
qualificação.
Quando
você tem uma equipe de marketing que monitora os leads que
ainda estão amadurecendo e se relaciona com eles, pode investir todo o esforço da
equipe de vendas somente nos leads que estão mais próximos do
momento de compra, melhorando sua performance.
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