Quais os tipos de clientes de sua imobiliária?

Quais os tipos de clientes de sua imobiliária?
Você conhece os tipos de clientes de sua imobiliária? Quando estamos montando ou planejando qualquer negócio, este é um dos primeiros aspectos que precisamos levar em consideração. Afinal, quando precisamos vender um produto ou mesmo encontrar uma segmentação, o público-alvo é muito importante.
Para definir um público-alvo, nem sempre o processo colabora. Afinal, qualquer característica, organização ou configuração social irá representar um público. Ou seja, a dificuldade não está em encontrá-los. Mas sim, em entender qual é o melhor e qual o pior para você investir tempo e dinheiro.
E para isso, você pode escolher entre uma série de públicos, ou mesmo entre um e outro específicos. No caso de escolher diversos perfis, você está diversificando a sua área de atuação.
E precisa se especializar no comportamento de diversas pessoas. No caso de optar por um público específico, você não terá uma abrangência muito grande. Mas deverá ser o melhor dentro deste espectro.
Assim sendo, vamos te ajudar no texto de hoje, a construir esta jornada. Além de ajudar você a entender a real importância de diferenciar e direcionar os imóveis que você comercializa. Acompanhe.

Tipos de clientes de sua imobiliária

Os tipos de clientes de sua imobiliária podem ser vários. Inúmeros. Diríamos, até, infinitos. Isto acontece por um simples motivo: as pessoas são diferentes uma das outras. Cada uma terá um costume. Uma mania. Um jeito de levar e entender a vida.
E no meio de todas estas variações e aspectos, muitas vezes as pessoas que trabalham com gestão ou mesmo com a área de vendas, sentem-se perdidas.
É muito comum encontrar empresas que não conhecem seu público e que, de alguma forma, não conseguem defini-lo. E o mesmo acontece nas imobiliárias.
Há quem acredite que somente ter imóveis e oferecê-los para todo mundo, as chances de vender aumentam pelo simples fato da quantidade. Mas, mais do que nunca, quantidade não é qualidade.
E isto fica muito claro quando pensamos em fazer um anúncio, por exemplo. Do que adianta atingir dois milhões de pessoas, sendo que destas, apenas cem terão real interesse no produto? Não seria muito melhor poupar esforços e recursos, e buscar somente estas cem pessoas? Com certeza seria.
No entanto, nem sempre isto é visto com bons olhos por quem não entende o comportamento do consumidor no mercado imobiliário. Anunciar por anunciar e buscar atingir todo mundo, nada mais é do que um tiro no escuro.
Não há um caminho e há um gasto enorme de recursos que poderiam, futuramente, ser utilizados em outros campos da empresa.
Muitas vezes este assunto passa longe de nossas prioridades no dia a dia. Principalmente quando as responsabilidades das vendas diretas são encaminhadas a outros setores.
O que é um erro, pois o ideal é que tenhamos um espectro de tudo o que está acontecendo em todos os campos da imobiliária. E para que isto fique ainda mais claro, separamos uma lista com algumas tipos de público que você pode explorar. Acompanhe.

Conhecer o cliente é um dos princípios básicos de uma boa gestão

Os tipos de clientes de sua imobiliária estão completamente relacionados com um princípio básico de uma boa gestão: saber dividir as coisas e separar as ações. E isto também precisa ser aplicado no quesito de encontrar o público certo, para os imóveis certos. É fato que todo mundo não compra tudo. E, a partir disso, qual o real motivo de querer vender tudo para todos? Não há lógica.
As chances de uma campanha publicitária, seja online ou offline, darem erradas quando não há um direcionamento racional, são enormes. E por isso, nós queremos te ajudar a entender um pouco mais sobre como você pode dividir estes aspectos dentro de uma estrutura tão similar, mas tão diferente.
O primeiro passo, então, é entender todos os seus imóveis que você tem na sua carteira de produtos. Sejam os imóveis na planta, sejam os imóveis antigos, sejam os imóveis recém lançados. Cada um deles vai ter uma característica específica que precisa também ser adequada aos tipos de público de sua imobiliária.
Há alguns exemplos práticos que são mais fáceis de serem entendidos e outros mais complexos, que precisam de um pouco mais estudo para entendimento. Mas o fato é que sempre vai ter alguém para comprar um tipo de imóvel que, no caso, outro “alguém” não compraria.
Por exemplo, um imóvel milionário dificilmente pode ser ofertado para alguém que tenha um trabalho convencional ou que receba um salário mínimo. Pois o gasto que você terá em divulgação, dificilmente trará resultados práticos. E é este o pensamento que deve nortear as suas ações. Veja abaixo mais alguns exemplos de clientes que você pode ter.

Família grande

O primeiro tipo de público que você deve considerar e um dos mais simples de identificar, é o cliente de família grande. Este tipo de cliente tem uma série de características comuns “exclusivas”, assim como os outros também. Por exemplo, um cliente de família grande vai precisar ter um imóvel que supra esta necessidade de forma completa.
Não adianta você querer “empurrar” ou usar técnicas de venda e persuasão para vender um produto que não irá suprir uma necessidade do cliente. No momento, pode até gerar renda. Mas no médio e longo prazo, isso não resultará em nenhum tipo de benefício, pois você começará a ter uma fama negativa no mercado.
O que você pode e deve fazer é, acima de tudo, estudar o tipo de cliente que você tiver que trabalhar naquele momento. Faça-se perguntas estratégicas para criar um arsenal de respostas que possam nortear as suas ações.
Por exemplo, você pode descobrir quais são as principais necessidades de uma família grande e encontrar nos imóveis esta resposta. Afinal, vender é, antes de mais nada, resolver um problema. E quando isto é feito de uma forma honesta, pensada e profissional, os frutos serão ótimos de colher.

Casal jovem

O casal jovem, por sua vez, é um público também importante e que pode render muitos resultados positivos. Os imóveis de sua imobiliária devem estar dentro de um espectro que compreenda as necessidades específicas deles. Por exemplo, um casal jovem busca o que no dia a dia? Será que eles querem ter filhos? Quais são os gostos pessoais? E os hobbies?
As respostas para estas perguntas podem ser respondidas através da busca pelas características nos imóveis de sua carteira. Talvez um apartamento bem localizado, com um quarto ou até dois, espaços menores e até mesmo conjugados, pode ser uma alternativa. Afinal, a maioria das pessoas nesta idade está passando por situações semelhantes: estudando, trabalhando, viajando.
E a casa acaba, muitas vezes, sendo um dos lugares que o casal jovem menos fica. Muitas vezes servindo somente para dormir. E não é exagero, pois a rotina de correria do dia a dia muitas vezes proporciona este tipo de situação. Se é positivo ou negativo, é uma outra história. O fato é que você precisa estar preparado para compreender tudo isso e conseguir fazer negócio.

Idosos

Um dos tipos de clientes de sua imobiliária que certamente você pode explorar para fazer bons negócios, são os idosos. Esta é uma estrutura comportamental que possui características muito interessantes para que você consiga estruturar uma boa campanha publicitária ou mesmo ações para vender.
Os idosos, além de muitas vezes terem necessidades especiais, são um tipo de perfil que busca realizar sonhos. Ou seja, é uma fase da vida em que muita coisa já aconteceu e tudo que eles querem, na maioria das vezes, é um lugar para descansar, ter qualidade de vida e muito conforto.
E isto pode ser encontrado facilmente em imóveis bem localizados, amplos, com espaço para várias atividades e acessíveis. Quem se aposenta, muitas vezes busca se confortar e não se incomodar com situações que antes eram incômodo. E você pode facilmente usar estes artifícios para criar uma circunstância positiva nas vendas.
Utilize as características de cada público para conseguir encontrar um meio termo entre realizar negócios e gerar clientes fiéis. Lembre-se que nem tudo é dinheiro e, quanto mais você tiver atributos extras, mais a sua imobiliária será bem vista, bem lembrada e bem falada.
Afinal, quando alguém escolhe um corretor de imóveis para fazer negócios, é depositada muita confiança e credibilidade na relação. Falhas poucas vezes são aceitas.

Clientes solteiros

Os clientes solteiros talvez sejam os que mais facilmente são “convencidos”. As necessidades que você precisa suprir se resume muitas vezes a uma pessoa. E isto facilita um pouco a questão do entendimento do público alvo de uma forma geral, pois há menos “entrelinhas” para você analisar.
Entretanto, isto não significa que as necessidades de um cliente solteiro sejam simples. Talvez o que ele queira não necessariamente será o imóvel mais em conta, nem o mais caro, nem o mais bem localizado, mas nem o mais afastado. É preciso encontrar um meio termo no meio disso e, para isso, somente com conversas, entrevistas e perguntas para saber o que de fato ele quer.
Este é um tipos tipos de clientes de sua imobiliária que mais aparecerão, caso você consiga acertar em suas campanhas e anúncios. E neste caso, há um fator que pode colaborar para a simplificação da tomada de decisão, pois o solteiro não terá alguém para “cruzar” informações e ajudar a tomar uma decisão de forma direta.
Por mais que hajam os amigos e os círculos de convívio entre lazer e trabalho, é mais fácil você falar diretamente com um cliente solteiro. A mensagem pode ser mais direta, mais pessoal e mais assertiva, sem precisar considerar outras pessoas. Mas, obviamente, sempre tomando todos os cuidados para não pecar pelo exagero e excesso. Equilíbrio é a base de tudo.

Clientes indecisos

Os clientes indecisos também fazem parte deste leque de tipos de clientes de sua imobiliária. Talvez, com estes, você terá um trabalho redobrado, pois aqui você precisará fazer um esforço extra para encontrar o tom ideal, a mensagem correta e os atributos certos.
Um cliente indeciso, como o nome já diz, não sabe o que quer. E muitas vezes ele não fechará negócio justamente por isso. Neste caso, é seu papel conseguir guiar a conversa para que você consiga extrair o máximo de informações possíveis. Faça perguntas que ajudem a nortear este processo e descubra tudo aquilo que, talvez, nem o cliente saiba.
É uma aventura que pode levar semanas ou até meses. E você sentirá logo nas primeiras conversas quando um cliente é ou não indeciso. Neste caso, você já precisa ter uma estratégia de abordagem definida para seguir adiante. Este é um perfil de cliente que requer atenção!

Clientes decididos

Por sua vez, há também os famosos clientes decididos. Estes são aqueles que “sabem tudo”. Eles chegam na imobiliária já indicando o que buscam, como querem e onde precisam. E isto pode ser um ponto tanto positivo, quanto negativo.
O ponto positivo, é que se você conseguir atender de uma forma humana e realizar as necessidades do cliente, certamente fechará bons negócios. Agora, se você não conseguir entender o que o cliente quer ou não tiver o produto certo, dificilmente haverá uma relação positiva. E você ou sua imobiliária possivelmente sairão da história como “incompetentes”.
O que não necessariamente será uma verdade, pois um cliente decidido é muitas vezes um cliente “cego” para novas possibilidades e alternativas. E isto torna-se negativo quando não há um equilíbrio.

Comportamento do consumidor

Como você pôde entender, o comportamento do consumidor no mercado imobiliária está cem por cento relacionado com estratégias de venda ou de abordagens. E por isso, você precisa dedicar um tempo estudando todos estes quesitos de uma forma que consiga transformar em praticidade.
Para ajudar no processo, você pode ter ferramentas, softwares e plataformas para computar e registrar informações. É o exemplo de um bom CRM imobiliário, que poderá armazenar dados de perfis de inúmeras pessoas para que, com o tempo, você consiga utilizar para gerar mais vendas.

O que levar em consideração na hora de escolher um corretor de imóveis?

Você sabe o que levar em consideração na hora de escolher um corretor de imóveis? Se não souber, não se preocupe. Vamos lhe ajudar a entender um pouco os pontos mais importantes na hora de escolher este profissional tão importante e decisivo em nossas vidas. Acompanhe e saiba mais.

Escolher um corretor de imóveis – O que considerar?

Nós sabemos que escolher um corretor de imóveis nem sempre é a tarefa mais fácil de todas. Este é um momento muito especial e decisivo na vida de diversas pessoas. Envolve a conquista de sonhos e realização de objetivos. Por isso, o auxilio de uma pessoa certa para tornar todos os processos o mais simples possível é fundamental.
Entretanto, esta pessoa precisa estar de acordo com uma série de requisitos que você poderá adotar na hora de contratar. Antes de fechar qualquer negócio, sempre tenha em mente que o profissional que está lhe atendendo precisa ser de alto nível. E, muitas vezes, o cliente acaba percebendo somente depois da contratação que o trabalho poderia ser melhor.
Desta forma, para lhe auxiliar, recomendamos que você siga nossas dicas na hora de escolher um corretor de imóveis que seja compatível com as suas necessidades, seja de pessoa física ou jurídica. Acompanhe.

Registro no CRECI

CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, é um órgão extremamente importante para a profissão. Ou seja, para que você tenha a certeza de estar contratando um profissional honesto, idôneo e competente, um dos primeiros requisitos é verificar o cadastro dele junto ao CRECI.
Este departamento é responsável por gerir e administrar a profissão de forma que assegure qualidade e competência pelos profissionais. Desta forma, o cliente também ficará assegurado de que estará trabalhando com uma pessoa extremamente competente e talentosa. Ou seja, é de extrema importância que antes de mais nada, você verifique o cadastro do seu corretor junto ao órgão regulador.
Este é apenas um dos requisitos para contratar um bom corretor de imóveis. Entretanto, é importante também prestar atenção para uma série de outras situações. Pois somente o cadastro não garantirá outros critérios que vamos explicar nos próximos tópicos. Acompanhe.

A experiência pode ser importante

Como já falamos, contar com a ajuda profissional registrada no órgão oficial da profissão – CRECI – é de extrema importância. Entretanto, outro fator muito importante para contar com um profissional capacitado a realizar um grande trabalho, é a experiência na área. Assim sendo, um profissional que tenha experiência no assunto certamente poderá lhe auxiliar de forma muito mais prática e estratégica.
Entretanto, isso não significa dizer que profissionais que estão começando agora não devem ser contratados. Na verdade, um profissional que esteja no início da carreira pode ser tão bom quanto um experiente, visto que quem está começando está se esforçando ao máximo para atingir os objetivos próprios e do cliente. O que é ótimo para quem está contratando-o.
No entanto, uma luz de experiência pode ser exatamente o que você precisa, visto que o processo para aquisição ou aluguel de um imóvel, muitas vezes pode ser extremamente desgastante e dificultoso. E tudo que você quer, é alguém que faça o trabalho pesado por você. Por isso, neste caso, a experiência poderá falar mais alto e, consequentemente, acaba sendo a melhor opção para você.
Um profissional com experiência e vasto conhecimento no assunto, poderá poupar horas de negociações e desgaste com estudos de contratos e processos burocráticos. Muitas vezes tudo acaba se tornando mais barato por conta destes macetes e atalhos adquiridos ao longo da carreira de um corretor de imóveis. E, se você entender que isto é fundamental para a compra do seu imóvel, procure por este perfil.

O atendimento precisa ser bom

Agora chegamos em um dos pontos mais cruciais de um bom corretor de imóveis: o atendimento. Vamos combinar? De nada adianta o profissional ser credenciando no CRECI, ter experiência e não lhe atender bem, não é mesmo? Pois bem, é fato que tudo o que precisamos quando não entendemos muito bem de um assunto, é alguém que nos atenda cordialmente e de forma empática.
Desta forma, um dos mais promissores critérios para escolher um corretor de imóveis é simplesmente o atendimento. O atendimento precisa ser bom e ponto final. Afinal, estamos falando da realização de um sonho ou de um grande investimento que você está fazendo para o futuro. E isto significa dizer que a pessoa que está ao seu lado, auxiliando este processo, precisa entender isso.
Assim sendo, a melhor forma de contar com uma ajuda profissional é quando, acima de tudo, esta ajuda se torna humana e empática. Humana, pois um atendimento robotizado não ajuda ninguém, só deixa tudo mais confuso. E empática, pois é extremamente importante que o corretor de imóveis coloque-se no lugar do cliente para enxergar a situação aos olhos de quem está contratando-o.
Por isso, busque profissionais que possam lhe agradar neste aspecto e consigam atingir seus objetivos sem nenhum tipo de robotização, receita ou outra forma de desumanizar o processo.

Faça uma pesquisa e busque referências

Depois de entender todas as possibilidades citadas anteriormente, é importante que você pesquise muito sobre o corretor de imóveis que você está contratando. Isto servirá de base para que você decida quem irá lhe atender. Para isso, leve em consideração as alternativas citadas até então e busque referências com clientes antigos do corretor em questão.
Esta é uma forma muito prática de ouvir as experiências de quem já foi atendido por este profissional. E a melhor maneira de enxergar a possibilidade de contratar alguém, é ouvindo a experiência de quem já contratou anteriormente. Será de muita valia ter a opinião de terceiros. Afinal, o boca a boca ainda é o que mais vende. Através da influência muitos negócios são fechados.
Entretanto, uma coisa que você não pode fazer nesta situação, é comparar o seu perfil com o perfil de quem já foi atendido pelo corretor. Vocês são pessoas diferentes e, o que foi bom para aquela pessoa, pode não ser bom para você. E o que não foi bom para aquela pessoa, pode sim ser bom para você.
Este critério de referências servirá de base apenas para você ter um parâmetro maior no seu radar de possibilidades. Nunca use este critério como determinante para a escolha. Pois, como falamos, cada cliente é único e a única forma de saber se o trabalho foi bem feito, é depois que ele for finalizado.

Habilidade de negociação é fundamental

Não é desconhecimento de ninguém que ter habilidade em negociação é de suma importância para quem trabalha com imóveis. Principalmente para quem está comprando uma casa, sabemos que o preço inicial de venda não é necessariamente o mais atrativo e o melhor.
Por isso, contar com uma ajuda profissional e qualificada é de suma importância. É aí que o corretor de imóveis com habilidades em negociação faz um papel determinante no sentido de atrair os melhores negócios para o cliente. Assim sendo, depois de entender todos os outros quesitos abordados anteriormente, nunca deixe de questionar o corretor das suas habilidades para redução de preços, conquista de flexibilidade para pagamento e facilitação em aspectos aquisitivos.
Um profissional completo e qualificado terá todas estas habilidades facilmente identificadas nos momentos iniciais da negociação. Busque sempre ter esta visão mais analítica do profissional, para saber se o seu projeto imobiliário poderá ter um bom desfecho. Afinal, sabemos que quem está vendendo, sempre está querendo aumentar o preço. E quem está comprando, sempre está querendo abaixar o máximo possível.
Um meio termo neste sentido sempre será a melhor situação para ambas as partes. E para isso, o corretor de imóveis que tenha isto em mente terá muito mais sucesso nas negociações, do que aquele que quer buscar extremidades – tanto para redução quando para aumento de preços.
Um especialista na região escolhida
Outro ponto muito importante que você deve levar em consideração, é a necessidade de ter alguém ao seu lado que conheça a região do imóvel que você esteja pleiteando. Este muitas vezes é um dos pontos mais difíceis na hora de encontrar um profissional, visto que focar em uma região muitas vezes pode não ser vantajoso para o corretor.
Entretanto, se você colocar este critério como um dos principais para escolha de um corretor de imóveis, certamente terá muito mais vantagem na hora de negociar, pois o profissional terá todas as informações e entenderá tudo sobre a localização, bairro ou cidade. Se você quiser exclusividade, este critério deve ser determinando na escolha.
Agora, se você optar por um profissional que seja altamente qualificado mas não seja focado em uma região, não torne este critério como crucial para a decisão. Pois as chances de você acabar não encontrando o corretor ideal e deixar diversos outros profissionais competentes para trás, são enormes.
Um equilíbrio na escolha é sempre a melhor opção.

Verifique se o profissional atua com tecnologias

Um fator extremamente importante, é a verificação das tecnologias que o profissional utiliza para trabalhar. É claro que a melhor ferramenta de trabalho do correto de imóvel, são as habilidades, experiências e profissionalismo em si. Mas, entender o comprometimento de quem está prestes a lhe atender é crucial. E uma das formas de fazer isso, é entendendo o quanto ele utiliza tecnologias para melhorar o trabalho.
Corretores de imóveis são profissionais que hoje em dia possuem uma série de ferramentas para facilitar o trabalho. Entre elas, óculos de realidade virtual, sistemas de conversa inteligente com o cliente, qualidade de imagens e captação com drones, entre outras.
Este também é um critério extremamente importante e que deve ter um peso maior na escolha do corretor de imóveis. Lembre-se sempre que todas estas ferramentas não são apenas para mostrar que o corretor faz investimentos na carreira. Mas sim, para ajudar você a ter uma experiência mais completa na hora de realizar seu sonho ou fazer um investimento.

Como ser um corretor requisitado no mercado?

Para se tornar um corretor altamente requisitado no mercado, tudo que você precisa fazer é despertar a vontade dos sonhos nas pessoas. Além disso, é importante entender que você está nesta posição para, acima de tudo, resolver um problema da pessoa, que é encontrar uma casa para comprar ou alugar.
Assim sendo, para se tornar um corretor altamente requisitado, é crucial que você siga alguns dos critérios acima. As pessoas irão lhe contratar a partir do momento que elas sentirem confiança no seu trabalho. E isto é reflexo apenas do que você já fez e pretende fazer. Ou seja, quanto mais experiência você tiver ou buscar a ter, melhor sua reputação.
Mas é claro, de nada adianta apenas quantidade. A qualidade é fundamental e diríamos que muito mais importante. Afinal, é muito melhor ter 1 cliente satisfeito, do que 100 que pararam a operação no meio do caminho por falta de comprometimento ou profissionalismo. Desta forma, você precisa estar ciente que o cliente busca em você alguém que facilite o processo.

Não force a barra

Uma coisa é fato: comprar por pressão é uma das piores experiências possíveis. Muitas vezes o cliente compra o que ele não quer e você acaba atraindo muito mais problema do que satisfação. Ou seja, não force a barra. Agir naturalmente é a forma mais oportuna de fechar bons negócios.
O cliente perceberá de maneira instantânea o momento que você quiser vender algo a força e o momento que você está realmente querendo ajudar a encontrar as melhores soluções. Por isso, foque em ajudar e não em vender.
Tenha ferramentas para comunicação
Muitas vezes, uma venda não é fechada na hora. Por isso, ter um contato próximo com o seu cliente é absolutamente fundamental. Esta é uma forma de criar raízes e relacionamento consistente entre você e um possível comprador. É a sua chance de fazer ele entender que você está presente para ajudar.
Uma forma de manter uma comunicação ativa e dinâmica com o seu possível cliente, é ter uma tecnologia de CRM para tornar este processo mais inteligente e automatizado. Este software poderá ajudá-lo a criar laços com os contatos que você tiver. E assim, você poderá educar as pessoas que já lhe seguem (leads) com dicas e conversas amigáveis. E depois, o processo de venda acaba acontecendo naturalmente.
Indicou, Comprou, Ganhou!!!!!!!!
Indique e Ganhe.
Indicando um amigo para comprar um IMÓVEL e você ganhará 50% da comissão do corretor.
Comissão do corretor é 1,8%. A indicação o valor mínimo é de R$ 1.000,00 e poderá aumentar de acordo com o valor do imóvel.
Seu amigo fechou o contrato recebemos a comissão imediatamente iremos repassar sua parte.
Dúvidas? Entre em contato pelo direct ou WhatsApp: (62) 98519-8935.
.
Venha viver uma nova experiência de negociação.
Cadastre-se e recebe mais informações e condições exclusivas!
Deixe seu e-mail e telefone e fale com um corretor para saber das condições especiais.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Creci: 27.178
Whats (62) 98519-8935 / 98628-4545
leandro.citygyn@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/

https://www.99leads.com.br/consultor/leandro-zortea




Comentários