Quais critérios considerar ao escolher um setor para morar em Goiânia?
Quer alugar ou comprar uma casa, mas não tem ideia de que bairro escolher e nem como fazer isso? Então acompanhe as dicas deste conteúdo para entender o que fazer na hora de selecionar um lugar para morar, seja em qual cidade for.
O ideal é que seja um local seguro e muito agradável, afinal é onde você passará a sua vida. Por isso a escolha deve ser criteriosa. Entretanto, quando escolhemos um imóvel para comprar ou alugar, os principais aspectos avaliados são referentes ao próprio espaço.
Mas não deixe de considerar o que está fora da propriedade, como segurança, vizinhança, proximidade de lugares e itens que você gosta, como mercados com bons produtos e materiais de limpeza, transporte coletivo, trânsito, etc.
Família em primeiro lugar
Para fazer a escolha do bairro, primeiramente saiba o perfil da sua família. Coloque num papel para deixar isso bem definido na sua cabeça e não se desviar na hora H.
É necessário que todos os futuros moradores sejam consultados, mesmo que a última voz seja a do responsável. Afinal, todos prezamos pela boa convivência em família, não é?
Se você tem um filho, um sobrinho, um pai ou mãe mais idosos, faça com que eles se sintam parte daquela decisão. Ademais, ouça-os e leve em consideração o que é importante para todos.
Se vocês têm um perfil mais caseiro, procure por bairros mais tranquilos, aconchegantes, longe de grandes avenidas ou de badalações em que a noitada vai até de madrugada.
Caso o perfil seja de maior agitação, de você sair mais com a família ou com os amigos, ou gosta de grande movimentação de pessoas, opte por aqueles lugares mais boêmios, com restaurantes, bares, grande comércio, shoppings, baladas, etc.
Visite mais vezes e em diferentes horários
Outro ponto muito importante na hora de escolher um bairro para morar é visitar várias vezes, quantas puder, e mais do que isso: visitar em horários diferentes.
Há alguns que são muito agitados em certos horários por causa de comércio ou próximo a grandes escritórios mas à noite o bairro é vazio – e há o contrário também. O ideal é saber o que lhe agrada mais e se isso afetará sua rotina.
Por exemplo: se você visitar apenas de dia, não saberá se a iluminação é boa à noite, se dá para andar a pé ou só de carro e se as ruas são movimentadas ou ermas.
Olhe bem para os vizinhos
Os moradores do bairro, geralmente, são o retrato dos bairros que você fez sua pré-seleção. Olhe bem para eles e, se der, converse para entender o que eles acham, se gostam ou se morariam em outro lugar. Se sim, pergunte o porquê.
Claro que sempre haverá alguma reclamação. Coloque na cabeça que vários bairros apresentam diversos problemas, mas você precisa entender qual realmente te afetaria e incomodaria a ponto de preferir outro.
Ao conversar com as pessoas que moram por lá e com a administradora predial, você conseguirá entender a rotina, se é seguro, o que tem de legal, quais são as vantagens e as desvantagens.
Além disso, é bom avaliar as próprias pessoas, porque são elas que você vai encontrar na padaria, ajudar em alguma tarefa, chamar ambulância, bombeiro ou polícia, quando necessário, entre várias outras questões.
Não se esqueça da segurança
Talvez essa seja a dica mais importante por envolver um aspecto que todo mundo tem medo: a criminalidade. É preciso buscar um bairro mais seguro, se possível.
O Brasil ainda é um país bastante violento. Então, mesmo que um local pareça bonito e calmo, é preciso entender seu histórico antes de tudo, bem como com o que você lidará se realizar o negócio. Algumas perguntas extras:
- Há iluminação suficiente para andar?
- Há rondas de polícia?
- Qual é a classificação do bairro no ranking de segurança?
- É uma zona de criminalidade?
Veja as notícias que costumam rondar o bairro. Sempre procure um veículo de mídia confiável que conte até da pavimentadora de asfalto local. Nele estarão as coisas mais de dentro do bairro, que só os moradores sentiram na pele.
Foque no seu bem-estar
Faça uma análise de, por exemplo, o trânsito até o trabalho e até outros pontos que você costuma ir. Veja o caminho de volta também, para ter certeza de onde ir, como ir e se não haverá muito estresse na rota.
Além disso, veja o que tem de lazer por perto, como praças, parques, soluções em internet em lan houses e avenidas em que você pode andar ao ar livre e passear com seu cachorro. Tudo isso garante bem-estar.
Acompanhe essas dicas e não perca mais de vista seu apartamento ou casa. Então, veja esses critérios com calma e bom proveito!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Saiba Mais!!!
Receba mais informações!
.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário