Venda mais empreendimentos com ajuda do marketing
de relacionamento
Você já parou para pensar qual o real impacto do marketing de
relacionamento no número de vendas de imóveis da sua empresa?
E ainda sobre as possibilidades que este tipo de abordagem abre
para as incorporadoras e construtoras no sentido de ajudar a construir uma
relação de confiança entre a empresa e o cliente? Ou seja, o quanto é
fundamental uma estratégia assertiva de marketing de relacionamento para uma decisão
tão importante na vida do lead: a compra de um imóvel.
Pensando exatamente na questão citada acima, resolvemos trazer o
artigo de hoje. Nele, você vai entender definitivamente o que é o marketing de
relacionamento, o conceito de lead e ainda falaremos sobre a importância
da interação com os leads no time de vendas. Acompanhe:
Afinal, o que é marketing de relacionamento
imobiliário?
O conceito engloba estratégias de construção, disseminação de
marca da sua construtora ou loteadora, prospecção, fidelização e criação de
autoridade no mercado imobiliário. O escopo é encantar e fidelizar
clientes. E ainda: incentivar que os clientes se tornem defensores e
divulgadores da marca.
Outro objetivo é tornar-se uma referência no mercado,
principalmente, pelas boas experiências oferecidas. Para conseguir tudo isso, a
empresa basicamente cria um relacionamento em que oferece vantagens para seus
clientes e leads.
Tudo começa com a geração do lead
Sua empresa já deve gerar centenas de leads por meio de
campanhas de Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. Como estes leads chegam
até sua equipe de pré-venda ou equipe comercial?
Uma dica aqui é utilizar ferramentas integradas para ajudar
nessa tarefa. Por exemplo, uma boa ferramenta tecnológica integrada
com o Facebook Ads.
Hoje, já existem no mercado ferramentas tecnológicas que
possuem uma integração rápida, prática e intuitiva com o Facebook Ads.
Já imaginou como seria perfeito ter em mãos uma ferramenta que
possa integrar com os formulários do Facebook direto no app, recebendo todos os
leads no CRM para sua equipe de pré venda trabalhar?
A importância do marketing de relacionamento para
as vendas de imóveis
Uma das frentes de atuação do marketing de relacionamento é a
boa interação com os leads. Mesmo que de forma indireta, é possível
para o departamento de marketing captar mais informações de cada lead e
fornecê-las para a equipe comercial. Além disso, o marketing será o
“norte” para um contato mais direto e assertivo entre o time de
vendas e o possível cliente.
Esse relacionamento é importante para identificar os
leads qualificados, os mais preparados para a equipe de comercial e
compreender quais têm real probabilidade de negócio, quais desses negócios
estão efetivados, quais não estão engajados e o porquê isso acontece.
Porém, isso não quer dizer que devemos ignorar totalmente os
contatos no funil de conversão, mas sim que eles devem ser tratados de forma
diferente das reais oportunidades de venda.
Como aplicar o marketing de relacionamento?
Com suas campanhas de mídia digital rodando no Facebook
ads, Instagram ads e Google ads, gera-se centenas de leads por mês, e
agora chegou a hora de se relacionar com eles.
Entender o caminho que o seu lead faz é muito importante para
localizar erros, e a automação de marketing é o caminho. Por meio de algumas
ferramentas, como o RD Station, por exemplo, é
possível ter acesso a toda a jornada do lead.
Existe a possibilidade de
criação de fluxos de envios de e-mails, nutrindo cada lead com informações
relevantes sobre seus empreendimentos ou marca, mensuração de resultados,
identificação e acompanhamento personalizado, considerando o público e o
estágio que o potencial cliente está no funil de vendas.
Veja o que a ferramenta pode
oferecer:
– Criar landing pages, e-mails
e formulários;
– Otimização das páginas SEO;
– Gerenciar a base de leads;
– Análise e planejamento com
relatórios completos;
– Integração com CRM;
– Nutrição de leads com
automação de marketing.
Além disso, com a
ferramenta, a equipe de vendas também é beneficiada: de um lado temos as
automações de e-mail, ou seja, alimentando o lead com informações não deixando
o interesse dele cair e de outro lado: o corretor acompanhando de
perto aquele lead por meio da gestão de atendimento no CRM.
O inbound marketing para mercado imobiliário também é uma
metodologia muito interessante de se aplicar. Sua empresa gera conteúdo
relevante para o público como, por exemplo, informações sobre uma determinada
região de um empreendimento, porque é interessante morar ali, principais
referências do bairro, etc. Sua empresa se aproxima do potencial cliente por
meio desse conteúdo, e por meio de materiais ricos como eBooks você pode captar
leads que estão no início da jornada de compra e se relacionar com ele por meio
de automações de e-mail já citadas neste artigo.
Vale mesmo pena investir em Marketing de
Relacionamento?
A resposta para essa pergunta é muito simples: sim! O Marketing
de Relacionamento é, em um mercado cada vez mais competitivo e digital, um
divisor de águas entre uma relação de sucesso ou fracasso com os seus leads.
Isso porque, mais do que oferecer empreendimentos, você vai
oferecer um relacionamento com o lead. E é exatamente pela qualidade desse
relacionamento que ele decidirá se vai continuar com você ou não na jornada de
compra.
Mas, não pense que Marketing de Relacionamento é apenas um
bom atendimento. Ele exige, mais do que competência, criatividade e investimento
para oferecer o “plus” que vai transformar um mero cliente em um fã e ainda vai
contribuir e muito para a sua empresa vender mais empreendimentos!
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