4 dicas para comprar um imóvel com boa incidência solar
Adquirir um imóvel com boa incidência solar é uma das melhores decisões que você pode tomar. Graças à entrada dos raios solares é possível economizar na conta de luz, diminuir o risco de infiltrações e mofo e aproveitar melhor os cômodos.
Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado para selecionar uma alternativa equilibrada, já que o excesso de sol também não é interessante. Como não existe uma regra universal para a escolha, é fundamental saber o que considerar.
Quer descobrir como comprar um imóvel com boa incidência solar? Então, veja 4 dicas que ajudarão no processo!
1. Considere em qual região o imóvel está
O sol sempre nasce a leste e se põe a oeste, certo? Contudo, os pontos cardeais não são fixos, então tudo depende de onde está o imóvel que você deseja. No Brasil — e em outros países do Hemisfério Sul —, os imóveis virados para o norte têm maior incidência solar. Já os locais orientados para o sul são mais frios. Na média, isso significa escolher imóveis voltados para o norte.
No entanto, a região do país também altera as necessidades. No Nordeste e Centro Oeste, por exemplo, as temperaturas são altas quase o ano inteiro. Então, é interessante ter alguns cômodos — como os quartos e a sala de estar — voltados para o sul. Paralelamente, outras áreas devem ser orientadas para o norte, para garantir que haja a entrada de luz.
2. Avalie se há alguma obstrução para a entrada da luz
Na planta, talvez você veja um imóvel com boa incidência solar. Na realidade, entretanto, tudo pode ser diferente. Ter uma janela virada para o leste não significa que a luz da manhã entra no lar. Se houver prédios ou outras construções ao redor, a passagem dos raios solares é bloqueada.
Portanto é fundamental avaliar como é a vizinhança e se há bloqueio de algum elemento nas janelas. Verifique ainda quais são os planos. Ter um terreno baldio ao lado não é tão bom em longo prazo, já que ele pode se tornar um prédio em alguns anos e bloquear a chegada dos raios de sol.
3. Veja se o imóvel com boa incidência solar mantém a característica no inverno
Não é porque uma unidade residencial tem muita luz nas estações mais quentes do ano que isso permanecerá ao longo do ano. As janelas voltadas para oeste, por exemplo, são atingidas pelo sol da tarde e garantem aquecimento da área. No inverno, por outro lado, a situação pode mudar.
Em geral, os imóveis virados para a face norte recebem os raios solares durante todo o ano. Se o inverno é rigoroso ou se o desejo é ter luz natural nos 12 meses, então essa deve ser a escolha.
4. Faça uma visita ao imóvel
Em geral, os três fatores podem ser estudados se você souber, exatamente, onde o sol nasce e se põe na região e se tiver a planta. Com essas duas informações já ficará fácil fazer uma escolha adequada.
Contudo, nenhuma avaliação será igual a visitar o espaço. É ao pisar no ambiente e ver o dia em ação que dá para saber se ele é um imóvel com boa incidência solar. Se possível, vá ao lugar logo pela manhã e no meio da tarde. Assim, você conhecerá quais são os pontos mais quentes e iluminados e se a quantidade de raios de sol atende à sua expectativa.
Adquirir um imóvel com boa incidência solar é fundamental para a valorização e para a qualidade de vida. Ao utilizar tais orientações, você ficará satisfeito com a sua compra e poderá aproveitar o ambiente durante todo o ano.
Nos comentários, diga se essas informações foram úteis e não deixe de contar se tem alguma outra dúvida.
Comentários
Postar um comentário