Alugar ou comprar: como identificar o que é melhor para você?
Vai se mudar mas ainda não sabe se aluga ou compra um imóvel?
Acompanhe a leitura e veja os prós e contras de cada opção!
A escolha do imóvel ideal depende de vários critérios. Localização, segurança e padrão da obra, por exemplo, são fatores cruciais na hora de escolher uma moradia. Do mesmo modo, o orçamento disponível, a situação financeira e o tempo de permanência também interferem na decisão. É aí que bate a dúvida: alugar ou comprar um imóvel? A primeira coisa a saber é que não existe certo ou errado nessa questão.
Cada uma das opções tem seus prós e contras. Por se tratar de uma escolha bastante pessoal, a decisão vai depender basicamente de quais são suas necessidades no momento. Se você já tem certa estabilidade financeira, pode ser interessante investir na casa própria. Mas se ainda está planejando seu orçamento, o aluguel caberá melhor no bolso.
O importante mesmo é refletir com cuidado e paciência para não agir por impulso, correndo o risco de jogar dinheiro fora. Neste post, descrevemos as vantagens e desvantagens da compra e do aluguel de imóveis para ajudar você a fazer uma escolha inteligente. Acompanhe a leitura e planeje-se!
Compra de imóvel
Ter residência fixa é, sem dúvida, a maior vantagem da compra de imóvel. Por outro lado, no dilema entre alugar ou comprar, a aquisição acaba dificultando a mobilidade do comprador. Em seguida, explicamos os prós e contras dessa escolha.
Vantagens da compra
Residência permanente
Quem mora de aluguel tem que lidar com fatores de risco rondando a moradia. Por exemplo: se o preço subir ou a família aumentar, pode ser necessário fazer uma mudança às pressas. Comprando um imóvel não existe esse risco. Afinal, você terá escolhido um local compatível com suas necessidades e interesses, que será parte do seu patrimônio para o resto da vida.
Valorização da propriedade
O potencial de valorização do imóvel é algo bastante positivo na compra, sobretudo nesse momento de instabilidade econômica. Ter uma casa em um bairro valorizado, seguro e bem localizado significa preservar seu patrimônio, além de abrir possibilidades muito lucrativas caso você resolva vender a propriedade um dia. Que tal?
Mercado favorável
Como o momento é de crise na economia brasileira, o volume de vendas no mercado imobiliário caiu bastante. Como consequência disso, os vendedores estão fazendo ofertas muito mais atrativas e com condições de pagamento facilitadas. Então, principalmente se você já estava se planejando para comprar seu primeiro imóvel, saiba que esta pode ser a melhor hora para fazer um bom negócio.
Desvantagens da compra
Custo elevado
Ao comprar um imóvel é preciso refletir muito bem sobre o padrão da propriedade, de modo que ela corresponda as suas expectativas e interesses de curto, médio e longo prazo. Pensa em morar sozinho? Ou pretende ter família grande? Prefere casa ou apartamento? Quer morar em um bairro planejado? Gostaria de um condomínio com área de lazer completa?
Essas e outras questões são importantíssimas para avaliar no momento da compra e que naturalmente acabam encarecendo o investimento. Portanto, você deve estar ciente de que comprar um imóvel requer um orçamento bem definido e a certeza de que a forma de pagamento será compatível com seu bolso.
Risco financeiro
Mesmo fazendo um excelente planejamento prévio, a compra de imóveis sempre carrega alguns fatores de risco, pois como sabemos, imprevistos acontecem. Então, mais do que se planejar de forma adequada, é recomendado ter uma reserva financeira para lidar com eventuais problemas no processo, como a necessidade de mudança ou revenda pelos mais variados motivos.
Mobilidade reduzida
Surgiu uma proposta de emprego irrecusável do outro lado da cidade ou em outro país? E agora? O que fazer com a casa? Pois é. Quando adquirimos um imóvel, invariavelmente ficamos com nossa mobilidade reduzida, já que a casa se torna nosso ponto fixo de residência. Se surgir a necessidade de mudança, é preciso estar disposto a renegociar o imóvel ou mesmo abrir mão de certas oportunidades.
Aluguel de imóvel
Embora os contratos de locação sejam bastante burocráticos, morar de aluguel permite uma grande flexibilidade aos moradores, sendo possível escolher o imóvel que melhor atenda a sua rotina no momento. Em seguida, explicamos os prós e contras dessa escolha.
Vantagens do aluguel
Possibilidade de planejamento
Muita gente prefere morar um tempo de aluguel em vez de arcar com um financiamento longo para adquirir a casa dos sonhos. Assim, é possível se planejar com calma para fazer a aquisição de forma mais segura, dando pelo menos uma entrada considerável e arcando com parcelas menores depois.
Além disso, durante o contrato de locação, o montante que está sendo acumulado para a casa própria pode ser investido em uma reserva rentável ou aplicação financeira. Dependendo do nível do investimento, dá para sair do aluguel e adquirir a casa própria antes mesmo do que se imagina.
Praticidade no dia a dia
A praticidade no dia a dia é outra vantagem para quem decide alugar um imóvel, já que a locação permite que você escolha um imóvel totalmente compatível com sua rotina. Distância até o trabalho, infraestrutura do bairro, oferta de serviços no entorno, questões de acesso e segurança… Tudo isso pode ser pensado de forma detalhada para que você encontre o aluguel ideal.
Rotina flexível
Além da praticidade, sua rotina também pode ser mais flexível quando você mora de aluguel. Por isso essa solução é a preferida dos casais jovens em início de carreira. Assim, conforme forem surgindo as oportunidades, dá para planejar a moradia de acordo com as propostas. Mudança de emprego, de bairro, de cidade etc. não é problema para quem mora de aluguel. É só desfazer o contrato e pronto!
Desvantagens do aluguel
Reparos e manutenções
Na maioria das vezes, um imóvel alugado vai demandar pequenos reparos e manutenções para oferecer mais conforto aos moradores. Isso porque antes de você morar ali provavelmente muitas pessoas já passaram pelo local. Como as instalações têm certa vida útil, muitas delas vão precisar de manutenção para garantir o perfeito estado de funcionamento.
Burocracias do contrato
Um contrato de locação é cheio de cláusulas e minúcias que podem atrapalhar um pouco a vida do morador. Os reparos e manutenções, por exemplo, geralmente dependem de um acordo prévio entre locador e locatário quanto às despesas do conserto. A comprovação de renda, a necessidade de fiadores e a fidelidade no prazo contratual também costumam ser empecilhos para quem precisa alugar um imóvel.
Preço instável
O valor do aluguel nunca tende a diminuir, pelo contrário. Mesmo com as oscilações do mercado imobiliário, os contratos de locação são reajustados anualmente e dependem de muitas variáveis para ter seu preço estipulado. A localização da propriedade e as ofertas do bairro são exemplos de critérios que encarecem bastante os custos.
Com todas essas ressalvas, ficou mais fácil você se decidir se vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel. Tudo vai depender da sua situação financeira no momento e, claro, dos seus interesses de curto, médio e longo prazo.
Qualquer que seja sua decisão, é essencial saber onde procurar o imóvel para encontrar boas oportunidades no mercado.
Acesse o portal e encontre as melhores opções de compra ou aluguel de imóveis!
Comentários
Postar um comentário