Marketing imobiliário: como aumentar a
taxa de abertura de e-mail?
O envio de e-mails é uma
das estratégias mais eficazes para
impactar um público segmentado com ofertas pensadas para as necessidades dele.
Os players do mercado imobiliário devem saber como
utilizar essa ferramenta da maneira correta para garantir uma boa taxa de
abertura de e-mail.
Ter uma base de contatos
bem segmentada é o primeiro passo para o sucesso. De nada vai adiantar sair
disparando e-mails para pessoas que não têm interesse no que você tem a dizer.
Na verdade, isso só vai prejudicar a sua marca e o relacionamento com a sua
base de leads.
Ao criar uma campanha de
e-mail marketing, tenha certeza de que está promovendo conteúdo relevante para
quem vai receber os e-mails. Em primeiro lugar, é importante saber o motivo
pelo qual as pessoas entraram na sua lista de contatos. Foi para receber newslettersou
para receber ofertas de produtos? Por qual tipo de produto as pessoas se
interessaram?
É fundamental entender o
tipo de conteúdo que atrai os seus contatos e o que eles esperam receber de
você para poder criar campanhas com conteúdos relevantes.
Enviar conteúdo genérico
para um público desconhecido é uma das piores estratégias a adotar. Isso vai
fazer seu domínio perder reputação e ser considerado spam. Se quiser entender
melhor sobre boas práticas de e-mail marketing, recomendo a leitura deste e-book.
Algumas ações são capazes
de aprimorar o seu potencial de sucesso em uma métrica tão importante quanto a
taxa de abertura de e-mail. Elas consistem, principalmente, em alinhar as suas
ofertas com o perfil dos seus destinatários.
Quer saber mais? Então
veja a seguir as melhores formas de aumentar a taxa de abertura de e-mail no
marketing imobiliário.
Capriche no
assunto para aumentar sua taxa de abertura de e-mail
O assunto de um e-mail é
o primeiro elemento do seu conteúdo que o destinatário vê e é decisivo para a
taxa de abertura. Portanto, aí está contida muita responsabilidade para cativar
o leitor e convencê-lo a respeito do valor daquele envio.
Como já disse,
para aumentar a eficácia da persuasão, leve em conta o perfil do
público-alvo e aquelas que costumam ser as motivações dessas pessoas. Saiba
convencê-las de que há valor no seu e-mail para
que ele seja aberto.
Abaixo, algumas dicas
valiosas que utilizo para melhorar a taxa de abertura das minhas campanhas de
e-mail marketing:
·
Não engane seus leitores. É frustrante quando o conteúdo não
entrega o que o assunto promete;
·
Faça testes. Antes de iniciar uma campanha para uma grande base
de leads, teste diferentes assuntos com pequenos grupos
de contatos para identificar qual tem melhor taxa de abertura;
·
Utilize emojis, mas com cautela;
·
Utilize dados variáveis, como o nome da pessoa;
·
Assuntos curtos ajudam a aumentar a taxa de abertura de e-mail;
35 caracteres garantem que o assunto seja entendido em aparelhos celulares
antes de os e-mails serem abertos;
·
As palavras mais importantes devem vir primeiro;
·
Tente criar senso de urgência;
·
Assuntos engraçados também podem ajudar.
Faça
envios segmentados
Pode ser que o seu
público não esteja abrindo os seus e-mails porque não tem identificação com a
abordagem deles.
Em uma base de
contatos, existem pessoas com perfis diversos e estão
em momentos de compra diferentes – desde leads que
acabaram de assinar a sua newsletter até pessoas que já são clientes.
Essas pessoas também possuem interesses e comportamentos diferentes, moram
em regiões diferentes etc. Ter uma base de contatos bem segmentada é
importante para entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Essa é uma
estratégia muito importante para manter uma boa taxa de abertura de e-mail.
Por exemplo:
não vale a pena ofertar o mesmo produto para um cliente que
comprou há pouco tempo, bem como uma imobiliária não deve ofertar um imóvel de
quatro dormitórios em um bairro nobre para pessoas que estão
buscando por um studio no centro da cidade.
Se você trabalha com
imóveis, segmente a sua base pensando em critérios como tipo de imóvel de
interesse, data do último contato, faixa de idade, renda, estado civil, região
de preferência, entre outros. Depois, desenvolva e-mails específicos para cada
uma dessas segmentações. Isso aumentará consideravelmente a taxa de abertura de
e-mail.
Envie
suas campanhas nos momentos certos
Chegar à caixa de entrada
do destinatário na hora errada pode ser o fator decisivo para que o seu e-mail
nunca seja aberto. Uma parte muito importante do planejamento consiste em
entender os melhores momentos para impactar a sua audiência.
Pense no cotidiano do seu
público-alvo e em quais momentos ele teria tempo para abrir o seu conteúdo. É o
caso de pausas como horário de almoço ou o intervalo da novela no período da
noite, por exemplo.
Alguns exemplos abaixo
podem ajudar a melhorar a taxa de abertura de e-mail:
·
Entre 6 e 10 da manhã é um horário em que as
pessoas costumam dedicar tempo para ler e-mails. Por isso, nesse
período, as taxas de abertura de e-mails costumam ser boas;
·
Das 15h às 17h, as pessoas costumam ter uma queda de rendimento
no trabalho, e o e-mail costuma ser uma maneira de distração;
·
No fim do expediente, das 17h às 19h, campanhas de e-mail
costumam funcionar bem, também;
·
Entre 19h e 22h é outro bom período para envios de campanhas
para o consumidor final (B2C).
Porém, o melhor
horário para envio de e-mails pode variar para públicos diferentes. Então teste!
Crie uma
expectativa positiva
Se o seu destinatário
gosta do seu conteúdo, ele tem mais chances de abri-lo quando o receber. Mas,
para que isso aconteça, é essencial desenvolver um conteúdo de alta qualidade.
Não se trata de um
conceito subjetivo. É preciso entender as necessidades do seu público-alvo e
agregar valor à vida dele. Evite um conteúdo puramente promocional e prefira
entregar algo que solucione os problemas e as dúvidas do seu destinatário.
Você pode criar um
assunto atraente para que seus leads abram
seus e-mails, mas, se não oferecer um conteúdo realmente relevante, pode ter
certeza de que eles não continuarão interagindo com suas campanhas.
Faça
testes A/B
Todas as decisões
apontadas até aqui dependem da boa receptividade do seu público. Como ter
certeza da eficácia das suas escolhas então? O melhor jeito de fazer isso é
realizando testes A/B.
Teste duas versões de um
mesmo e-mail com alguma variação estratégica (como horário de disparo, tipo de
assunto, tema do e-mail, entre outras). Depois, basta conferir qual opção teve melhores resultados.
O mercado imobiliário tem
um potencial de marketing gigantesco que pode estar sendo desperdiçado com
estratégias ineficientes. Vejo empresas investindo muito em mídia para gerar leads que não
são bem trabalhados.
É importante contar com
uma consultoria especializada e ferramentas adequadas
para otimizar a taxa de abertura de e-mail e fazer uma boa gestão dos leads da
sua incorporadora ou imobiliária. Não adianta gerar centenas de leads todos
os meses se sua taxa de conversão continua muito baixa. É desperdício de
dinheiro!
Recomendo fortemente
investir em uma estratégia mais
eficiente de relacionamento. Dessa maneira,
será possível investir menos em mídia e melhorar suas taxas de conversão.
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