5 dicas para ter um espaço de estudos para crianças em casa.

5 dicas para ter um espaço de estudos para crianças em casa. 

O processo de aprendizado escolar das crianças vai muito além da sala de aula. Em casa, por exemplo, os pais também podem incentivar os pequenos a alimentarem hábitos para favorecer o conhecimento e a capacidade de organização. E isso pode ser feito por meio de um espaço de estudos adequado para essa finalidade.

Ter um local próprio para estudar em casa incentiva as crianças a criarem uma rotina de aprendizado, adotarem o hábito da leitura e terem mais atenção nas tarefas, fugindo de distrações como, por exemplo, celular, televisão, videogame, brinquedos e pets. Isso não só contribui para a melhora do desempenho escolar, como também mantém os materiais organizados em um só local e reduz a desarrumação em toda a casa.

Veja, então, 5 dicas para preparar esse espaço de estudos em casa.

5 dicas para montar um espaço de estudos para crianças

Assim como uma área lúdica pode ajudar na imaginação e criatividade, ter um cantinho da casa reservado apenas para os estudos pode interferir diretamente no desenvolvimento cognitivo e de concentração dos pequenos.

Por isso, separamos 5 itens para levar em consideração na hora de preparar um espaço de estudos para as crianças.

1. O local do espaço de estudos

O primeiro passo para montar um espaço de estudos em casa é definir o local onde ele vai ficar. Pode ser no próprio quarto do pequeno ou, então, em algum cômodo que não está sendo utilizado. O ideal mesmo é que ele não fique no mesmo ambiente onde a criança brinca, pois isso pode confundi-la. É preciso ensiná-la, desde cedo, que o momento de estudar é um e o momento de brincar e se divertir é outro. 

Além disso, é importante que esse espaço seja silencioso para não tirar o foco da criança enquanto ela estiver lá. Esse local precisa ser como uma sala de aula, dentro da própria casa. 

2. Cores

Na hora de preparar o espaço de estudos para as crianças, os pais costumam se preocupar com os móveis e a organização do ambiente, mas nem sempre lembram que as cores que irão predominar ali são também importantes quanto o resto dos elementos que irão compor o espaço. O ideal é apostar sempre nos tons neutros e claros, como o branco e o cinza, por exemplo, que ajudam a transmitir tranquilidade, relaxar a mente e ajudar no foco. Evite usar cores fortes em excesso, tanto na pintura, quanto nos móveis, uma vez que elas podem deixar as crianças agitadas. 

3. Escrivaninha e cadeira

Uma escrivaninha e uma cadeira são elementos básicos para um local de estudo, além de determinantes para aumentar o desempenho. A cadeira deve ter um encosto alto e adequado para a coluna, acomodando bem as costas da criança e protegendo a sua postura.

Já a mesa deve ser espaçosa para apoiar os livros e cadernos e, se possível, ter gavetas para guardar os materiais. Se a metragem do quarto for pequena, os móveis multiusos podem ser uma boa opção, como, por exemplo, a mesa embutida no armário ou, então, no formato retrátil.

Outra boa alternativa pode ser o investimento em móveis que sejam ajustáveis à altura das crianças. Afinal, o crescimento dessa fase é inevitável e investir toda hora no tamanho dos móveis pode custar caro. E é importante garantir o foco e também a ergonomia da postura dos pequenos.

4. Luminosidade

O espaço de estudos para as crianças também deve ter uma boa luminosidade para ajudar no foco e não forçar a visão. A luz natural é sempre a melhor opção, mas cuidado para não posicionar a escrivaninha de frente para a janela nos ambientes onde o sol bate direto ali, já que isso pode causar dor de cabeça e desconforto visual.

Além disso, é importante investir também nas luminárias de mesa para facilitar os estudos à noite ou quando a iluminação natural não for suficiente. Nestes casos, opte por lâmpadas de luz branca, que é recomendada para concentração e foco, e também pelos modelos LED e fluorescentes, que não esquentam e permitem leituras longas com conforto. E, claro, também gastam menos energia. 

5. Prateleiras e caixas organizadoras

O espaço de estudos também deve estar sempre bem organizado, já que isso é um grande motivador na hora de fazer as tarefas. Além disso, a organização também costuma estar associada ao comportamento responsável e que pode ajudar na concentração e no melhor desenvolvimento das atividades.

Por isso, invista em escrivaninhas com gaveta, estantes com divisórias ou, ainda, nichos de parede para guardar os livros e cadernos. As caixas organizadoras também podem ser uma boa opção para armazenar papéis e outros itens. Para os lápis e canetas, coloque diferentes porta-trechos em cima da mesa que podem ser utensílios da própria casa, como copos, canecas, baldes e caixas, por exemplo.

Além disso, instalar um pegboard na parede também pode ser interessante, pois permite que sejam pendurados calendários, listas de tarefas e post-its, por exemplo.

E na sua casa, como funciona? 

Já existe um espaço de estudos para as crianças ou ele ainda está sendo planejado?

Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!
Morar bem é saber escolher!!!!!!!!!!

O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!

Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
 


 

Comentários