Comprar um Imóvel Financiado – 5 Dicas.

Comprar um Imóvel Financiado – 5 Dicas Valiosas.

Cinco dicas fundamentais para você comprar um imóvel financiado e tirar esse sonho do papel e de fato morar no que é seu.

Mas tem que ter cuidado, e um momento muito especial e muito desejado por muitos brasileiros, mas tem que ter muita consciência do que você vai fazer, porque realmente vai ser uma dívida e um financiamento por muito tempo, então preparei aqui algumas dicas principais do que você deve se preocupar na hora de comprar um imóvel financiado e da tão sonhada casa própria. Então bora lá.

1 – Poupe para a entrada

Você que vai partir para um financiamento imobiliário a primeira coisa que você tem que parar para pensar e em uma poupança para entrada.

Não tem como fugir disso, porque as instituições financeiras atualmente, sejam elas governamentais ou privadas, financiam uma parte do total do imóvel ou seja se você chegar hoje no banco no agente financeiro para pedir um financiamento imobiliário ele vai financiar no máximo 80% do valor do imóvel ou seja, você tem que estar preparado para arcar com uma entrada de no mínimo 20% do valor do imóvel que você está querendo comprar.

Então você tem que se preparar para essa entrada, e o melhor de tudo não é apenas ter a entrada mínima para dar de entrada no imóvel, mas ter uma boa parte do valor desse imóvel para ofertar de entrada justamente para diminuir os juros pelo total financiado.

Por exemplo se você tiver comprando um imóvel de 100 mil reais você vai precisar de  uma entrada de 20 mil reais, você está financiando 80%, se você der uma entrada de 50 mil você está financiado apenas 50 mil isso vai diminuir muito seus custos financeiros. 

Então quanto maior for sua entrada melhor para seu financiamento ter a menor prestação possível para encaixar dentro do seu orçamento.

2 – Saiba o custo total da operação

Então não é só saber se a parcela ficou boa no seu orçamento, você tem que entender se de fato as taxas de juros estão boas, existem dois tipos de taxas de correções que acontecem no seu financiamento, tabela SAC e PRICE eu escrevi outro artigo sobre os tipos de tabelas aqui, então se você não sabe do que eu estou falando leia esse outro artigo : Tabela SAC ou PRICE qual escolher para o meu financiamento. se está claro para você as taxas de juros aplicadas em seu financiamento, e não é só isso, o custo efetivo total da operação a (CET) então isso é o que de fato vai falar o quanto custa aquela linha de crédito e vai possibilitar que você faça comparativos. 

3 – Analise seu orçamento 

Análise do orçamento ou analisa o seu orçamento familiar, é o que quer dizer isso, seu planejamento familiar você tem que ter no máximo 30% da sua renda comprometida com parcelas porque você vai precisar ter uma poupança extra, porque esse imóvel vai trazer alguns custos como IPTUcondomínio, enfim outras taxas reformasconta de energia e custos inerente à moradia. então você tem que ter isso preparado.

Analise bem o seu orçamento financeiro e certifique-se que aquela parcela que você vai assumir comporta o orçamento e ela atinja no máximo 30% do seu gasto líquido, é importantíssimo você ter isso na sua cabeça, até porque sua parcela não é fixa a sua parcela vai aumentar ao longo do tempo.

Isso vai depender muito também da linha de crédito contratada para o seu financiamento, se e por TR (taxa referencial), IPCA (Índice da inflação), do tipo de plano de amortização. Então isso é importantíssimo ter em mente que o valor da sua parcela infelizmente vai aumentar

4 – Cuidado na pós compra 

Muita gente acha que é só financiar é pagar na fase de obra conseguir da entrada no banco com mil maravilhas está tudo certo, pessoal fica muito esperto com isso porque depois tem que pagar ITBI, tem seguro habitacional, tem registro em cartório, tem muitos custos aí que são atrelados a compra desse imóvel, e os custos nessa fase de pós compra pode chegar a mais ou menos 4% do valor total do imóvel. 

Então você tem que ter esse dinheiro reservado não tem como fugir, muitas vezes você não consegue parcelar, você tem que pagar à vista nessa fase do processo, porque são impostos, taxas de registro ou você pode também jogar esse valor dentro do seu financiamento, quando você for buscar sua linha de crédito e você estiver com seu agente financeiro você pode pedir para ele incluir todas as taxas e custos com a documentação no seu financiamento.

5 – Procure sempre ter uma folga no seu orçamento

Tenha sempre uma folga no seu orçamento, sempre pensando em poupar para antecipar as parcelas, amortizar o seu saldo devedor, assim diminuir a incidência de juros. Então realmente você tem que ter toda essa programação dentro da sua gestão do seu planejamento de compra, para que você faça o financiamento da maneira correta. 

Então essas são as cinco dica para você comprar um imóvel financiado, espero que tenha ajudado a ter um pouco mais de organização para entrar nesse processo de compra do seu imóvel financiado.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer dúvidas, caso ainda tenha alguma dúvida sobre como começar seu processo de financiar um imóvel, pode entrar em contato direto comigo que eu vou te ajudar em que você precisar, blz.

Saiba Mais!!!

Receba mais informações!

.

LEANDRO T ZORTÉA

O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.

Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente. 

Corretor de Imóveis - CRECI 27.178

leandro.zortea@gmail.com

https://leandrozortea.blogspot.com/

WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045

Instagram: @leandrozortea_cv 

Facebook: Leandrozortea 


Comentários