Saiba como ganhar dinheiro vendendo seu imóvel. 6 dicas para ajudar a vender seu imóvel

Saiba como ganhar dinheiro vendendo seu imóvel.

Se você tem um imóvel sem uso e que só dá despesa, esse é o momento de vender e ganhar dinheiro com ele. Por causa da pandemia, muita gente está de mudança, procurando imóveis maiores ou com mais condições de fazer home office, por exemplo. As pessoas passaram a valorizar mais as moradias.  

“Se a pessoa tem um imóvel residencial e quer vender o outro, sem uso, pode ser o momento. O imóvel tem despesa, impostos, condomínio. Manter fechado causa um sério dano ao orçamento doméstico”, diz o presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, César Augusto Moreira Bergo.  

Depois de ganhar dinheiro com a venda do imóvel, o economista aconselha investir o valor. “Buscar opções no mercado financeiro. Aplicação em renda fixa que não tem muito risco, fundos de investimento, CDB de um banco. Precisa ter disciplina para não gastar esse dinheiro, porque dinheiro na mão vai fácil”.  

Para valorizar o imóvel antes da venda é importante fazer reparos e reformas

Bergo lembra que é bom dar um tapa no local antes de anunciá-lo. “É bom fazer aquelas reformas pequenas, necessárias para não desvalorizar. Uma pintura, por exemplo, detalhes que não custam muito e são importantes para a venda”.  

Atenção às orientações para a venda 

O advogado Brunno Brandi ressalta que a primeira providência a ser tomada para vender um imóvel é descobrir o quanto ele vale. Para isso, ele sugere que a pessoa procure um corretor de imóveis para avaliação do bem e assim ganhar dinheiro com a venda. Lembrando que o valor da taxa de corretagem padrão é de 6% do valor do imóvel, mas pode variar de acordo com o contrato.  

“Uma vez ciente do preço, você precisa verificar se a documentação está regular. Peça uma matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis e tire as certidões negativas de impostos (IPTU ou ITR) e taxas (condomínio e marinha, se for o caso)”, cita.  

O advogado pontua que a venda sem a assessoria de um corretor é extremamente trabalhosa. O corretor fica responsável não apenas por encontrar um comprador, mas pela verificação da regularidade da documentação do imóvel, negociação de valores e acompanhamento. 

 Entregue a chave dos imóveis apenas quando receber o valor total da venda imóvel

“Para evitar problemas, a venda à vista ou financiada é sempre um bom caminho. Não entregue as chaves do imóvel antes de receber a integralidade do preço. Evite fazer contratos de gavetas e declare como valor de venda exatamente aquilo que foi combinado”, diz o especialista.  

Anúncios devem ser detalhados 

Use fotos e vídeos no anúncio do seu imóvel para chamar mais atenção

Você deve fazer procurar um corretor de imóveis, preferencialmente fazer contrato de Exclusividade, o corretor fará um anúncio mais completo possível, optando por sites e aplicativos consolidados no mercado. Além das fotos do imóvel, acrescentar detalhes, como vídeos, também. Será um anúncio completo com endereço, metragem, cômodos e vagas na garagem. E evitará ligações diárias de corretores querendo agenciar seu imóvel para venda. 

6 dicas para ajudar a vender seu imóvel

Corretores e proprietários que desejam vender seu imóvel precisam ter atenção e cuidado na hora de anunciar. Apresentar imóveis é mais do que colocar algumas fotos na internet. As pessoas querem ver as imagens, ler detalhes, saber o valor correto, a localização certa, entre outras informações. Um anúncio bem feito ajuda a atrair interessados com mais chances de comprar o imóvel. 

E depois que você recebe um contato? Como proceder? Se você ainda não sabe o que fazer para criar um anúncio completo e bem feito, além dos próximos passos depois que um possível comprador demonstra interesse, confira as dicas que separamos.

1 – Forneça o endereço completo do imóvel

Localização já é algo que as pessoas costumam lidar online. As experiências com o local certo variam em diversos tipos de aplicativos, sejam naqueles voltados para deslocamento, como Uber, mapas, como Google Maps, de entrega de refeições, como iFood, entre vários outros. Nos anúncios online, o endereço completo pode aumentar em até 339% as chances do seu imóvel receber contatos de interessados. 

2 – Faça uma descrição detalhada do imóvel

Um anúncio com uma descrição bem feita atrai, em média, 90% mais contatos do que os que não possuem uma descrição boa. A descrição precisa cativar o interessado no imóvel. Para que esse objetivo seja alcançado, procure ter o máximo de cuidado com a escrita. Fique atento aos erros de português e evite descrições como:

Apartamento com 80m², 2 quartos, 2 banheiros, sala e cozinha.

Apto c/ 80m², c/ 2 wc e 1 vaga.

AP Bela Vista, 2st, 1 qt, 2car, al. R$2000 s/ IPTU

APARTAMENTO COM 3 DORMITÓRIOS, 2 SUÍTE E 1 BANHEIRO.

Detalhe as características do seu imóvel, não deixe de fora os diferenciais. Invista realmente em um texto que além de mostrar o que as fotos mostram, acrescenta informações que não estão nas imagens.

3 – Deixe bem claro os valores

Não tem nada mais decepcionante do que ver o preço de um produto e descobrir que na verdade custa outro valor. O mesmo sentimento acontece quando uma pessoa interessada no imóvel entra em contato com você e descobre que o preço não é o que está divulgado no anúncio, por isso divulgue os valores reais para vender seu imóvel. Essa dica se aplica também para o IPTU e o condomínio. Assim você atrairá de fato as pessoas interessadas naquela faixa de preço. 


Exemplo de valor do imóvel no anúncio

4 – Capriche nas fotos para vender seu imóvel

As fotos são muito importantes em um anúncio. As boas imagens são as que: 

  • Tem um enquadramento mais aberto para mostrar bem os ambientes; 
  • Mostram as áreas internas e externas;
  • Não são escuras ou desfocadas. Uma boa iluminação deixa as fotos mais atraentes, por isso aproveite a luz do dia para tirá-las.

Poste as fotos como se a pessoa estivesse entrando pelo seu imóvel. No geral, as pessoas dão de cara com a sala, depois o corredor para os outros ambientes, e assim por diante. Tente oferecer a experiência de uma visita por meio de imagens.

5 – Fique a postos para as visitas

Se você anunciou seu imóvel é porque está pronto para receber visitas, certo? Então esteja disponível para os interessados. Caso não consiga no horário que a pessoa pede, sugira outro. Além disso, evite deixar o imóvel desorganizado. Tente passar a melhor impressão. Se estiver acontecendo algum reparo ou reforma, explique ao interessado. Tire todas as dúvidas dele. 

Não esqueça que o imóvel é um grande investimento e é natural que as pessoas queiram saber detalhes sobre o que estão comprando. Além disso, em tempos de pandemia, fica atento aos protocolos de higiene sugeridos pela Organização Mundial da Saúde e pelo próprio país. Assim você garante uma visita segura.

6 – Tenha os documentos prontos para vender seu imóvel

Para vender seu imóvel são necessários alguns documentos. Tenha todos eles em mãos. Depois de anunciado, a qualquer hora uma pessoa pode querer comprar. Fique atento a: 

  • Autorização de venda; 
  • Cópias da matrícula atualizada;
  • Carnê do IPTU;
  • Certidões dos proprietários.

Assim você já facilita a parte burocrática da negociação. Mas para que todas essas dicas façam você chegar até essa fase para finalmente vender seu imóvel, o primeiro passo é anunciar. Está preparado para colocar seu imóvel à venda?  

Fonte: https://www.zapimoveis.com.br 

Solicite mais informações !!!

Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular. 

LEANDRO T ZORTÉA

O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.

Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente. 

Corretor de Imóveis - CRECI 27.178

https://inspireimoveis.arboimoveis.com.br/ 

leandro.zortea@gmail.com

https://leandrozortea.blogspot.com/

WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545

Instagram: @leandrozortea_cv 

Facebook: Leandrozortea 


Comentários