Não perca clientes no mercado imobiliário.
Algo que acontece bastante no mercado imobiliário é a perda do cliente para outro corretor ou imobiliária. Mesmo tendo em mente que tudo está sendo feito corretamente, muitas vezes isso acontece, porém, se forem tomadas medidas certas, esse tipo de situação pode ser evitada.
Algo que acontece bastante no mercado imobiliário é a perda do cliente para outro corretor ou imobiliária. Mesmo tendo em mente que tudo está sendo feito corretamente, muitas vezes isso acontece, porém, se forem tomadas medidas certas, esse tipo de situação pode ser evitada.
Ao longo desse artigo, daremos dicas para co corretor não perder nenhum cliente, além de aumentar cada vez mais sua cartela de prospects.
Cliente x Corretor
Sabe quando você acaba de conhecer alguém, e parece que conhece essa pessoa a anos? Então, as vezes isso acontece naturalmente, e as vezes você pode induzir essa sensação, fazendo com que o cliente sinta-se mais à vontade com você.
Porém, para que isso acontece, o corretor precisa estudar formas de relacionamento com o cliente, como o discurso por exemplo. Além disso, conhecer o cliente é essencial para entender suas necessidades e o que está levando-o ao ato da compra/venda.
Quem é seu cliente?
Como já falamos em outro artigo, existem diversos tipos de clientes, e o corretor precisa conhecer cada um. Podemos citar o cliente visual, aquele que possui pressa para ver o imóvel antes mesmo de obter mais informações. Dessa forma, o corretor deve ser pontual e escutar tudo o que o cliente tem para falar, sendo mais objetivo ao passar as informações, utilizando argumentos para favorecer o cliente.
Contudo, não esqueça da sua aparência, o cliente visual costuma notar camisas amassadas, ou aspecto relaxado.
Já no cliente auditivo, a comunicação é o principal fator que fará ele fechar o negócio. Esse cliente escuta mais do que fala, prestando atenção aos detalhes, dessa forma, o corretor deve estar preparado para responder qualquer dúvida, além de conhecer muito bem o imóvel e região. O corretor de imóveis deve estimular o cliente a falar mais sobre seus interesses e desejos, assim, torna-se mais fácil fechar a venda.
Outro tipo de cliente é o sinestésico. Essa pessoa é apegada às sensações, gestos, sentidos e movimentos. Normalmente costumam ser mais emotivos, gostam de contato corporal e preferem ambientes confortáveis.
Por isso, opte por recebe-lo com um café, por exemplo, vale ainda usar o marketing olfativo, o qual é utilizado um cheiro no imóvel ou imobiliária para que marque os sentidos olfativos do seu cliente. Assim, você demonstra que realmente valoriza o relacionamento com ele, criando um laço muito mais forte e com muito mais probabilidade de venda garantida.
Cliente sumiu, e agora?
Tudo ocorreu bem, porém, o cliente sumiu. Primeiramente, é preciso tentar entender o motivo para que isso tenha acontecido, se algo causou insatisfação, então vale ligar ou enviar alguma mensagem, de forma sincera. Desse modo, o corretor pode solicitar uma nova oportunidade de atendimento, pois mesmo que ele já tenha feito negócio com outra pessoa, ainda existe uma esperança né?!
Além disso, mantenha os dados dos seus clientes sempre atualizado, podendo entrar em contato com eles caso algum desapareça e não dê mais retorno.
Não seja um corretor ansioso
Não se torne aquele típico corretor de imóveis tão ansioso para fechar a venda que se torna chato. Portanto, segure sua ansiedade, pois isso pode acabar acarretando diversas falhas. A compra da casa própria é um momento muito importante na vida de uma pessoa, por isso, procure passar segurança para seu cliente, esqueça a comissão que ganhará ao fim do processo e a pressa em vender.
Não force uma venda. Tenha um importante relacionamento social, assim você conquista o cliente não apenas pelo interesse, mas passando credibilidade. Saiba dialogar sobre diversos assuntos referente ao imóvel, associando com o trabalho do cliente, filhos, etc.
É essencial trabalhar o pré e pós venda, garantindo um ótima experiência para seus clientes. Mesmo que o corretor faça a venda e depois nunca mais veja o indivíduo, é importante garantir um bom atendimento para uma futura indicação. Portanto, prove o quanto o negócio pode transformar a vida dele, não apenas o quanto ele pode economizar escolhendo comprar com você.
12 tipos de clientes: como reconhecer cada um deles.
Todas as pessoas são diferentes, e por isso, os clientes precisam de um tratamento diferenciado de acordo com suas características e necessidades pessoais. Dessa forma até parece complicado conseguir agradar todos os clientes, mas é possível sim obter sucesso em todas as vendas e negociações se você souber identificar o perfil de cada um deles.
Assim, ao longo deste artigo, daremos dicas de como identificar o perfil das pessoas que entram em contato com você. Desse modo, se torna mais fácil entender as características do seu público e compreender a forma como lidar com cada um.
1 – Clientes Indecisos
Primeiramente, esse cliente é uma pessoa insegura para fechar uma compra. Em síntese, ele questiona as necessidades de ter o produto e se realmente é o que ele precisa ou está procurando. E ainda, questiona se você é o melhor corretor ou se sua imobiliária é o melhor local para fechar negócio.
Geralmente o indeciso cria muitos empecilhos que podem vir a prejudicar o negócio. São pessoas que podem cansar o corretor, porém, a melhor forma de convencê-los é sempre focar em suas necessidades e não apenas no imóvel.
Exemplos de abordagem com clientes indecisos:
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2 – Confuso
Esse cliente não sabe muito bem o que deseja comprar/alugar. Em suma, o cliente confuso não sabe como expressar o que ele quer. Por isso, é necessário que o corretor tenha paciência, fazendo perguntas mais simples para conhecê-lo e entender sua real necessidade.
Por outro lado, conhecer um pouco mais sobre sua vida, fica mais fácil limitar as opções disponíveis e que se alinham com as informações passadas por ele.
3 – Clientes Decididos
Esse tipo de cliente sabe exatamente o que quer. Ele já possui conhecimento sobre o imóvel que deseja, e provavelmente já pesquisou com outros concorrentes. Assim, o cliente decidido talvez já esteja pronto para fechar negócio.
Porém, o corretor precisa ter cuidado com esses clientes para que não ocorra nenhum deslize que possa fazê-lo desistir de comprar com você. Por isso ouça o que o cliente tem a dizer, e não queira concorrer com ele no conhecimento, pois ele já compreende sobre o imóvel. Então, deixe o cliente tomar a decisão de qual é o melhor momento para finalizar a compra, sem apressa-lo. Assim, faça apresentações dos imóveis de maneira curta e objetiva com demonstrações rápidas.
4 – Nervoso e Grosseiro
Esse é o tipo de cliente mais complicado de lidar, pois é necessário manter um certo controle para que a agressividade dele não interfira no seu atendimento. Geralmente esse tipo de cliente costuma discutir por qualquer coisa, tanto por assuntos relevantes ou com pouquíssima importância.
Porém, existem algumas formas para facilitar o atendimento e a venda:
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5 – Clientes Críticos
Esse cliente normalmente está insatisfeito com tudo. Da mesma forma como sempre encontra defeito e critica tudo. Esse perfil reclama de tudo e encontra problemas nos mínimos detalhes, sempre pronto para exteriorizar suas opiniões fundamentada ou infundada.
Assim, com algumas críticas, o corretor pode aproveitar para verificar erros ou falhas, encontrando mais facilmente uma forma de melhoria. O cliente crítico também requer calma e paciência na hora do atendimento.
Algumas dicas:
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Fonte Blog eemovel.
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